Entenda como desenvolver um bom Branding

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por diogo
em novembro 14, 2022

Todo empreendedor sonha em fazer com que o cliente lembre da marca dele sem precisar de uma pesquisa, apenas por pequenos símbolos. Esse é o poder de um bom branding

Com uma gestão de marca desenvolvida estrategicamente, os esforços se voltam para construir uma identidade em cima da empresa, fazendo a mente do cliente para que ele sempre lembre do seu serviço ao pensar em um problema que você pode resolver.

Diversos nichos podem se beneficiar dessa prática, desde uma empresa de ar condicionado até uma lanchonete caseira. Se você deseja aplicar o Branding para crescer o seu negócio, confira o conteúdo que preparamos abaixo e conheça esse método.

O que é Branding?

O Branding pode ser entendido como a gestão de marca de um negócio. É feito a partir de um pensamento estratégico, unindo missão e valores, dentro de uma identidade de marca para atingir a mente do consumidor.

A ideia é fazer com que todos os envolvidos, funcionários e possíveis clientes, saibam previamente como é o seu comércio, o que ele promove e no que ele acredita, seja ele uma empresa de chuveiro de emergência ou uma hamburgueria.

Dessa forma, o mercado vai reconhecer o potencial da empresa, ela será mais lembrada pelo público alvo e, consequentemente, vai crescer no cenário, atingindo novos curiosos que não conhecem a marca.

No geral, o Branding se constitui de ações que fazem a marca se manter relevante no mercado, com sinais exclusivos e próprios da personalidade da empresa.

Qual a importância do Branding?

Com a competitividade em alta, sai na frente o gestor que vai além de preços baixos ou marketing expansivo. A disputa agora é pela mente do consumidor, atraindo as sensações, emoções e sentimentos dele, por meio de uma cuidadosa identidade visual bem definida.

Esse é o verdadeiro diferencial central do Branding. Se a equipe estiver 100% focada em atingir uma construção sólida e madura da marca, as chances de proporcionar uma boa experiência aumentam e os novos clientes são conquistados facilmente.

Isso se dá também porque os jovens clientes querem marcas que conversem mais com eles por meio de algo que fortaleça uma conexão em comum. As opiniões semelhantes, ideias de mundo e outras ideias fortalecem a relação entre o público e a marca.

Um bom Branding consegue atingir essas questões e ele pode sair de uma empresa de aluguel de andadores ou de uma loja de discos, por exemplo, o importante é marcar um posicionamento e construir uma identidade.

Como usar o Branding para se diferenciar

É comum entender o Branding como uma ação para se tornar único dentro de um cenário. Muitas empresas, porém, não entendem como isso pode ser feito. Nesse sentido, alguns princípios devem ser bem claros durante a estratégia, confira alguns deles agora.

Entenda a sua missão e valor

Toda empresa possui uma ideia das missões e valores que ela agrega dentro da marca. Esses dois termos dizem respeito ao que a sua marca entrega para o cliente, em termos que a torne quem ela é, e não apenas a vendedora de produto.

É importante fazer com que o público entenda que ele não está simplesmente comprando o que você vende, e sim o que está por trás, os motivos da venda, o benefício e a exclusividade.

O poder do storytelling

Desde que o mundo é mundo, o ser humano se encanta com boas histórias. São elas que reforçam os bons laços e aproximam as pessoas. Contar uma história para a marca tem um forte poder de conquista para os seus clientes justamente por conta da conexão.

Isso pode ser percebido em comerciais de televisão, anúncios nas redes sociais e cartazes. A história de uma marca pode ser tão forte ao ponto de fazer o cliente entender que ele está indo atrás de algo mais profundo do que um freezer pequeno preço.

Conheça os locais de contato

Saber por qual local o seu cliente está chegando até a empresa também é essencial para fortalecer o Branding. E não se trata de apenas uma rede social, mas diversas formas de chegar até o consumidor. 

Cada uma delas precisa falar a mesma língua, para que não haja conflitos entre os pontos. É essencial conhecer todos os locais para certificar que a mesma história está sendo contada.

Tenha um universo da sua marca

Um modo de mostrar que você possui o conhecimento necessário sobre o produto que está sendo vendido, seja uma empresa de máquina de fazer gelo em cubo industrial preço ou de tênis esportivos, é investir em um universo da sua marca.

Isso é construído em torno do Branding, ao se apropriar da identidade visual, do tom de voz, do logotipo, das cores e de outros símbolos que fazem a sua empresa ser quem ela é.

Todos eles, em sintonia, vão fazer com que a sua marca seja reconhecida pelo consumidor onde quer que ele esteja, sem importar o elemento da empresa usado durante a aproximação.

Cumpra a promessa

Ninguém gosta de se sentir enganado, não é mesmo? Pois é assim que o seu cliente também vai pensar. Nesse sentido, reveja sempre a missão e valores e faça com que eles sejam aplicados por meio do branding.

Aos poucos, você verá a diferença só de se dedicar de verdade em cada ponto da identidade da sua marca e verá que nem todas as empresas ao seu redor têm a mesma atenção que você nessas questões.

O passo a passo de um bom Branding

Já reforçamos a ideia de ter a missão e os valores bem definidos, mas essa é a primeira parte de um Branding sólido e consistente. A partir desses dois itens, você entende como é possível se posicionar com a sua empresa e transmitir as suas ideias para o público.

Com o posicionamento bem demarcado, é ele que deve guiar os próximos passos do Branding como um todo. Esses passos podem ser constituídos como:

  • Identidade visual;
  • Personalidade;
  • Tom de voz;
  • Canais;
  • Conteúdo.

Nos tópicos a seguir, você entende do que se trata cada item listado acima. São etapas extremamente importantes e definidores da marca e responsáveis por marcar a mente do fiel consumidor.

Identidade visual

As cores, fontes e logo da sua marca devem ser os primeiros itens a serem visualizados na mente do seu consumidor quando ele se pergunta: “onde posso encontrar equipamentos contra incêndio?”. 

É importante pensar de forma adaptada aos ambientes digitais e offline. O público deve conseguir interpretar o nome da sua marca e as cores serem agradáveis aos olhos de quem lê.

Além disso, toda a sua equipe deve entender muito bem quais são as cores usadas pela empresa para que elas sejam mantidas em todos os projetos da empresa.

Para um bom Branding, manter a identidade visual em todos os locais é imprescindível para marcar a mente do consumidor.

Personalidade

Se a sua marca fosse uma pessoa, como ela seria? Se é importante imaginar uma persona para entender com quem você está se comunicando, o mesmo se adequa para a empresa. 

Pensar características humanas que constituem a sua marca fortalecerão a relação entre a sua empresa e o público. E vai bem mais do que características, como também opiniões, valores, crenças, hobbies e comunicação.

Isso tudo faz com que o público se sinta próximo de alguém como ele e não apenas de uma empresa com foco no financeiro.

Tom de voz

Como a sua marca vai conversar com o público? Por meio de gírias ou com formalidade? Não importa a resposta, ela deve fazer sentido com a comunicação do seu público.

Nesse sentido, faça uma pesquisa dentro dos seus seguidores e persona para entender como eles se comunicam e faça uma adaptação para a sua empresa.

Canais

O tom de voz deve ser marcante entre os canais da sua marca. Escolha aqueles que o seu público mais consome e se faça presente em cada um deles, com uma linguagem que faça com que o público se engaje nas publicações.

Conteúdo

O Marketing de Conteúdo hoje em dia é uma prática presente em diversas empresas de sucesso e ela também faz parte de um Branding para a sua marca. 

Os materiais publicados em blogs, sites e redes sociais devem ser alinhados com a sua identidade visual, assim o público vai entender quem está de fato educando ele.

3 benefícios do Branding para a marca

Existem diversos motivos para você investir em um bom Branding para a sua marca, mas separamos 3 vantagens para que você entenda a transformação que a sua empresa pode ter ao seguir as dicas acima

Aumentar o reconhecimento

Uma identidade visual bem definida permite aumentar facilmente o alcance de qualquer tipo de serviço,de filtro osmose reversa para lojas de doces. Com um bom Branding, você se comunica por meio dos símbolos e torna a sua marca bem mais conhecida.

Precificação de valor

Se você deseja aumentar o valor dos seus produtos ou mantê-los no nível adequado ao que você oferece, o Branding promove sustentação para esse tipo de ação.

Isso porque se o consumidor entende, por meio do Branding, que você oferece o que ele deseja, um preço acima do concorrente não será um problema.

Para todos os negócios

Você pode ser um pequeno comércio de aquecedor a gás instalado preço e que precisa atingir uma meta rapidamente ou uma empresa que possui anos de carreira, não importa, o Branding vai ajudar você a alcançar o objetivo e lucrar da melhor forma.

Por isso, revise os conteúdos que passamos nesse artigo e comece já a implementar o Branding na sua empresa. Você verá a diferença!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade