Com as dinâmicas de relacionamento com o cliente cada vez mais intensa, algumas ferramentas se tornam importantíssimas para consolidar essa jornada. Com isso, os chatbots podem ser a solução mais assertiva para determinadas situações.
Por essa razão, eles se tornam responsáveis por mediações com os clientes que, por muitas vezes, acabam por solicitar atendimento em horários que não há atendentes disponíveis.
Sendo assim, essas ferramentas podem ser utilizadas para simular um contato humanizado a fim de estruturar respostas para demandas recorrentes.
Por qual motivo utilizar o chatbot?
Em um contexto mercadológico imobiliário, é notória a alta demanda de dúvidas que surgem. Normalmente, esses contatos são feitos por conta de questões iniciais que, quase sempre, podem ser respondidas através dos chatbots.
Ou seja, um cliente pode ter dúvidas sobre a descrição de alguma locação a respeito da acessibilidade da localidade em estacionamento.
A partir daí, é possível que os bots entendam essa demanda e respondam sobre todos os detalhes sobre adaptação veicular para deficientes.
Contudo, é importante que essa ferramenta esteja integrada com a equipe de atendimento para que, assim que houver uma complexificação da demanda, haja alguém para dar suporte ao cliente.
Além disso, é imprescindível que compreendamos a importância da aplicação dessas ferramentas dentro de nosso negócio.
Afinal, apesar de suas funcionalidades bem objetivas, não há receitas prontas para a utilização. Sendo assim, é importante a compreensão dos porquês delas serem tão propagandeadas como sendo pontos estratégicos de destaque.
Algumas das vantagem que pode se obter a partir de sua utilização, são:
- Otimização no atendimento;
- Objetividade nas respostas;
- Maior satisfação com o tempo para ser atendido;
- Boa qualidade de atendimento;
- Dinamicidade no trato de dúvidas.
Além dos pontos mencionados, a conversão de clientes é um dos destaques a serem apontados.
Se, por exemplo, a busca do cliente tiver algum critério relacionado à locação de estabelecimentos para estoque, a especificação de lugares com porta pallet deslizante pode ser primordial.
A partir dessa compreensão, é possível dar respostas às demandas solicitadas, a fim de colocar o cliente cada vez mais diante de possibilidades factíveis para o que ele procura.
Por fim, é interessante sempre ter em mente o tipo de atendimento que os seus clientes solicitam.
Com isso, fica muito mais fácil traçar quais são as ferramentas a serem aplicadas nessas situações. Ou seja, reafirmando, não há receita aplicável sem uma estratégia e uma unidade com a sua equipe de atendimento.
Sempre frisando, também, a importância de uma cultura de métricas que possam compreender se aquelas aplicações estão atendendo as expectativas e atingindo os pontos que citamos acima.
Qual chatbot melhor se adapta para o mercado imobiliário?
Antes de tudo, precisamos entender quais são os tipos de chatbots disponíveis no mercado para que, assim, consigamos averiguar quais são os mecanismos mais eficientes para o tipo de negócio proposto.
Portanto, apontaremos quais são as suas principais ferramentas baseadas em inteligência artificial:
Escudos
Esses bots são fundamentais para a consolidação de um contato inicial. É muito comum que demandas recorrentes surjam e que, por serem frequentes, acabam por terem seus pontos de resoluções facilitados.
Os chats escudos são importantíssimos nesse sentido, uma vez que eles se debruçam sobre questões mais simplificadas.
Sejam em recuperação de senha, status do pedido ou dúvidas com relação a contratação dos serviços.
Apesar disso, podemos nos perguntar o porquê de não utilizarmos isso em uma caixa de dúvidas frequentes.
Dois pontos que podemos levantar são do cliente que busca uma interação mais simplificada e nem sempre está disposto ou sabe onde encontrar esses tópicos em seu site.
Com isso, a facilidade de um contato direto com a empresa traz ao cliente uma segurança maior.
E outro é da parte da empresa, onde é possível manter um controle sobre as demandas que surgem que, nem sempre, estarão disponíveis em textos já publicados no site.
Em virtude desses pontos, esse tipo de chatbot acaba por se tornar um grande aliado na desobstrução das filas de chats que acabam sobrecarregando uma operação de atendimento.
Com isso, sua qualidade em casos mais complexos acaba por aumentar, já que não há mais essa demanda por dúvidas mais corriqueiras.
Otimizadores
Essa ferramenta é importantíssima para a aproximação do cliente para com os produtos e serviços que estão procurando.
Por exemplo, em uma busca por contratação de uma locação presente em um condomínio seguro, é fundamental que esse bot se debruce nos pormenores de segurança presentes no mix de produtos da empresa.
Sendo assim, uma portaria 24 horas terceirizada pode tranquilizar e converter um possível contratante em um locador, uma vez que essa resposta satisfatória a sua demanda inicial.
Além disso, esse modelo ferramental acaba também por otimizar a venda sem necessariamente precisar de mediação humana para tal.
Não podemos esquecer, também, que essa estrutura acaba desobstruindo as filas de demandas, dando aos atendentes maior autonomia para definir as prioridades diante da complexidade de outras questões que irão surgir.
Social
Podemos entender essa ferramenta como uma espécie de controle de qualidade para informar as melhorias que a empresa pode propor. Esse chatbot é feito para disparar para os clientes algumas perguntas uniformizadas.
Esse tipo de controle pode ser primordial para a construção de uma base de dados capaz de entender as principais demandas do mercado.
Em se tratando de mercado imobiliário, podem surgir algumas lacunas a serem constatadas. O cliente pode estar procurando detalhes sobre a estrutura de um prédio que não necessariamente se relaciona com o apartamento.
Nesse sentido, o cliente pode sugerir uma descrição mais detalhada sobre o que são alguns pontos estruturais do condomínio.
O guarda corpo panorâmico, por exemplo, pode carecer de explicações sobre sua estrutura e segurança. Ou seja, pode ser um detalhe que facilmente passaria, mas que, para algumas pessoas, pode definir a contratação ou não do serviço imobiliário.
Conversacionais
Esse, especificamente, pode definir muitos pontos para a sua marca. Muitas empresas se baseiam nesse modelo para personificar seus valores.
Nesse caso, o chat acaba se tornando uma espécie de personagem que funciona como a cara da marca. Essa abordagem pode credibilizar e causar certa empatia no cliente.
Por conta de sua alta complexidade, sua aplicação exige uma fundamentação do ponto de vista do desenvolvimento muito maior. Seja ela em textos, design ou compreensão das demandas surgidas.
No mercado imobiliário, isso poderia se refletir em conversações que fossem mais comuns como em assuntos de estruturação de estabelecimentos ou sob uma perspectiva comercial, sobre acomodação adequada para pacote de cereal em estoque.
Sendo assim, é de suma importância que essa ferramenta esteja agregada com os desenvolvedores e atendentes, uma vez que, nas lacunas surgidas, as respostas possam ser apresentadas de forma rápida e objetiva.
Proativos
Como o nome já diz, esse modelo se apresenta sem precisar ser solicitado. Por vezes, ele vai propor ao cliente algumas soluções mais objetivas.
Além disso, esse tipo de chatbot pode trabalhar detectando dificuldades dos clientes e, ao perceber uma recorrência nisso, aparecer como proposta de solução para todos os outros usuários que estiverem enfrentando essas obstruções.
É possível, também, que ele ofereça serviços de organizações parceiras, como empresa de segurança para eventos, portanto, pode aparecer para aqueles locadores que estão buscando grandes galpões para eventos.
Ou seja, as possibilidades são infinitas, mas, é sempre fundamental que entendamos a natureza de cada ferramenta para que, assim, consigamos estabelecer pontos estratégicos muito sólidos.
Diante dos modelos de ferramentas citados acima, é possível entendermos a natureza de nossa empresa e, assim, dar prosseguimento para a contratação dos serviços de chatbots que otimizam nosso atendimento.
Um usuário bem atendido, com suas demandas supridas de forma rápida e eficaz, acaba se tornando um cliente em potencial.
Se a busca é por sala planejada ripada e o bot for capaz de detectar isso e oferecer um estabelecimento com as características desejadas, as chances de conversão aumentam exponencialmente.
Chatbots: aplicar ou não aplicar?
Diante dos fatos mencionados, é fundamental que analisemos qual é o perfil de atendimento que queremos aplicar para os nossos clientes.
Portanto, compreendendo a natureza do mercado imobiliário brasileiro, é importante que a aplicação siga alguns critérios:
- Compreensão da natureza do negócio;
- Aplicação delas às demandas do mercado imobiliário;
- Entendimento das dinâmicas internas do quadro de atendimento;
- Mensuração de resultados de atendimento.
Com isso, é possível entender que um dos mecanismos que melhor se adaptam à lógica imobiliária são os otimizadores.
Sobretudo, por conta de seu caráter objetivo a locação de TV, por exemplo, pode ser uma demanda facilmente atendida por meio de seus mecanismos, sem necessariamente ter que passar por algum atendente.
Considerações finais
Por fim, entendendo qual é a nossa estratégia e as principais funcionalidades dos chatbots, podemos aplicá-los, a fim de otimizar o nosso atendimento.
É fundamental que compreendamos que essa dinâmica não só atinge os usuários de forma positiva, como também, por consequência, a lógica de atendimento.
No mercado imobiliário, essa lógica não é diferente, sobretudo se o que se deseja seja de fato uma maior conversão e retenção de clientes.
Assim, portanto, é imprescindível que o uso dessas ferramentas sejam feitas para que possamos focar na qualidade dos serviços prestados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário