Como montar uma boa estratégia de marketing que irá alavancar sua clínica odontológica

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por isabella
em abril 17, 2023

O marketing é importante e necessário para alavancar qualquer empresa, até mesmo companhias voltadas à área da saúde, como é o caso de clínicas odontológicas. 

Isso porque, é através dessas estratégias de comunicação que a companhia conseguirá atrair novos pacientes, ganhando lucratividade para atuar de maneira saudável no mercado. 

Entretanto, vale a pena pontuar que fazer marketing para clínicas odontológicas requer alguns cuidados, que são previstos até mesmo por algumas legislações éticas. 

Com isso, não segui-las pode implicar em multas e até mesmo complicações com a construção de uma boa imagem no mercado, prejudicando o seu negócio. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que precisa saber a respeito de como aplicar estratégias de marketing em seu consultório odontológico. 

Ainda que ele só atenda um público específico, como pessoas que possuem o plano quality, entendendo algumas das principais estratégias e os benefícios que elas podem trazer para sua clínica. 

Como aplicamos?

Em primeiro lugar, é preciso entender que o marketing é extremamente importante se deseja garantir que a sua clínica odontológica tenha sucesso e êxito dentro do mercado e principalmente, diante da concorrência. 

Isso porque, através de suas estratégias, mesmo sendo um dentista convênio, é possível dialogar com seu público e assim, conquistar sua fidelidade, garantindo lucratividade e sucesso no mercado. 

Nesse sentido, é importante também destacar que os resultados não virão de um dia para o outro. 

Isso porque, será necessário que toda a sua equipe, que cuide do marketing, saiba gerenciar todas as estratégias, bem como ter um controle a respeito do engajamento com seu público e assim, autoridade. 

Dessa forma, mesmo que sua clínica atenda apenas pacientes de um plano odontológico campinas. por exemplo, o sucesso de sua companhia vai depender de um bom trabalho de marketing. 

Esse por sua vez deve ser voltado a maximizar a valorização do paciente, passando valor para a própria clínica em si. 

Ou seja, é preciso agregar valor para a imagem da clínica, que por sua vez, chama a atenção de parceiros comerciais e novos colaboradores, principalmente aqueles que pesquisam por plano dental preço

A ideia é pensar que os pacientes que tiverem uma ótima experiência na sua clínica, vão querer voltar e ainda vão indicá-la para amigos. 

Uma vez que foi possível entender a importância do marketing para clínicas odontológicas, confira a seguir algumas dicas de como implementar essas estratégias em seu consultório na prática:

  • Crie um site;
  • Tenha um blog para este site;
  • Use as redes sociais com inteligência;
  • Tenha conteúdo de qualidade;
  • Estabelecer público-alvo;
  • Tenha um pós-vendas;
  • Sempre mensure os resultados.

Dessa maneira, caso queira entender um pouco mais sobre algumas estratégias que podem ser adotadas dentro do marketing, continue a leitura. 

Quais estratégias podemos adotar?

As estratégias de marketing sempre funcionam, desde que realizadas de maneira correta, até mesmo para os planos odontológicos em Fortaleza

Dessa forma, para descobrir qual a melhor estratégia para seu negócio, a primeira coisa a se analisar é justamente quem é seu público-alvo. A partir dessa resposta, é possível definir os melhores planos. 

Sabendo disso, confira a seguir algumas estratégias de marketing que podem ajudar a alavancar a sua clínica odontológica, mesmo que ela se restrinja a atendimentos apenas para pacientes que possuem o melhor plano odontológico do país. 

Marketing de conteúdo

A primeira dica é a respeito do marketing de conteúdo, que nada mais é do que a produção de postagens relevantes para seu público-alvo. 

Portanto, tem o objetivo de atrair novos clientes e possíveis pacientes, para que não seja necessário ir atrás deles. Essa é uma estratégia que traz muitos benefícios e não conta com custos altos. 

Marketing de Produto

Esse tipo de marketing funciona muito para clínicas que estão lançando algum tratamento específico ou querem reforçar um nicho. 

O seu objetivo é criar condições para conectar o produto com seu público ideal, criando mensagens específicas, desenvolvendo diferenciais competitivos, alinhando estratégias de vendas e etc.

Marketing Inbound

Por último, mas não menos importante, é possível investir no Marketing Inbound, que nada mais é do que um conjunto de estratégias que visa explorar os canais online, como blogs, redes sociais, busca no Google, como pesquisas sobre como funciona plano odontológico empresarial.

Ou seja, é o seu paciente ideal, atraído e encantado, que vem de forma espontânea para a sua clínica por meio de um interesse genuíno. 

Essa é uma estratégia que pode fazer seu paciente ideal perceber, pela primeira vez, que precisa de um procedimento que você oferece, que chegam através de uma pesquisa no Google, como buscas pelo termo: plano odontológico o melhor”. 

Quais as principais características do marketing odontológico?

Uma vez que foi possível entender as estratégias de marketing, confira a seguir as principais características do odontológico. 

  • Fornece informações importantes;
  • Buscar estratégias para satisfazer o paciente;
  • É uma ferramenta de aproximação entre profissional e paciente; 
  • Entre outros pontos. 

Dessa maneira, para saber ainda mais sobre isso, basta pesquisar por plano odontológico preços e assim, ter acesso a todas as informações sobre o marketing nas clínicas. 
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