O preço é um elemento que possui um peso enorme em toda e qualquer transação comercial, de modo que, para quem não estabelece o compromisso de dar a merecida atenção a esse aspecto, arca com uma grande desvantagem em relação aos concorrentes.
Não existe um produto realmente bom sem que haja uma precificação estratégica. Nem mesmo um banner para sorveteria pode ser feito de forma satisfatória em uma gráfica que não se importa com a necessidade de preços estratégicos para cativar os seus clientes.
Tendo isso em vista, ainda é fundamental notar que, além de importantes para atrair a atenção dos consumidores, é necessário encarar a estipulação dos preços como algo que vai muito além de uma mera etapa: que faz parte do próprio produto, de algum modo.
Até mesmo vendendo um transformador de 250 kva é possível perceber que, a partir do momento em que ele é precificado, pode ser marcada como concluída mais uma etapa da construção publicitária do produto, uma vez que esse fator também está na comunicação.
Perceber isso é urgente para muitas empresas, sobretudo aquelas que estão começando agora e não querem ficar para trás no mercado. E é justamente por este motivo que o texto abordará esse assunto.
Revelando a real diferença entre o preço e o valor, será possível evidenciar o quão diferente esses dois conceitos são, de forma que não haja dúvidas nem confusões quando for preciso separar as atribuições para a montagem de cada uma dessas coisas.
Após isso, também será possível ensinar como agregar valor a um produto ou mesmo a um serviço, apostando apenas naquilo que é necessário para que ele faça sucesso, sem precisar gastar tanto dinheiro.
Por fim, e para que um serviço de instalação de piso laminado na parede possa ser melhor vendido apenas com o ato de precificar da forma correta, o artigo irá finalizar com orientações úteis nesse sentido.
Qual a real diferença entre preço e valor?
Apesar do preço e do valor serem vias que se completam, por se encontrarem no meio do caminho, se faz necessário salientar que elas, no fim das contas, vão em direções diferentes.
Por essa razão, antes de fazer a precificação de algum produto ou serviço, é necessário que o responsável compreenda o que cada conceito significa.
Desse modo, é preciso começar diferenciando e relacionando o que cada uma dessas métricas deve fornecer ao mercado.
Antes de mais nada, é necessário saber que a precificação tem ligação direta com alguns fatores específicos, tais como o custo de produção ou de compra, os encargos, bem como muitos outros.
Já o valor diz muito mais a respeito da maneira como as pessoas observam a marca, o que só se torna possível descobrir por meio de pesquisas e diálogos com o público, ainda que o material a ser vendido seja um mezanino de madeira externo.
A partir desse momento já é pertinente se perguntar a respeito do motivo pelo qual o valor possui relação com a fórmula que se deve usar para realizar a precificação de produtos, de modo que a resposta vem de forma simples e direta.
Se alguém cobrar um preço baixo demais, provavelmente essa pessoa terá muitos produtos vendidos, mas irá atingir, na mesma proporção, um público diferente daquele que seria alcançado ao cobrar preços mais elevados.
Já os preços maiores indicam uma maior valorização do produto, de modo que até mesmo na venda de gnv para carros 1.0 se faz possível perceber isso.
É justamente por esta razão que é extremamente necessário relacionar a precificação ao valor da marca, uma vez que esse aspecto está totalmente ligado à valorização.
Isso também depende de quem a empresa quer que seja o seu cliente, de onde está localizada essa loja, entre diversos outros fatores que também pesam nessa transação.
O desafio da precificação está em achar o equilíbrio entre os gastos com a produção, o valor que a concorrência pede e a margem de lucro.
Isso significa que a empresa não poderá cobrar tão barato, chegando ao ponto de tornar a lucratividade extremamente baixa, ou simplesmente insuficiente para cobrir os custos.
Também não é indicado encarecer produtos e serviços, uma vez que possivelmente a concorrência irá cobrar menos. A situação fica mais delicada neste momento, pedindo por uma resposta mais elaborada e inteligente.
O passo inicial consiste precisamente em compreender que preço de venda é um componente que precisa ser meticulosamente calculado.
Isso se dá ao fato de que, além dos custos envolvidos, existem fatores de mercado que podem ocasionar uma redução na procura pelo que se tem para vender de fato, como é o caso da chamada Elasticidade do Preço de Procura, ou EPP.
De modo conceitual, é possível dizer que esse fator trata da probabilidade de um produto ou serviço ser trocado por outro pelo consumidor, em detrimento do aumento no preço.
Para citar apenas um exemplo, o suco de laranja vendido junto ao almoço em um restaurante pode ser substituído por outra bebida mais barata, indicando certa elasticidade.
Já a pasta de dente, por não possuir nada que possa ser utilizado em seu lugar, possui a sua EPP inelástica, de modo que a letra caixa iluminada da propaganda só poderá apontar para uma coisa mesmo.
Para sintetizar tudo, dá para dizer que o preço de venda sofre a influência tanto de circunstâncias internas, a exemplo dos custos e da mão de obra, quanto externos, tais como os valores exercidos pela concorrência e a EPP.
Desse modo, colocar todos eles na ponta do lápis é o que possibilitará a diferença nos resultados finais do negócio.
Agregando valor a um produto ou serviço
Logo em seguida, é preciso esclarecer que existem alguns aspectos centrais para as pessoas que desejam direcionar uma maior percepção de valor ao seu produto ou serviço, para que, na hora de precificar, a situação se mostre propícia à elevação dos lucros.
Por esta razão, para fazer essas coisas da maneira certa, é necessário, antes de mais nada, investir em:
- Construir embalagens atraentes;
- Otimizar o produto o tempo todo;
- Promover demonstrações para o cliente;
- Apostar na construção de relacionamentos;
- Apostar tudo no método de precificação do produto.
Somente por meio do planejamento, da execução e da revisão de cada detalhe é que se torna possível fazer a coisa certa no critério das vendas de uma empresa.
É por meio da construção eficaz da propaganda das embalagens, junto com a padronização e otimização das relações estabelecidas com os compradores que se pode fazer um trabalho bem feito. No final de tudo, a cereja do bolo será o preço final.
Definindo preços para produtos e serviços
Por fim, existem algumas notas importantes em relação à precificação que uma empresa ou profissional liberal precisa constantemente se ater e deixar padronizado para não se perder.
Um ponto muito comum em uma companhia prestadora de serviços é, sobretudo, ter a maior parte dos custos apostados na mão de obra. Isso é o esperado, uma vez que o que a instituição vende são justamente os serviços.
No exemplo de uma firma que monta sites, é possível imaginar que os custos com os profissionais que montam a plataforma somem cinco mil reais, com as despesas fixas somando mil e oitocentos, para obter uma margem de lucro de mil e quinhentos.
Desse modo, o preço de venda da plataforma seria de oito mil e trezentos reais. Este valor é o bastante para arcar com todos os custos envolvidos na produção do que será oferecido, as despesas com impostos, infraestrutura e comissões, sem deixar de lado o lucro de 30%.
Já para fazer a precificação de um produto, apesar da coisa ser parecida com a dos serviços, esse modelo apresenta algumas particularidades. Seria possível exemplificar até mesmo com um pula pula para aniversário, mas uma pizzaria traz um exemplo melhor.
Ao imaginar que os custos com os ingredientes da pizza somado ao salário do pizzaiolo resultem em dez reais, as despesas fixas somem cinco e a margem de lucro definida seja de mais cinco, o preço de venda da pizza sairia por vinte reais.
Este valor é suficiente para arcar com todos os custos que envolvem a produção de uma pizza, as despesas com os impostos, o pagamento do funcionário de serviço e da atendente do balcão, e tudo isso ainda possibilitando uma margem de lucro de 50%.
Desse modo, para que se torne possível cobrar adequadamente dos clientes que se propõem a conhecer a marca, o empresário precisará de uma dose de imaginação, bem como do conhecimento dos seus gastos e de um bom senso das proporções.
Considerações finais
Até mesmo quando se trata do manuseio de plataformas niveladoras para docas se faz necessário pensar na importância que há por trás de uma boa precificação dos serviços.
Para que esse mesmo processo esteja também ao alcance da venda de produtos, o conhecimento das circunstâncias do negócio e das regras do mercado são absolutamente fundamentais.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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