Não compre sua passagem aérea antes de conferir essas dicas
Vai viajar para fora do país? Então, muitas coisas precisam ser analisadas nesse momento, como o cartão de débito internacional — lembre-se de que compras parceladas não são aceitas em outros países, essa é uma prática comum apenas no Brasil. Portanto, ao planejar a sua viagem internacional, você precisa ter em mente que tudo que comprar precisa ser pago à vista.
Mas não se desespere, pois isso não é requisito para você cancelar sua viagem. Com um planejamento bem-feito, é possível conhecer lugares incríveis mundo afora e ter ótimas experiências para compartilhar com seus amigos e familiares.
Nós vamos ajudar nessa missão. Continue a leitura deste artigo para saber o que deve constar no seu planejamento de viagem internacional!
Passaporte e visto
Dependendo do destino escolhido (os países da América do Sul não exigem esse documento, apenas o RG), o passaporte e visto são documentos imprescindíveis para deixar o país.
De início, você precisa preencher um formulário disponível no site da Polícia Federal e realizar o pagamento da taxa referente à emissão do passaporte. Feito o pagamento, agende uma data e um horário para comparecer a uma sede da Polícia Federal e leve todos os documentos exigidos.
Com o passaporte em mãos é hora de correr atrás do visto. Em alguns casos, você deverá se dirigir à Embaixada ou ao Consulado de destino para solicitar tal documento. Porém, existem situações en que você pode tirar o visto no destino final — modalidade chamada Visa on Arrival. Nesse caso, após desembarcar no país de destino, você deverá tirar uma foto e pagar uma taxa para conseguir o visto.
Você também pode solicitar seu visto de maneira online (e-visa), mas não são todos os países que aceitam essa modalidade.
Passagens aéreas
Após garantir seu passaporte e o visto, você deve comprar as passagens aéreas. Esse é um dos quesitos que mais pesam dentro de um planejamento de viagem internacional. Isso porque elas costumam ser um pouco onerosas, porém, existem formas de economizar nesse momento.
- período da viagem: se você for visitar determinado país e época de baixa temporada, tem grandes chances de conseguir preços mais acessíveis — o dia da semana também influencia no valor da passagem;
- flexibilidade: tente ser o mais flexível possível com as suas datas para conseguir um bom preço.
- pesquise por promoções de “destino aberto”: essa dica serve para quem não tem data e destinos definidos!
Por fim, vale destacar que quanto mais “em cima da hora” você comprar suas passagens aéreas, mais caras elas ficarão.
Seguro viagem
Esse item é indispensável para a sua segurança, uma vez que ele pode se tornar o seu melhor amigo na hora de enfrentar algum imprevisto longe de casa e em terras estrangeiras.
Em alguns países, ele é considerado obrigatório, porém, ele é importante até mesmo para outras nações que não exigem esse requisito, pois seu principal objetivo é cobrir despesas ligadas à médicos, internações e até mesmo seguro de vida, caso uma fatalidade venha acontecer.
Planejamento financeiro
No mais, você precisa contar com um planejamento financeiro bem detalhado para entender até onde seu orçamento permite que você vá. Nele, além dos custos relacionados ao passaporte, visto, passagens aéreas e seguro de vida, também é preciso considerar os gastos com alimentação, transporte, hospedagem etc.
Para facilitar esse processo, defina o seu roteiro e os pontos turísticos que deseja conhecer. Assim, você consegue identificar o quanto gastará em cada passeio.
Com essas dicas fica mais fácil organizar a sua viagem internacional para não ter problemas durante o passeio. Com um planejamento bem-feito, com certeza, a sua experiência será incrível — e o melhor: com o passar do tempo, você ficará ainda mais experiente para planejar viagens ainda mais incríveis.
Deixe um comentário