Saiba como a esfoliação pode ajudar a cuidar de você mesmo
Remover as células mortas, dar mais vivacidade aos tecidos da pele e ainda ter a sensação de pele renovada e hidratada são alguns benefícios de uma esfoliação corporal. Essa técnica traz várias vantagens para o corpo e você só precisa de um esfoliante corporal e um bom banho para aproveitar.
O que é a esfoliação corporal?
A prática nada mais é do que limpar a pele através de itens próprios para isso. Os produtos geralmente são misturas de cremes, géis, sabonetes líquidos ou óleos que contém alguma substância granular, que será a responsável por retirar a pele morta.
Quando esfoliamos o corpo, temos como principal função remover as células mortas de forma superficial, além de eliminar as impurezas e ajudar outros produtos, como os cremes hidratantes, a penetrarem com mais facilidade.
Por ter essa função de ajudar na absorção de outros produtos, a esfoliação é uma forma de potencializar o resultado de procedimentos estéticos. A massagem modeladora, por exemplo, é uma ótima combinação com a esfoliação, já que quando feita anteriormente, ela ajudará a pele a absorver de forma mais profunda, aumentando os resultados da massagem.
Como fazer uma boa esfoliação no corpo?
Atualmente, existem vários tipos de esfoliantes no mercado. É possível encontrar produtos em formato de creme, sabonetes, gel e até óleos. Além disso, existem receitas para fazer esfoliantes em casa, utilizando açúcar e até sementes de alimentos, misturando-os com mel ou cremes.
Para fazer a esfoliação, o produto deve ser espalhado por todo corpo, dos pés até o pescoço. Após aplicado, é necessário fazer movimentos circulares, sem colocar muita força para não machucar a pele. Quando terminar de esfoliar todo o corpo, o produto pode ser deixado por mais alguns minutos no corpo e depois deve ser retirado com um banho ou com uma toalha úmida.
Todo mundo pode fazer esfoliação?
De forma geral, sim. O que muda é a frequência a ser feita. Se o procedimento for feito em clínicas especializadas, quem tem a pele mais oleosa, pode fazer a esfoliação a cada 7 ou 10 dias, já quem tem a pele seca deverá aumentar o intervalo, esperando 14 dias para refazer o processo.
Se a esfoliação for feita em casa, a frequência pode ser um pouco maior, uma vez por semana, mais ou menos. Mas se sentir que a pele tem ficado muito ressecada ou irritada, aumente o intervalo, para não causar machucados.
É importante lembrar que existem produtos para cada tipo de pele. Isso quer dizer que quem tem pele sensível, por exemplo, deve utilizar esfoliantes especializados, que geralmente são mais leves e com grânulos menores. Já que tem pele oleosa, usará produtos com menos óleo e mais adstringentes.
Benefícios da prática
Além de remover a pele morta e trazer renovação celular, como citamos acima, a esfoliação tem diversas outras vantagens para o maior tecido do corpo.
Ela melhora a circulação sanguínea, por causa dos movimentos feitos em círculos, ajuda a dar mais uniformidade ao tom da pele, funciona como um preparatório para a depilação, evitando a foliculite, ajuda na prevenção e tratamento da celulite e das linhas de expressão e ainda estimula o sistema metabólico do corpo.
Para finalizar, a esfoliação também é uma ótima maneira de promover relaxamento ao corpo. Por isso, é válido fazer da prática um momento para cuidar de si mesmo. Coloque uma música relaxante, acenda velas, diminua a luz e cuide do seu corpo enquanto relaxa, revigora as energias e diminui o estresse do dia a dia.
Deixe um comentário