Buzz Marketing: Como essa estratégia auxilia em seus negócios?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em outubro 19, 2022

É comum ter pessoas falando sobre o produto de uma marca que quer se expor mais ao mercado e ter mais relevância nas interações das redes sociais e internet de forma geral, e essa divulgação é resultado de uma campanha de Buzz Marketing.

buzz marketing

Criar um “buzz”, ou um “burburinho” como conhecemos no Brasil, é uma maneira poderosa de divulgar um próximo lançamento, de falar sobre uma causa, de expor uma opinião ou até mesmo uma forma de participar de um simples meme online. 

O que é Buzz Marketing?

O buzz marketing é uma estratégia que visa a geração de mais conversas em torno do nome da marca, mais atenção aos produtos e mais reconhecimento perante o público consumidor, em relação aos concorrentes.  

Quando é bem feito, esse tipo de iniciativa faz as pessoas comentarem por dias ou até semanas de forma ininterrupta O foco principal é divulgar a marca, seja ela de compressor copeland 15tr ou não, principalmente por meio do chamado “boca a boca”. 

Ou seja, a mensagem da companhia que realizou essa estratégia será transmitida de forma gratuita e massiva para uma alta gama de pessoas, relacionando diretamente a estratégia com a marca. 

E por conta dessa característica é muito comum surgirem dúvidas sobre as diferenças entre as estratégias de buzz marketing e marketing viral.

O marketing viral, em geral, tem como principal objetivo fazer com que um conteúdo presente nas redes sociais seja compartilhado várias vezes na internet, tornando-se algo viral. Mas não necessariamente é feito por meio de Buzz. 

No entanto, o Buzz Marketing pode ser considerado um tipo específico de marketing viral por ser mais repentino, olhando mais o curto prazo do que o longo prazo. 

O buzz marketing é uma estratégia pensada para ser comentada, enquanto os virais acontecem na maior parte de vezes de forma orgânica. 

Quais são os benefícios do buzz marketing?

Feito de forma planejada, organizada e bem-feita, o buzz marketing pode ser uma maneira realmente positiva de transmitir uma mensagem. Essa estratégia é capaz de: 

  • Criar mistério e expectativa sobre o lançamento de um produto;
  • Aumentar o engajamento dos clientes e interessados sobre a marca;
  • Aumentar de forma profunda o alcance na internet;
  • Causar admiração pelo teor da campanha e pela criatividade.

Para que a estratégia dê certo, ela precisa de momento, de contexto ou simplesmente de muita criatividade para criar um furor sobre algo que ainda nem existe. É desafiador, mas pode compensar bastante pelos bons resultados, as principais vantagens são:

Possibilidade de baixo custo

O buzz marketing é uma das estratégias de marketing mais econômicas, quando se acerta o tom e os resultados vêm a partir disso. 

Ela pode ter algum investimento inicial, como desenvolver um texto, um vídeo, adaptar um meme ou montar uma promoção relâmpago.

Porém, conforme este trabalho começa a gerar muita atenção, a intenção desse tipo de divulgação é justamente não gastar mais dinheiro. A ideia é que as pessoas mesmo façam essa função de divulgar a campanha seja porque gostam ou porque acharam engraçada.

Mas existe um trabalho envolvido durante e depois de chamar atenção: responder os comentários e perguntas nas redes sociais. 

Em resumo, é definitivamente uma opção econômica para levar as pessoas a notar uma marca ou um produto, mas precisa ser uma estratégia bem-sucedida para tal. 

Alcance mais amplo

Visto que os usuários das redes sociais estão sempre compartilhando conteúdos em seus perfis pessoais ou com seus amigos, essa estratégia consegue um alcance maior e orgânico. 

Dessa forma, é possível se conectar com pessoas que ainda não seguem a marca nas redes sociais ou que haveria dificuldade em alcançá-las. 

Há também potencial para encontrar novos mercados. Por exemplo, é possível que chamando tanta atenção desperte a curiosidade em relação à empresa de um grupo que não estava dentro do público-alvo. 

De repente quem tivesse carteirinha de estudante pvc poderia começar a acompanhar e seguir o perfil da companhia.

Lançamento rápido de um produto

Lançar uma campanha por meio de buzz marketing costuma ser muito rápido, especialmente se o canal utilizado for alguma plataforma de rede social. Se houver o interesse esperado, as pessoas vão compartilhar, comentar e curtir.  

Redes como TikTok e Instagram, que facilitam o compartilhamento de vídeos curtos, tornaram o buzz marketing muito mais fácil de ser compartilhado, levando a mensagem de forma muito veloz ao mercado. 

Reconhecimento de marca

O público presta mais atenção em posts de buzz marketing, que costumam ser mais agressivos na comunicação, do que em qualquer anúncio de mídia paga no Google ou mesmo nas redes sociais. 

Fora isso, o efeito do boca a boca é impressionante. Quando alguém ouve uma marca ou o nome de um produto, como um kit doces para festa infantil, de um amigo ou colega, é muito mais provável que considere esta empresa em algum momento de necessidade. 

Isso significa que quando um cliente em potencial vê uma postagem sobre essa empresa, que foi compartilhada por um amigo, é mais provável que essa percepção fique mais nítida e que a marca já seja guardada na cabeça.

Quais são os tipos de Buzz Marketing?

O buzz marketing funciona de um modo em que as pessoas falam sobre uma empresa ou produto, como uma sala comercial por hora. Existem diversas formas que esses comentários e divulgações possam acontecer.

Referência e Indicações

Os programas de indicação permitem o oferecimento de incentivos aos clientes e potenciais interessados quando convidam seus amigos e familiares para o lançamento de um produto

Esse tipo de estratégia explora a confiança que os consumidores depositam nas recomendações de amigos, o que alavanca bastante o famoso boca a boca, que norteia o buzz marketing;

Influencers

Trabalhar com influenciadores para falar sobre um produto é uma das maneiras mais eficazes de fazer com que as pessoas abordem o assunto nas redes sociais. Muitas vezes, são eles os grandes responsáveis por colocar em prática a estratégia de buzz marketing. 

Posts em redes sociais

Este é o lugar onde a maioria das pessoas está gastando seu tempo e conversando no mundo virtual. Então, é o lugar mais comum e ideal para começar a gerar o buzz marketing

O conteúdo acaba se tornando viral também por uma questão de Fear Of Missing Out (FOMO), termo em inglês que significa o medo de perder algo ou algum acontecimento. 

Por exemplo, quando curso de pá carregadeira online fica entre os assuntos mais comentados nas redes, naturalmente as pessoas, por medo de perderem o meme da vez, ficam curiosas e acessam o conteúdo para entender justamente o buzz e a novidade.

Patrocínio de eventos

Patrocinar um evento é também uma forma muito útil de associar uma marca de impressão de fotos em grandes formatos, por exemplo, a uma outra, de fazer co-branding e de despontar no mercado.

Dessa forma, o buzz marketing aparece mais indiretamente, porém, é plenamente possível gerar essa atenção mais focada na companhia porque um evento grande consegue alçar o nome de seus patrocinadores para milhões de pessoas, dependendo do tamanho. 

Boato positivo

A fofoca e o boato são alguns dos principais recursos que empresas podem usar de forma positiva. Quem usa de forma negativa, espalhando fake news, pode ter o efeito contrário e causar um buzz negativo que vai prejudicar a imagem da empresa. 

Mas, focando no positivo, é possível que uma empresa que vende carpete para sala comercial queira lançar uma promoção mas cause bastante mistério em uma postagem.

Dependendo do engajamento das pessoas, isso pode viralizar e a internet inteira pode tentar descobrir o que está acontecendo. 

Esse tipo de buzz também é usado por grandes empresas divulgando trechos de entrevistas e soltando informações à imprensa antes da data de lançamento. Pode ser uma simples imagem mais enigmática, alguma letra revelando o começo de um nome, etc. 

A ideia é basicamente esta: a marca viver no mistério até que as pessoas engajem a ponto de virar um assunto em alta em outras redes sociais e até mesmo fora delas.

Considerações finais

Como foi possível perceber ao longo de todo o conteúdo, o buzz marketing é uma estratégia que requer um baixo orçamento de publicidade de uma empresa que, por exemplo, produz carteirinha de estudante pvc, para divulgar uma campanha ou um produto. 

Tudo o que é necessário fazer para dar certo é entender muito a fundo qual é o público ideal, qual canal deve ser feito, planejar muito bem todos os passos da comunicação e escolher uma abordagem que não vai gerar o efeito contrário.

Por fim, é uma estratégia que, se bem-sucedida, pode gerar um retorno que poucas estratégias conseguiriam. 

E, claro, ela é considerada mais arriscada por envolver muito o público. Mas, de qualquer forma, se for feita com êxito é uma ótima prática para divulgar uma marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade