Data Science: Saiba o que é e como utilizar no Marketing Digital

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por diogo
em novembro 14, 2022

A combinação entre Ciências Exatas e Humanas está estabelecida no marketing digital, em que a implementação de Data Science em uma campanha de divulgação explora as possibilidades da IA (Inteligência Artificial) e machine learning, o aprendizado de marketing para qualificar campanhas e o relacionamento com o público.

O objetivo é obter insights dos dados para poder oferecer ao mercado consumidor uma publicidade e propostas online personalizadas, que realmente ative o cliente em um CTA (Call To Action), ou chamada para ação, a fim de estimular as vendas e o consumo, de uma forma direcionada.

Para isso, vale compreender como o Data Science se encaixa no marketing digital.

O que é Data Science no marketing digital?

Ao longo do tempo, os dados disponíveis eram devidamente estruturados, dentro de um campo pequeno de atuação, sendo analisados a partir de ferramentas associadas ao BI (Business Inteligence), ou inteligência de negócios. 

Devido ao avanço da tecnologia, tudo passou a ser mais complexo pois, conforme o cenário se apresenta cada vez mais digital, inclusive no mundo dos negócios, os dados disponíveis se tornam menos estruturados e em maior volume. Contudo, muitas ferramentas de BI não processam tanto volume e variedade.

É nesse ponto que se instala o Data Science no marketing digital

O Data Science é uma abordagem científica que combina vários algoritmos, ferramentas e técnicas para extrair significado e insights de dados brutos, lidando com preparação e análise de dados, assim como big data e captação específica de informações.

A implementação dessa abordagem auxilia no campo do marketing digital de diferentes produtos e serviços, como adjuvantes agrícolas a produtos de varejo. Isso porque os profissionais passam a:

  • Melhorar e ampliar a tomada de decisões;
  • Compreender melhor os clientes;
  • Detectar padrões de comportamento de consumidores;
  • Maximizar a eficiência do trabalho;
  • Melhorar a automação.

Vale ressaltar que Data Science se difere de machine learning, pois o segundo se refere a um grupo de técnicas aplicadas por cientistas de dados que permitem que os computadores “aprendam” com os comportamentos conforme os algoritmos empregados em uma programação. 

Quando se trata de Data Science, o objetivo é encontrar respostas para perguntas amplas sobre “o que” e “como” os eventos ocorrem, e como é possível vender embalagem de pizza personalizada para restaurantes com tamanha concorrência, por exemplo.

Aplicações do Data Science no marketing digital

A forma como o marketing digital tem se estabelecido entre os processos de divulgação de uma empresa, a revolução pode estar exatamente pela captação e uso de dados. 

As pessoas acessam a internet cada vez mais, seja por celulares smartphones, computador e notebook, e até mesmo por smart TVs e smart watches.

Dessa forma, a quantidade de dados que todos estes aparelhos geram é enorme. 

Todos os dados coletados permitem adaptações dentro de campanhas conforme o comportamento e os hábitos de consumo específicos de cada cliente.

Sendo assim, é importante definir quais são as aplicações do Data Science, e como os profissionais de marketing digital podem aplicar em campanhas de equipamentos para laboratórios e colher os benefícios. 

  1. Segmentação de clientes

A segmentação de clientes é uma das vantagens mais proeminentes em relação ao Data Science, em conjunto com os algoritmos de agrupamento que podem ser aplicados sobre o marketing digital. 

Assim, os contatos de interessados podem ser separados em leads, ou potenciais clientes, dentro de um mercado determinado. 

Ou seja, o processo é simplificado, auxiliando os profissionais de marketing a criar táticas específicas para se comunicar com cada segmento, seguindo as características distintas, como comportamento e hábitos de consumo, demografia ou poder de compra. 

  1. Otimização de canais de divulgação

A presença do Data Science no marketing digital de uma fábrica de sacolas personalizadas permite o acesso a grupos de dados coletados a partir de vários canais diferentes, entre os quais as redes sociais, o e-mail marketing e o marketing orgânico.

A análise de interações online entre clientes em potencial dentro de determinados grupos, com a leitura do Data Science, auxilia a fazer conexões, indicar caminhos e identificar oportunidades entre os canais populares do público-alvo. 

  1. Melhor aproveitamento do orçamento de marketing

Em diferentes situações e cenários, o orçamento disponível para o marketing digital pode ser bastante limitado. 

Cada profissional precisa se esforçar para amplificar o ROI (Return Over Investment), isto é, o retorno sobre investimento, frente aos gastos com o marketing digital. 

A presença de Data Science ajuda a criar um padrão de investimento que utiliza melhor o orçamento disponível, a partir do comportamento de gastos e os dados ativos em comparativos com movimentos anteriores dos próprios clientes em potencial. 

Esse modelo pode facilitar os ajustes financeiros quanto ao orçamento disponível, dividindo os custos em áreas distintas, como ferramentas e operações de otimização de métricas, além de PPC em plataformas e redes sociais.

  1. Não pode esquecer a importância do SEO

A otimização do motor de busca, ou SEO, (Search Engine Optimization), é uma prática que ajuda a aumentar o tráfego do site de uma empresa de refrigerador para medicamentos ou um site e-commerce de uma loja de artigos esportivos.

Em relação à presença do Data Science, ele pode ajudar na otimização, levando em consideração que os recursos dos mecanismos de pesquisa são melhorados a partir do acúmulo, interpretação e reação dos dados analisados. 

Dentro da prática de SEO, o objetivo do Data Science é eliminar qualquer aspecto de adivinhação, descobrindo o que gera os resultados desejados, com o propósito de acompanhar todo o progresso.

  1. Pontuação de leads além do normal

O lead de um profissional de marketing não funciona de maneira eficaz quando se trata da conversão em um cliente pagante.

Como o Data Science consegue segmentar os clientes em potencial utilizado como base os interesses, também é possível aumentar a eficácia do departamento de vendas e, consequentemente, melhorar a receita. 

A criação de um sistema preditivo de pontuação de leads, com o uso do Data Science por parte dos profissionais de marketing digital, envolve a presença de um algoritmo que calcula probabilidades de conversão e segmentação de leads.

  1. Análise de sentimentos

O Data Science também ajuda no posicionamento de interpretação de sentimento, dentro do marketing digital.

Dessa forma, é possível ter uma melhor compreensão dos pontos de vista, perspectivas e pensamentos dos clientes que precisam de manutenção industrial dentro de plantas fabris. 

A equipe de marketing também pode acompanhar a reação dos clientes diante de uma campanha mais personalizada, e o quanto eles se mostram fiéis a uma empresa. 

  1. Cenário além das nuvens de palavras

As nuvens de palavras sempre foram empregadas para analisar conversas sociais, isso quando havia muita interação, identificando os tópicos mais emergentes. 

O Data Science pode utilizar algoritmos de processamento de linguagem natural, contextualizando o uso de palavras e, por fim, apresentar informações que possam, de fato, atrair clientes, dentro do aspecto de palavras relevantes. 

  1. Personalização do e-marketing com Data Science

A implementação de Data Science permite identificar quantas pessoas clicaram em um e-mail marketing e visitaram o site e-commerce logo após encontrar o link com o CTA. 

Esse tipo de informação pode ser utilizado para resolver questões, como quem prefere tal produto ou serviço, quais os interesses em determinados bens de consumo, e ainda assim não realizou uma compra, facilitando o envio de e-mail marketing para que a venda ocorra.

Dessa forma, fica mais fácil criar anúncios direcionados e personalizados sobre pisos laminados RJ, o que tende a resultar em mais conversões de leads em clientes pagantes. 

Isso evidencia que o e-mail marketing ainda é uma estratégia eficaz, e ajuda a promover e solidificar uma marca no mercado consumidor, e a implementação do Data Science ajuda no crescimento empresarial. 

Principais benefícios do uso do Data Science

O Data Science é muito aplicado em empresas SaaS (Software as a Service), mas pode ser adaptado por qualquer empresa dentro dos esforços de marketing digital. 

Os algoritmos de Data Science ajudam na compreensão sobre tendências quanto aos hábitos de consumo e do comportamento do consumidor moderno. 

Assim, fica mais fácil prever o valor sobre as perspectivas tanto no presente quanto no futuro comercial. 

Outro benefício é que o Data Science oferece experiências personalizadas para os clientes, já que as marcas de spray drying podem reagir prontamente às mudanças de comportamento enquanto consumidores. 

No âmbito do setor do marketing digital, a aplicação de Data Science permite a análise de muito mais dados em um curto espaço de tempo, e a adaptação mais rápida às necessidades de mudanças. 

Com isso, é possível economizar recursos a partir da automatização de processos de marketing digital, e a minimização de planos que escapam quando são necessários testes A/B, ou tentativa e erro. 

Dessa forma, aumenta a valor de vida útil dos clientes, ou LTV (Lifetime Value), mesmo que seja necessário segmentar os clientes mais valiosos e, enfim, alcançar os usuários certos. 

Conclusão

No final das contas, o Data Science, o aprendizado de máquina e a tecnologia de IA têm implementado mudanças pontuais e necessárias ao marketing digital, qualificando-o.

A implementação de Data Science se transforma de maneira constante, atendendo a interesses do próprio mercado e, ao mesmo tempo, acompanhando a alta tecnologia, se tornando uma ferramenta indispensável para entender melhor o público-alvo de qualquer empresa.

O melhor a se fazer é incluir o Data Science nas estratégias de marketing digital, a fim de identificar fatores comuns na população. 

Por fim, o Data Science permite ampliar as estratégias de marketing digital para um público, se impondo no mercado em que atua e posicionando o negócio frente à concorrência de forma adequada.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade