Nem tudo o que falam sobre a pele seca é verdade, mas alguns cuidados precisam ser redobrados
Se você identifica o seu tipo de pele como seca, este texto é perfeito para você! Assim como os outros tipos (mista e oleosa), existem algumas vantagens e desvantagens da pele seca, e o ideal é saber exatamente como cuidar e em que produtos apostar para garantir a saúde, hidratação, firmeza e vitalidade.
Uma excelente dica, por exemplo, é investir bastante em produtos hidratantes e ficar sempre de olho na composição de tudo aquilo o que for usar, cuidando para não utilizar componentes secativos na pele seca.
Acompanhe a seguir e saiba quais são alguns dos principais mitos e verdades em torno dos cuidados com esse tipo de pele, as principais diferenças entre pele seca e pele ressecada, os cuidados que devem ser tomados na hora da esfoliação e muito mais!
Quem tem pele seca não pode usar ácido
MITO! Na verdade, alguns tipos de ácido, como o hialurônico, por exemplo, são muito indicados pelos dermatologistas para as peles secas.
Sua grande capacidade de retenção de água acaba sendo muito benéfica, melhorando o aspecto e a maciez desse tipo de pele, possibilitando maior hidratação e até preenchimento sutil de linhas finas, mais comuns nas peles secas.
O ideal é usar óleos e não hidratantes na pele
MITO! Os óleos costumam ser mais eficientes para evitar a perda de água da pele, enquanto os hidratantes atuam na restauração da derme, repondo a água.
A verdade é que a indicação vai depender muito de pessoa para pessoa e do tipo de produto. Existem óleos que atuam em camadas mais profundas da pele e hidratantes de atuação mais superficial e mais profunda.
O ideal é testar para saber o que funciona melhor na pele e, claro, ter sempre o acompanhamento de um dermatologista.
Alguns produtos de limpeza secam ainda mais a pele
VERDADE! Alguns produtos, como géis de limpeza e sabonetes de poder adstringente, acabam deixando a pele desidratada por conta da presença de álcool e outros componentes.
Eles são indicados justamente para a limpeza de peles mais oleosas, por conta do poder de absorção do óleo e até mesmo da água da pele. Nas peles secas, o efeito pode ser de desidratação e descamação intensa.
Pessoas com a pele seca estão livres da acne
MITO! Não é porque a pele seca possui menos sebo que ela estará livre do aparecimento de cravos e espinhas. Existem outros fatores que podem acabar causando essa condição, como alterações hormonais, alimentação inadequada, assim como o uso de medicamentos e de produtos contraindicados para esse tipo de pele.
Pele seca x pele ressecada: principais diferenças
Antes de mais nada, precisamos deixar claro quais são as diferenças entre pele seca e pele ressecada. A primeira é um tipo de pele que possui menos glândulas produtoras de óleo. Sendo assim, acaba expelindo menos sebo pelos poros.
Já a pele ressecada possui falta de água, e não de óleo, o que pode ser corrigido com bastante hidratação, tanto de dentro para fora (ingerindo bastante líquido), quanto de fora para dentro (produtos hidratantes).
Ou seja, a pele seca é uma característica e a pele ressecada uma condição reversível.
Como fazer uma esfoliação facial corretamente?
A esfoliação é um procedimento indicado para todo mundo, afinal, ela é responsável pela retirada das células mortas e pela renovação da pele. Até mesmo para as pessoas de pele seca, mas com alguns cuidados extras, é claro.
Em vez de esfoliar toda semana, é bom dar um intervalo de 10 a 15 dias entre uma esfoliação e outra. Além disso, é importante ter muito cuidado para não usar produtos que tenham álcool em sua composição. Opte por produtos leves e que, de preferência, já sejam indicados para peles secas e mais sensíveis.
Deixe um comentário