E-commerce é o nome dado a sua loja online. No mundo pré-internet, quando o empreendedor queria alavancar suas vendas, ele abria uma loja física.
Nos dias atuais, você precisa ter um espaço na web para chamar de seu, com isso, o e-commerce é este lugar.
Principalmente no mundo pós-pandemia a procura por e-commerce subiu consideravelmente. Em relação ao faturamento, os dados apontados pela empresa Compre-Confie, relatam um aumento de mais de 100% no segundo semestre de 2020.
Por isso, se você tem ou quer possuir um e-commerce, não pode ficar sem entender como funciona e saber quais dicas pode aproveitar para alavancar suas vendas.
E como funciona?
É muito simples na verdade, o consumidor sente o desejo ou a necessidade de adquirir um produto ou serviço.
Então, através de um dispositivo que acessa a internet, como PC, notebook ou o próprio smartphone, processa opções de e-commerce geralmente na ferramentas de busca.
O e-commerce pode estar dentro de uma rede social, tendo em vista que estas têm investido nesses espaços de venda, dentro de blogs e sites, sendo próprios ou não.
O fato de qualquer pessoa poder contratar um domínio e hospedagem facilita ter esse espaço próprio na internet através de um site.
Portanto, quando o consumidor encontra o produto que lhe agrada, é só realizar o pagamento através das formas oferecidas pelo e-commerce.
Geralmente, eles aceitam boleto e cartão, mas a cada dia está mais comum o pagamento por PIX.
Com isso, quem administra o e-commerce, envia o produto e o consumidor recebe em casa em pouquíssimos dias, e dependendo da região, até no mesmo.
O e-commerce se destaca em um mundo pós-pandêmico que passou a desfrutar de uma vida mais caseira e valoriza o conforto de não precisar se deslocar para fazer compras.
3 dicas para você alavancar suas vendas no seu e-commerce
Dessa maneira, agora que foi visto o que é o e-commerce e como ele funciona, veja também três dicas, caso você queira entrar no mundo online para as vendas, ou até mesmo já tenha um e pretenda apenas aperfeiçoar.
- Invista em Gestão de Vendas
O crm é a sigla de Customer Relationship Management, é a definição de ferramentas que trabalham com a gestão de relacionamento com o cliente.
Portanto, pense que já que o atendimento é virtual, você precisará possuir ferramentas que te ajudem a atender ao seu cliente de forma a fazê-lo permanecer na sua página, realizar a compra e ainda voltar para dar uma avaliação positiva e realizar novas compras.
Com isso, nada melhor então que investir em um crm vendas, já que ele te proporcionará uma visão ampla da sua gestão, do primeiro contato até o fechamento da venda de seu produto ou serviço.
- Invista em Marketing Digital
A experiência do cliente é extremamente importante de ser pensada. Por isso, investir em ferramentas que melhorem o acesso a seu site é a segunda dica.
Dessa maneira, invista em:
- UX design;
- Marketing de Conteúdo;
- Descrições de produtos bem detalhadas;
- Design gráfico.
Com a ajuda de um software crm gratuito, com certeza, esses dois tópicos já trarão resultados ao seu e-commerce.
- Atendimento personalizado
Ser bem tratado e recebido em uma loja física, por exemplo, faz com que o cliente já seja tendencioso a fechar a compra.
Entretanto, no espaço online, não temos a oportunidade de ter essa interação cara a cara, além disso, é muito mais fácil a pessoa sair do seu ambiente.
Por isso, é primordial que o atendimento através do e-commerce seja muito bem pensado e executado.
Mesmo que você tenha acesso ao melhor crm de vendas, é indispensável você personalizar seu atendimento.
Um passo muito simples é chamar o cliente pelo nome que ele preferir, por exemplo, digamos que seu consumidor colocou produtos do seu e-commerce no carrinho e decide não encerrar a compra e clicar para fechar a página.
Uma mensagem como: “Maria, porque já vai? Seu carrinho está incrível, não deixe essa oportunidade para depois!” pode ser a diferença entre a desistência e a efetiva venda.
Após a aplicação dessas dicas, com certeza seu e-commerce vai alavancar as vendas. Portanto, não se esqueça que um bom planejamento é a alma de qualquer negócio.
Um pipeline de vendas estruturado tem a capacidade de levar qualquer empresa a outro patamar.
Dessa forma, não minimize a importância desses tópicos, conhecer seu cliente, e visualizar as etapas de negociação e fechamento, através desse funil de vendas, vão te dar importantes conhecimentos sobre seus consumidores.
Em resumo, como em qualquer relacionamento, quanto mais você conhece a necessidade, desejos e metas do outro envolvido, maiores são os acertos, assim funciona da mesma maneira no mundo do e-commerce de vendas.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.
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