Como anunciar seus imóveis no Google de forma estratégica!

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em setembro 30, 2022

Anunciar seus imóveis no Google é uma prática comum entre as imobiliárias, tendo em vista que se trata do maior buscador do mundo e por meio dele é possível impactar os consumidores de maneira segmentada.

Quando se trata de marketing digital, as empresas podem investir em duas modalidades de estratégias, sendo as pagas e as orgânicas. As estratégias orgânicas são financeiramente mais acessíveis, mas demoram muito tempo para trazer resultados.

As estratégias pagas, como no caso dos anúncios patrocinados no Google, embora sejam financeiramente um pouco mais caras, trazem resultados imediatos, sendo essenciais para o planejamento de marketing de qualquer empresa.

Não importa se você vende roupas ou apartamentos, anunciar nesta plataforma é indispensável para acelerar os resultados e alcançar aquilo que a empresa deseja.

Mais do que garantir uma boa visibilidade para os anunciantes, seus resultados são rápidos e eficientes. Mas antes de anunciar os imóveis com essa estratégia, primeiro é necessário saber um pouco mais sobre ela.

Neste artigo, entenda como o Google Ads e o anúncio de imóveis se relacionam, qual o conceito dessa estratégia, os benefícios trazidos por ela, como utilizá-la para vender imóveis, como planejar os anúncios e como anunciar.

Relação entre Google Ads e anúncios de imóveis

Google Ads é uma plataforma criada pelo Google para divulgar marcas, produtos e serviços na internet, por meio de diferentes formatos, como:

  • Links patrocinados;
  • Anúncios no YouTube;
  • Aplicativos;
  • Sites parceiros.

Essa ação está relacionada com o anúncio de imóveis porque funciona de maneira direcionada e costuma impactar consumidores que já estão no fundo do funil de vendas.

Todo tipo de produto ou serviço, como tag para controle de acesso, precisa ser divulgado para alcançar as pessoas certas e despertar o interesse pelas soluções. Mas quando se trata de imóveis, essa necessidade é ainda maior.

Esse tipo de venda é muito complexo, visto que envolve uma grande quantia, projetos de vida, sonhos, objetivos e outros aspectos relacionados à compra de uma propriedade.

Além disso, as pessoas criaram o hábito de procurar tudo o que precisam no Google, o que inclui imóveis. Hoje em dia, praticamente ninguém compra um jornal em uma banca para ler os classificados.

Dificilmente alguém vai até uma imobiliária para saber quais são as opções de imóveis à venda, e essas mudanças aconteceram porque a internet facilitou o cotidiano das pessoas.

Quem quer comprar uma casa, apartamento ou qualquer outro tipo de imóvel, basta procurar no Google e encontrar diversas opções. Tudo isso sem precisar deixar o conforto do lar ou atrapalhar a rotina do dia a dia.

O Google Ads entra justamente aqui, pois assim como ajuda alguém a encontrar uma empresa que vende totem de led, também ajuda o futuro comprador a localizar o imóvel que deseja.

Mas o que é Google Ads?

Para entender um pouco mais a relação entre essa plataforma e os anúncios de imóveis, é fundamental saber um pouco mais sobre ela.

A ferramenta foi criada em 2000 pelo Google, e desde então se tornou a estratégia de marketing digital mais importante para as empresas, além de ser a principal fonte de receita do buscador.

Trata-se de um serviço de links patrocinados que identifica os links nos resultados como anúncios, antes do endereço do site. Ao investir no recurso, a plataforma da imobiliária aparece entre os primeiros resultados.

Desde seu lançamento, passou por várias melhorias que tornaram as buscas mais segmentadas, e seu funcionamento se baseia em cookies e palavras-chave.

As palavras-chave são termos usados pelas pessoas para encontrar a informação que desejam, e a partir disso, o Google libera os resultados e as campanhas de seus anunciantes.

Benefícios do Google Ads

Para as imobiliárias ou qualquer outro tipo de empresa, investir no Google Ads traz muitos benefícios, dentre eles:

Gerar leads

Para uma empresa de brunch corporativo, gerar leads é um dos maiores desafios, embora seja uma prática essencial para conseguir aumentar as vendas. As imobiliárias encontram desafios ainda maiores nesse processo.

No entanto, o Google Ads é escalável, ou seja, o anunciante pode aumentar o orçamento, de acordo com suas possibilidades, o que ajuda a aumentar o número de leads e os lucros na mesma proporção.

Por conta disso, é uma ferramenta extremamente eficaz, que aumenta a visibilidade em pouco tempo, facilitando a jornada de compra e maximizando os resultados.

Reforça outras estratégias de marketing

Todas as outras estratégias de marketing são melhoradas porque passam a ser interligadas com os links patrocinados.

Por meio do recurso, a organização consegue segmentar pessoas interessadas em seus produtos e serviços, e aquele usuário que já esteve em seu site anteriormente, vai receber anúncios compatíveis com seus interesses.

Assim como um banner para comércio, esse é o tipo de anúncio que atrai as pessoas e faz com que o usuário se lembre que precisa tomar uma decisão de compra.

Fácil mensuração

Essa plataforma é uma das mais mensuráveis que existem e fornece métricas que ajudam a visualizar o que funciona ou não.

O anunciante consegue entender se suas campanhas estão trazendo bons resultados e quais as medidas necessárias para melhorá-las.

Como usar para vender imóveis

Além de ajudar a encontrar possíveis compradores para as propriedades disponíveis, a ferramenta também ajuda a mostrar para os proprietários que a imobiliária faz o possível para vender os imóveis.

Mas para alcançar esse resultado, é necessário saber usar o Google Ads para esse tipo de oferta. Algumas dicas são:

Desenvolver habilidades técnicas

Embora seja uma ferramenta inteligente, é necessário saber escolher as palavras-chave, configurar a conta, conhecer os tipos de leilões que existem, escolher o público e formatar a campanha.

Assim como no caso de uma empresa de brindes personalizados para clientes, a imobiliária deve criar campanhas específicas e sob medida.

Trata-se de um trabalho longo que pode ser modificado, de acordo com a evolução do mercado imobiliário, eventos externos e até mesmo resultados alcançados.

Controlar a comunicação

A plataforma permite que os anunciantes controlem as áreas de destino, os produtos e serviços em destaque, o orçamento alocado, a difusão das mensagens, os períodos de difusão e sites onde as campanhas serão exibidas.

Isso ajuda a torná-las mais lucrativas, ao mesmo tempo em que os relatórios de desempenho ajudam a monitorar os resultados dos anúncios, melhorando o retorno sobre os investimentos.

Como planejar e anunciar

Assim como outras estratégias de marketing digital, para ter bons resultados com o Google Ads, é muito importante saber planejar os anúncios.

Uma das maneiras de fazer isso é definir os objetivos e metas, como melhorar as vendas para determinado tipo de imóvel, tornar o nome da imobiliária mais conhecido, entre outras possibilidades.

Assim como o fabricante de painel backdrop para fotos, a imobiliária deve designar as pessoas responsáveis pelas tarefas e definir metas mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais.

O planejamento também depende do quanto a empresa conhece seu público, por isso, procure saber quem são as pessoas que querem comprar imóveis e aquelas que preferem alugar.

É possível segmentá-las ainda mais, de acordo com a renda, região onde vivem e outros fatores que podem impactar a decisão de compra. Sabendo qual é o perfil dos clientes, fica mais fácil criar campanhas direcionadas.

No momento de criar anúncios para condomínios com gramas sintéticas e outras características, prefira os links patrocinados.

Nada impede a imobiliária de criar outros tipos de anúncios, como aqueles que são exibidos no YouTube, antes dos vídeos que os usuários querem assistir.

Essa estratégia é bastante comum, principalmente para impactar pessoas que já estão um pouco mais avançadas no funil de vendas. Mas se o propósito é atrair potenciais compradores, os links patrocinados são a melhor opção.

Isso porque, como dito anteriormente, as pessoas adquiriram o hábito de pesquisar imóveis na internet, e a partir dessas pesquisas, vão encontrar os anúncios da imobiliária, relacionados ao tipo de propriedade que desejam investir.

A mesma coisa acontece quando alguém pesquisa, por exemplo, sobre restaurante evento corporativo. Ao fazer essa busca, o usuário vai encontrar estabelecimentos disponíveis para esse tipo de evento.

Da mesma forma, se alguém pesquisar sobre imóvel em determinada região da cidade, vai encontrar respostas compatíveis com o termo utilizado. Por isso, na hora de investir no Google Ads, a imobiliária precisa ser criteriosa na escolha da palavra-chave.

Considerações finais

O Google Ads é uma plataforma importante para qualquer tipo de negócio, mas para as imobiliárias, é o melhor caminho para agilizar as vendas e encontrar pessoas interessadas em comprar ou alugar.

Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre ele e de que maneira usar o recurso para melhorar seus resultados e fazer mais vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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