Como tornar o seu site atrativo, engajado e prático?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em outubro 27, 2022

Ter um site atrativo é essencial para que o negócio consiga construir sua presença na internet. Cada vez mais as pessoas estão conectadas e as plataformas da web mudaram o comportamento do consumidor.

Quando alguém deseja comprar um produto ou serviço pesquisa informações no Google, por essa razão, investir em ferramentas tecnológicas e na presença digital se tornou indispensável.

Para que a marca tenha uma boa visibilidade na internet, atraia clientes e melhore as vendas, precisa, o primeiro, de um bom site institucional, independentemente da modalidade de venda ou do segmento da corporação.

Mas não basta apenas criar um site com o nome da empresa e esperar que as coisas aconteçam. A plataforma precisa ser bem estruturada para oferecer ambiente amigável e garantir uma experiência positiva.

As vendas digitais mostraram a importância de uma plataforma elaborada do jeito certo e com todas as funcionalidades necessárias para o propósito da marca. Quando ela não apresenta um bom desempenho, pode ser melhorada.

Pensando nisso, neste artigo, entenda a importância de um site atrativo, o que é necessário para que ele reúna essas características e como implementá-las.

Importância de um site atrativo

Quando o consumidor visita um estabelecimento físico, espera receber um bom atendimento, um local limpo e organizado, produtos de boa qualidade e uma experiência agradável.

Se essas expectativas forem quebradas, a empresa perde a confiança de seus clientes. A mesma situação se aplica quando se trata de sites institucionais.

Infelizmente, muitos usuários têm suas pesquisas frustradas por conta do layout ou problemas técnicos nessas plataformas. Eles não conseguem encontrar o que procuram e acabam recorrendo a outros negócios.

Por outro lado, se o site de uma loja de caneta personalizada atacado foi bem elaborado e estruturado, automaticamente o usuário atribui essas qualidades ao negócio.

É fundamental que o cliente tenha a sensação de estar visitando uma vitrine, e quando o canal é capaz de conquistar a confiança das pessoas, naturalmente vai conseguir converter os visitantes em leads.

Mas se a plataforma não for atrativa o suficiente, dificilmente a marca terá resultados satisfatórios com suas estratégias digitais. Inclusive, existe o risco de perder clientes e reduzir a visibilidade digital.

Assim sendo, é muito importante colocar em prática boas estratégias, tornando a plataforma atrativa, prática e engajada.

O que é necessário para que o site seja atrativo

Para que um site seja realmente atrativo, ele precisa reunir algumas características importantes. Dentre elas estão:

  • Profissionalismo;
  • Experiência positiva para o usuário;
  • Layout responsivo;
  • Boa capacidade de conversão;
  • Otimização para motores de busca;
  • Bom gerenciamento de conteúdo.

Para que um site transmita profissionalismo aos visitantes, é necessário que seja acompanhado por profissionais da área.

Plataformas de sucesso, como o site institucional de um fabricante de ferros de passar roupa profissional, contam com web designers para se destacar na internet.

Eles também garantem uma boa experiência para o usuário, algo fundamental para aumentar as conversões e ter boa usabilidade.

É indispensável que a navegação seja fluida e possa ser executada por qualquer usuário, desde os mais avançados até os mais inexperientes, além de apresentar uma estrutura de fácil compreensão.

Não se pode esquecer do fato de que boa parte da navegação atual é feita a partir de dispositivos móveis, como no caso dos tablets e celulares.

O layout responsivo possibilita uma versão mobile boa o suficiente, que reduz as taxas de abandono e aumenta a conversão.

Para converter visitantes em leads e estes em clientes, a plataforma precisa ser atrativa e construída com o propósito de gerar negócios. Independentemente de onde vem o usuário, todos os caminhos devem levar à conversão.

Outro ponto fundamental é otimizá-lo para os motores de busca, uma vez que toda compra costuma começar no Google. Os profissionais precisam construir um projeto otimizado e seguir as boas práticas de SEO.

Por fim, o site de um fabricante de espelho de vidro para quarto tem um bom gerenciamento de conteúdo, com materiais que são inseridos de maneira dinâmica e que mantêm a plataforma sempre atualizada.

É justamente por isso que o canal deve possuir uma fácil gestão de conteúdo, dessa forma, os usuários sempre vão encontrar informações pertinentes e interessantes para suas necessidades.

Dicas para ter um site atrativo

O sucesso do site depende da maneira como ele é estruturado e mantido ao longo do tempo, caso contrário, a tendência é perder espaço para as plataformas dos concorrentes. Para evitar que isso aconteça, é necessário seguir algumas dicas:

Criar conteúdo relevante

Conteúdo relevante ajuda a melhorar os resultados de SEO do site institucional. Quando alguém acessa o link pelo Google, olha rapidamente a página e sai logo em seguida, acaba prejudicando a qualidade do tráfego.

O Google não enxerga esse comportamento do usuário com bons olhos porque entende que as pessoas não encontraram boas respostas, por isso, saíram da plataforma e foram procurar outros links na página de buscas.

Mas se um fabricante de churrasqueira profissional para churrascaria investe em materiais de qualidade e relevância, consegue construir um vínculo com a persona, sendo capaz de educá-la, gerar autoridade e agregar valor.

É assim que o potencial cliente vai se lembrar da marca na hora de comprar, assim sendo, é fundamental investir nas boas práticas do marketing de conteúdo.

Variar os formatos dos conteúdos

O site não precisa ser alimentado apenas com textos, muito pelo contrário, os conteúdos podem variar em tamanho e formato. É assim que eles serão atraentes para diferentes tipos de leitores.

O ideal é intercalar publicações curtas e longas, misturando vídeos, testes, infográficos, dentre outros recursos que tornam o espaço mais envolvente e aguça a curiosidade dos usuários.

Uma empresa de laudo de vistoria AVCB pode misturar publicações épicas, infográficos, e-books, posts mais curtos, dentre outros em sua estratégia de conteúdo.

As redes sociais, por sua vez, podem ser alimentadas com os links que direcionam os usuários para os materiais criados.

Divulgar nas redes sociais

Por falar nessas plataformas, quando a empresa cria um bom material, espera que mais pessoas tenham acesso a ele, mas não basta esperar que isso aconteça apenas pelos mecanismos de pesquisa.

A companhia precisa ser proativa e divulgar seus conteúdos em outras plataformas, e as redes sociais são excelentes opções para promover os materiais.

Um exemplo disso é o Facebook e nele a organização pode compartilhar links que levam diretamente para a nova publicação. O Instagram, o Pinterest e o Twitter também são ótimas opções.

Para saber em qual rede social vai compartilhar os materiais do site institucional, um fabricante de joelheira ortopédica ligamento cruzado deve conhecer seu público e saber em quais canais eles estão presentes.

Otimizar o SEO

O marketing digital considera que estar nas primeiras páginas do Google é algo indispensável para se comunicar com os clientes em potencial.

Embora exista a opção de investir em estratégias pagas, é impossível falar sobre tráfego sem pensar em SEO. Se a empresa realmente quiser atrair o maior número de pessoas para sua plataforma, precisa dessa estratégia.

SEO é uma sigla em inglês para Search Engine Optimization (otimização para motores de busca), e reúne ações que melhoram a página para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Ao colocá-lo em prática, o site de uma empresa de locação de retroescavadeira com rompedor será facilmente encontrado pelos usuários, e quanto mais visitas ele recebe, mais consegue converter.

O SEO envolve diversas ações, como a escolha de boas palavras-chave, que nada mais são do que termos usados pelas pessoas para procurar informações relacionadas ao negócio.

Elas devem ser inseridas em conteúdos de qualidade e dentro de uma plataforma com design responsivo. Essas e outras ações vão ajudar o site a conseguir um bom posicionamento no resultado de pesquisa e atrair mais visitantes.

Escrever bons títulos

Os títulos e intertítulos presentes nos conteúdos são elementos muito importantes para o site, e se não forem atraentes o suficiente, a publicação pode ser descartada pelo leitor sem nem mesmo ser lida.

Plataformas de sucesso chegam a escrever cerca de 20 títulos diferentes até encontrar aquele que realmente seja capaz de atrair as pessoas.

Nesse sentido, uma clínica de teste toxicológico de urina deve investir em boas práticas para que seus títulos e intertítulos sejam atraentes e interessantes para os usuários.

Considerações finais

O site institucional é uma importante ferramenta para os negócios e não deve ser negligenciado, caso contrário, o investimento será uma perda de tempo porque não consegue alcançar os propósitos da marca.

Uma presença digital forte e bem estruturada depende dessa plataforma, ela vai estabelecer uma comunicação positiva com clientes e potenciais clientes e aumentar as vendas da empresa.

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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