CRM: Principais benefícios e quando implementar
Um sistema CRM é essencial na hora de otimizar processos relacionados ao atendimento ao cliente, reunindo todas as informações em um só lugar de forma que desde o primeiro contato com o consumidor até a venda final, sejam ações realizadas de forma mais padronizada e assertiva.
Portanto, o Customer Relationship Management (CRM), em tradução livre para Gestão de Relacionamento com o Cliente, pode ser definido como uma ferramenta de vendas composta por várias funções de otimização que buscam melhorar o processo de venda e o relacionamento com o consumidor.
Vantagens desse sistema
De acordo com um levantamento feito pela Forbes em 2019, 70% das empresas possuem estratégias de inovação digital ou têm interesse em implementar, pois é perceptível o avanço que as ferramentas tecnológicas podem proporcionar para a empresa.
Os benefícios de um sistema CRM são vários, e entre eles estão:
- Aumento e avanço da eficiência operacional na empresa;
- Melhoria notável no relacionamento com os clientes;
- Armazenamento e padronização de informações;
- Contribui para a gestão do tempo e planejamento;
- Permite o monitoramento dos resultados;
- Identifica oportunidades e estratégias para se ter com o cliente.
Ou seja, o uso de um sistema de CRM gratuito é um dos fatores para alavancar as vendas em uma empresa, melhorando a experiência do cliente e, de quebra, sendo uma ferramenta que economiza tempo de outras funções.
Além do mais, é uma ferramenta acessível, podendo ser utilizada por pequenas e grandes empresas, e que requer apenas o uso da internet para garantir seu funcionamento, sem necessidade de manutenções ou instalações terceirizadas.
Implementando o CRM
Antes de implementar essa ferramenta na empresa, é interessante rever como está a situação atual da mesma, mapeando o atual processo comercial e analisando os pontos que precisam ser melhorados e onde o uso do CRM grátis se fará necessário.
Também é importante sinalizar a equipe comercial sobre a implantação da ferramenta, definindo como e por quem serão feitas as operações, além de direcionar as responsabilidades e ter clareza sobre as regras relacionadas ao sistema, para que não hajam erros e para que as ações dentro do CRM de Vendas sejam bem executadas.
Feito isso, chega o momento de fazer a escolha do CRM, avaliando principalmente se a plataforma atende às necessidades e possui recursos de qualidade para a empresa.
Um ponto a ser considerado é se o CRM escolhido conta com uma equipe especializada para esclarecer possíveis dúvidas, visto que como será uma ferramenta nova e tecnológica, é comum que não se saiba 100% sobre suas funções e sua utilização, sendo importante esse atendimento especializado para esclarecer alguns pontos se necessário.
Já implantado na empresa, um bom início é reunir a equipe para testes e treinamentos, para que todos se familiarizem e comecem a se adaptar.
Assim, à medida que a ferramenta for utilizada, é essencial monitorar e comparar os resultados obtidos, checando se é necessário fazer modificações e melhorias no atendimento, e buscando sempre aproveitar ao máximo os recursos disponibilizados.
Uma forma de avaliar e visualizar esses resultados é através da metodologia do funil de vendas, muito utilizado por empresas que visam melhoria contínua.
Com o funil de vendas, é possível percorrer o processo de atendimento com o cliente desde o contato inicial até o fechamento da venda, identificando gargalos e pontos fortes desse contato, e nessa hora o uso do CRM online grátis também se faz essencial, pois é lá que as informações estarão armazenadas desde o início, facilitando o monitoramento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Zendesk em 2020, metade dos entrevistados afirmam que mudariam a escolha de uma empresa para a concorrente após uma experiência ruim.
Também já foi constatado por diversos meios que empresas que proporcionam as melhores experiências para o cliente no momento do atendimento, têm um desempenho financeiro melhor que seus concorrentes, além de terem os clientes fidelizados, o que a longo prazo geram novos clientes através de recomendações.
Desta forma, está mais que comprovado que a qualidade do atendimento proporcionado ao cliente é um dos fatores principais que farão com que ele feche negócio ou não com a empresa.
O uso do CRM é crucial para que esse atendimento seja realizado da melhor forma possível, alinhado com as expectativas do consumidor, sendo uma excelente opção para empresas que desejam ser referência em experiência e qualidade de atendimento.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
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