4 erros para evitar ao utilizar uma plataforma de CRM

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em novembro 14, 2022

A plataforma de CRM é um recurso indispensável para a boa gestão de negócios – especialmente para empresas de grande porte.

O cuidado com o atendimento ao cliente sempre foi uma prioridade. Acontece que, hoje em dia, tem se tornado cada vez mais difícil fazê-lo manualmente.

São muitas pessoas para responder, tirar dúvidas, resolver problemas… Não há tempo hábil para oferecer um serviço de qualidade sem um suporte tecnológico.

Desse modo, o CRM é a solução ideal para dar conta do histórico, preferências, acompanhamento de leads e muito mais: tudo de forma acessível e digital.

Mas muitas pessoas cometem erros facilmente evitáveis na hora de operar o software. Por isso, a seguir elencamos os principais pontos e atenção ao usar a ferramenta e as soluções para um melhor uso, acompanhe!

O que é o CRM?

Em síntese, o CRM armazena informações sobre clientes atuais e potenciais da empresa de extintores SP.

Nomes, endereços, números de telefone e o histórico de interações com o negócio, incluindo visitas ao site, telefonemas e trocas de e-mails: tudo isso fica registrado na plataforma de CRM.

Além disso, ele coleta e integra informações valiosas para preparar e atualizar sua equipe com dados personalizados, como histórico de compras e preferências.

O conceito do CRM significa orientação total para o cliente. É parte de uma estratégia que o coloca no centro das ações da empresa de fechadura eletrônica para porta pivotante, qualificando um relacionamento de longo prazo.

Devido a tudo isso, as plataformas CRM estão na lista das tecnologias de negócios mais importantes e inovadoras disponíveis para as empresas. 

Quais recursos o CRM apresenta?

Um CRM possui amplas funcionalidades para atender às principais etapas do atendimento e prospecção de clientes de empresas de diferentes segmentos.

Separamos os recursos mais atrativos e interessantes, seja para a loja de artefatos de cimento e outros empreendimentos similares, veja.

Gestão do funil de vendas

Essa funcionalidade permite rastrear os leads em cada etapa do funil.

Assim, a abordagem e as estratégias adotadas correspondem ao momento em que o cliente está na jornada de compra.

No CRM, você evita usar uma linha de argumento que não corresponda ao nível de maturidade do lead.

Os funis de vendas podem ser personalizados com as etapas que melhor se adequam ao processo de vendas do piso de concreto polido.

Além disso, você pode ver rapidamente informações como valor do contrato, nome da empresa, há quanto tempo está no funil de vendas e muito mais.

Assistência pós-venda

O pós-venda é um momento muito importante para as marcas, e muitas delas já prestam bastante atenção nessa fase de compra.

A venda não termina quando o cliente recebe o produto; na verdade, este é o melhor momento para fidelizar.

Assim, a empresa pode entrar em contato com o cliente recém-convertido por:

  • E-mail;
  • Ligação telefônica;
  • SMS;
  • Redes sociais.

Essas interações servem para avaliar se o produto realmente atendeu às expectativas anunciadas e até mesmo proporcionar dicas e indicações para tornar a experiência ainda melhor.

Você também pode saber qual produto foi vendido para qual cliente ou quantas vezes ele entrou em contato com a empresa após a compra. 

Esta é uma boa maneira de garantir que todos os consumidores fiquem sempre satisfeitos com a empresa de manutenção de ar condicionado.

Integração de dados

Como destacamos, ele funciona como um grande banco de dados no qual qualquer colaborador pode inserir e cadastrar informações, facilitando o registro e a pesquisa por históricos.

Com esse registro contínuo, tais informações poderão ser usadas de várias maneiras e em diferentes momentos, desde criar estratégias de curto a longo prazo até uma promoção ou política de descontos para a venda de climatizador para galpão.

Ou seja, o CRM permite uma organização mais eficiente dos dados dos clientes para que a empresa possa otimizar a experiência dele com base em todos esses registros e dados que o próprio usuário fornece.

Tecnologia de geolocalização

Alguns sistemas de CRM incluem tecnologia para criar campanhas de marketing geográfico com base na localização física dos consumidores, muitas vezes integradas com aplicativos populares de GPS.

As técnicas de geolocalização também podem ser usadas como uma ferramenta de gerenciamento de contatos.

Assim, as equipes ficam habilitadas a encontrar clientes em potencial com base em uma localização específica, definindo ações e promoções.

Automação de marketing

As ferramentas de CRM podem automatizar tarefas repetitivas projetadas para fortalecer os esforços de marketing em diferentes estágios de seu ciclo de vida.

Por exemplo, quando um lead é adicionado ao sistema, um mecanismo automatizado pode enviar materiais de marketing, geralmente por e-mail ou mídia social, com o objetivo de converter o lead em cliente.

Isso economiza tempo e dinheiro, uma vez que o capital humano do projeto cozinha industrial pequena fica livre para dedicar-se a funções mais estratégicas e produtivas.

Quais são os tipos de CRM?

Existem ao menos 2 modalidades de CRM. Elas diferem quanto ao formato de instalação e os profissionais necessários para mantê-las em funcionamento.

Temos o CRM local e o CRM hospedado em nuvem. Saiba as diferenças a seguir.

CRM local

Também chamada CRM on-premise, é um tipo de CRM que está hospedado no servidor físico de uma empresa e requer uma equipe de TI para a manutenção. 

Neste caso, o software deve ser instalado no servidor ou no computador que o serviço de recarga extintores sp utiliza como tal.

CRM hospedado na nuvem

Este modelo é baseado em computação em nuvem. Podemos dizer que é um CRM online e, portanto, não está instalado no computador, sendo mais facilmente ampliado.

Dessa forma, sua empresa não precisa de uma equipe de TI à disposição para manter a plataforma ativa.

Portanto, o gerenciamento de clientes online também pode ser chamado de software como serviço (SaaS), pois toda a infraestrutura é gerenciada por uma equipe de especialistas em soluções remotas. 

Em um CRM baseado em nuvem, sua equipe pode acessar a página de login a qualquer momento por meio de um navegador ou aplicativo em qualquer dispositivo.

4 erros para não cometer em uma plataforma de CRM

É importante salientar que CRM não diz respeito a uma única tecnologia: trata-se de um modelo de software disponibilizado por muitas empresas.

Diante disso, você pode imaginar que a escolha pelo melhor software possa não ser tão simples – e é verdade.

Ainda mais quando consideramos que muitos empresários cometem erros decisivos na hora de fazer essa escolha.

Felizmente, nós estamos aqui para te guiar nessa jornada. Conheça os 4 erros mais comuns ao utilizar o CRM – e saiba como evitá-los!

  1. Escolher um CRM não integrado às redes sociais

Hoje em dia, as empresas que não estão nas redes sociais podem ser consideradas obsoletas.

A cada dia, os consumidores estão mais interessados ​​em se comunicar e comprar de marcas que têm posicionamentos relevantes no ambiente digital e se comunicam com seus clientes pelas mídias sociais. 

Portanto, é ideal escolher um software de CRM que permita uma integração adequada com as redes (pelo menos com aquelas que mais interessam à empresa).

Assim, fica muito mais fácil coletar dados, analisar comportamentos de compra e aumentar a comunicação com o público-alvo.

  1. Não pensar nos usuários

Um grande erro de administração corporativa é tomar decisões sem pensar em como elas vão impactar a rotina dos colaboradores.

Você deve sempre focar no usuário, pois é ele que vai operar o software no dia a dia. Ou seja, se o CRM não for fácil de utilizar, a empresa terá problemas.

Uma plataforma de CRM deve agregar. Portanto, ouça e envolva os mais afetados pelo sistema antes de implementá-lo. Isso torna o resultado muito mais previsível e positivo, bem como o uso mais adequado.

  1. Não planejar operações e procedimentos

Outra falha recorrente na hora de escolher e implementar um sistema de CRM é acreditar que a interface do usuário por si só fará maravilhas.

Embora grandes sistemas sejam repletos de recursos, a equipe de vendas deve ter processos padronizados para utilizar tudo o que está disponível com qualidade e expertise.

Antes mesmo de decidir por uma plataforma de CRM, padronize operações, crie manuais e defina estratégias e processos com antecedência.

Saiba também quais são os principais objetivos da empresa para a implementação do CRM.

  1. Deixar de implementar um processo de gestão de mudanças

A adoção de uma plataforma de CRM significa uma série de mudanças organizacionais, tanto nos processos internos quanto nas rotinas de trabalho das pessoas que interagem diretamente com a ferramenta. 

Como em todas as mudanças, tende a haver alguma resistência ao novo sistema.

Afinal, os profissionais precisam se acostumar com uma nova interface de usuário, novos recursos e novas formas de trabalhar todos os dias.

A falta de supervisão durante esta fase inicial pode levar à subutilização e desperdício de investimento.

Portanto, estruturar o processo de gerenciamento de mudanças é essencial.

Está pronto(a) para aproveitar os benefícios do CRM? Tenha em mente esses pontos para que todo o processo se dê com mais fluidez e seja proveitoso.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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