7 livros para você ler ainda em 2022

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em outubro 31, 2022

Conheça alguns dos romances que ganharam destaques neste ano, com temas atuais

O ano está acabando e as resoluções de começo de ano ficam em perspectiva quando vemos que não cumprimos alguma coisa. Porém, ainda faltam dois meses para o ano acabar e ainda há tempo.

Muitos colocam como alvo cozinhar mais, ver mais séries, guardar uma quantia de dinheiro, e tem pessoas que colocam como meta ler uma quantidade de livros e acabam aproveitando todos os livros em promoção, mas acabam não os lendo. Se você é uma dessas pessoas, aqui estão 7 dicas para você selecionar os escolhidos para serem lidos ainda este, desde romance à história e autoajuda.

A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig

Com tantos eventos grandes voltando a acontecer depois de 2 anos com tudo fechado, começamos a colocar algumas coisas em perspectiva e repensar planos. Além disso, vem aquele pensamento de ‘Se eu tivesse feito isso ao invés daquilo’ e é exatamente como Nora Seed, a protagonista desse livro se sente. Nora é uma moça depressiva de 35 anos que acha sua vida sem sentido algum. Quando fica entre a vida e a morte, ela acaba em uma biblioteca em que todos os livros são diferentes versões de sua vida, e em cada uma dessas versões ela fez escolhas diferentes. Procurando a vida perfeita, ela entra em diferentes jornadas, a fim de dar sentido à sua vida.

Heartstopper, de Alice Oseman

Uma das séries mais comentadas do ano e amada entre os jovens foi originada em uma série de histórias em quadrinhos. Quem não quer um romance leve, digno de filme? Charlie com certeza quer e acaba se apaixonando por um dos meninos populares da escola. Entre serem duplas nos trabalhos e parceiros de rugby, uma amizade vai começando e, quem sabe, um romance? Os quadrinhos, além do romance, aborda assuntos como saúde mental, descoberta da sexualidade, com muita representatividade LGBTQIAPN+, sem perder a leveza da história.

O Beijo do Rio, de Stefano Volp

Sabe aquela frase: seu passado te condena? Esse livro tem um pouco a ver com ela, e, para quem gosta de mistério, é uma ótima leitura. Daniel, um jornalista investigativo, volta à sua cidade natal para investigar a morte do seu amigo (e amor) de infância, que supostamente se suicidou logo após participar de uma releitura gay da peça Romeu e Julieta. Mas para conseguir chegar ao fundo desse mistério, vai ter que enfrentar seus demônios criados na infância. Lançado na Bienal do Livro deste ano, este thriller brasileiro ficou entre os 10 mais vendidos no evento.

Vermelho, Branco e Sangue Azul, de Casey McQuinston

Todos temos aquela pessoa com a qual não nos damos muito bem, né? É o caso de Alex, o filho da Presidenta dos Estados Unidos, e Henry, o Príncipe da Inglaterra. Ambos se odeiam, aparentemente sem motivo. Mas depois de um escândalo internacional, os dois precisam passar um tempo a mais para abafar os rumores de ódio mútuo e acabam se apaixonando. O livro é considerado um grande ícone bissexual e é ótimo para quem gosta de um romance fofo, sem ser clichê, saudável com um pouco de ação, campanhas políticas e mistério.

O Diário de Anne Frank, de Anne Frank

Esse livro é para quem gosta de conhecer mais sobre história. Anne Frank e a família judia se abrigaram em uma casa de refugiados durante a Segunda Guerra Mundial. Para passar o tempo e a ajudar a manter sua saúde mental, ela escrevia em seu diário dando características da sua vida e contando um pouco sobre a vida escondida das tropas nazistas. Depois de sua morte, seu diário foi encontrado e transformado em um dos livros mais lidos no mundo e, por vezes, como material complementar na escola. Por isso, se quiser saber mais um pouco sobre a Segunda Guerra Mundial e sobre a história global, esse livro pode ser um começo.

A Arte da Imperfeição, de Brené Brown

Quando falamos sobre vulnerabilidade, imediatamente vem a nossa cabeça como algo negativo, que as pessoas podem se aproveitar. Porém, Brené Brown nos convida a ver outro ângulo sobre o assunto, trazendo também os benefícios que ela traz, sempre tendo cuidado com quem você se permite ser vulnerável. Recentemente, a autora e pesquisadora estreou uma série documental no HBO Max chamada ‘Brené Brown — Atlas do Coração’, além de uma produção original da Netflix chamada ‘Brené Brown – O Chamado para Coragem’.

O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório

O racismo estrutural é um tema que vem ganhando protagonismo na sociedade. Ainda que, por vezes, seja pouco debatido, há vários livros que falam sobre o tema. Jeferson Tenório traz à luz esse tema no cotidiano, criando um personagem baseado nele e no seu pai, que viveu no Rio Grande do Sul, considerado o estado brasileiro com maior índice de racismo. É um bom livro para entender um pouco sobre o racismo estrutural no Brasil e os danos que o preconceito pode causar. O livro ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura em 2021.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade