Espaço integrado: transformando uma kitnet com mezanino em um duplex

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Dicas para ganhar alguns metros quadrados e ter um local exclusivo para montar o quarto

O interesse em residências com poucos metros quadrados cresceu entre o público que pretende morar sozinho ou está recém-casado. São pessoas que desejam um local confortável para viver, muitas vezes usado somente para dormir e de preferência nos modelos de kitnets e lofts.

Dentre as tendências de decoração destes imóveis, além de aproveitar mais as paredes, com cores diferentes separando ambientes, há também o mezanino para criar um duplex. A ideia é deixar a cama em algo semelhante a um segundo andar e aproveitar melhor o espaço disponível. 

Agora, se você vive em uma kitnet e quer experimentar as novidades, o que acha de usar o mezanino para transformá-la em um duplex? Confira as dicas para montar este espaço integrado.

Pé direito alto

O primeiro fator observado é a presença de um pé direito alto. Somente assim, é possível colocar o mezanino e substituir o uso de um forro mais baixo, por exemplo. Até porque, mesmo com o mezanino, é preciso ter espaço para circular tranquilamente em todos os cantos da kitnet.

Escada vazada

A escada vai ser indispensável para você alcançar o segundo ambiente da kitnet. No entanto, os modelos tradicionais tomam mais espaço, assim, a ideia é investir no modelo vazado. A madeira é chumbada na parede e podem ser usados apoios de ferro para dar firmeza aos degraus. E ali, embaixo deles, um cantinho para as plantas.

Painel de TV com prateleira

Para decorar ou guardar objetos como o controle remoto, ter um painel de TV com prateleiras ajuda a aproveitar melhor o espaço da kitnet. Se quiser investir em prateleiras móveis, encaixadas no painel e que mudam de lugar, também vale a pena para inovar o ambiente com pouca alteração.

Sala e cozinha integradas

Como o mezanino será o segundo piso na kitnet, o quarto deixa o “piso inferior” e você pode focar em manter uma sala, cozinha e banheiro. A sala e cozinha seguem integradas, mas é possível definir uma boa separação com pintura e o uso de porcelanato nas paredes. Além disso, a cozinha também divide espaço com a máquina de lavar.

Banheiro é o único cômodo a parte

O banheiro da kitnet é o único cômodo separado por paredes. Costuma ser um pouco menor em comparação com outros imóveis e vale aproveitar bem o espaço. Um gabinete com gavetas e espelho com armário é bem-vindo. Além disso, o box do chuveiro pode ter duas portas de correr.

Quarto no mezanino

O quarto vai ganhar um cantinho só dele, separado dos demais cômodos pelo mezanino. Você ainda enxerga o que acontece no “piso inferior” da casa, porém, ganha espaço. Vale deixar a cama, que pode ser de casal, e até trazer alguns móveis pequenos, como mesa de cabeceira. 

Guarda-roupa na parte inferior

Um guarda-roupa não pode ser acomodado na parte superior, no caso, no mezanino. Ele pode continuar na parte debaixo, próximo à sala e funcionar como separador de ambientes. O único detalhe é que precisa ter portas de correr e, se quiser, vale apostar nos modelos com espelho, para dar a sensação de amplitude.

Cama-baú ou com gavetas

Para aproveitar melhor o mezanino e não deixar um “quarto” desorganizado ou muito cheio de objetos, você pode apostar na cama-baú ou com gavetas. A ideia é reduzir o número de móveis e manter tudo sempre guardado no lugar certo. Esse espaço, por exemplo, pode assumir o papel do gaveteiro.

O que você achou das dicas para aproveitar uma kitnet com mezanino e ter um duplex mesmo com poucos metros quadrados? Seu lar provavelmente vai ganhar uma cara nova e ainda dá para receber visitas tranquilamente. Agora, é só colocar em prática!

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade