Existe liderança na advocacia? Saiba como ser um bom líder!

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em outubro 31, 2022

Dentre as inúmeras habilidades que um profissional da área do direito deve buscar desenvolver, sem dúvidas, está a liderança na advocacia. Considerada uma “soft skill”, a boa liderança também é parte fundamental do trabalho a ser desenvolvido.

A advocacia, na maioria das vezes, é exercida dentro de uma equipe, garantindo que prazos possam ser cumpridos de forma impecável, bem como que o cliente tenha seus interesses atendidos integralmente,

Assim, engana-se quem pensa que o advogado deve apenas conhecer muito bem as leis, pois existem uma série de características e habilidades que devem ser desenvolvidas para que o profissional se destaque no mercado.

Seja em um grande escritório, que abarque diversas áreas com muitas equipes ou, até mesmo, uma empresa composta por dois sócios, saber trabalhar em equipe e demonstrar liderança é fundamental.

Neste artigo, será abordado o que é ser líder, quais os tipos de liderança que estão presentes na advocacia e quais habilidades compõem um bom líder. Além disso, serão apresentados conselhos para o desenvolvimento da liderança.

O que é ser líder?

Antes de mais nada, é preciso saber o que é ser líder no exercício da advocacia. Pode-se falar diversas formas de liderar enquanto operador do direito, como liderar comissões junto à OAB e um departamento jurídico dentro de uma empresa alimentação coletiva.

Contudo, tem se tornado ainda mais fundamental a cada dia desenvolver habilidades de liderança dentro do próprio trabalho como advogado, como forma de impulsionar a equipe e tornar o trabalho conjunto ainda mais proveitoso.

É importante considerar que, hoje em dia, os escritórios costumam ser compostos por diversas áreas, não se limitando apenas a atender um público específico, com uma sociedade pequena.

É muito comum que uma área seja composta por uma equipe na qual há diversos tipos de senioridade, abarcando desde o estagiário até o sócio responsável por aquela divisão, considerando a especialidade de cada um.

O advogado generalista, que sabe um pouco de tudo e trabalha em todas as áreas, cada vez mais se torna ultrapassado. E, assim como um banner de parede personalizado, deve ser atualizado para manter a credibilidade e seguir sendo escolhido por clientes.

Por isso, hoje mais que nunca, o advogado que sabe gerir bem uma equipe se destaca tanto para ser escolhido por clientes quanto no mercado de trabalho, para ser contratado por grandes firmas.

A liderança, entretanto, não se confunde apenas com chefia. É possível ser um grande líder sem que tenha necessariamente um cargo de gestão, apenas por atitudes que façam com que a equipe se sinta protegida e guiada.

Por essa razão, mesmo pessoas que ainda não ocupam cargos de liderança podem ser consideradas líderes exemplares, uma vez que dentro do seu papel na equipe conseguem expressar essa característica para o bem da equipe.

Visto isso, existem alguns pontos que tornam uma pessoa habilitada para se considerar um bom líder, como:

  • Atenção aos colegas, de maior, menor ou posição equivalente;
  • Clareza de prazos e demandas;
  • Consideração;
  • Respeito à maneira de trabalho de cada um;
  • Proatividade para resolver demandas da equipe.

No âmbito jurídico, torna-se essencial desenvolver tais características, em especial ao considerar que consiste em um trabalho que pode envolver longas horas, muita pressão e responsabilidade, além de prazos apertados.

A importância de um líder no âmbito jurídico 

Um líder no ambiente jurídico pode ser até mesmo um estagiário que demonstra extrema proatividade, que está atento às necessidades da equipe e se propõe a apresentar sugestões para melhorar o trabalho de todos.

É importante que reuniões mensais junto à equipe estejam na agenda empresarial personalizada de um líder, para garantir que todos sejam ouvidos e acompanhados.

Dessa forma, esse profissional consegue colocar os interesses da equipe e, por consequência, da empresa acima dos seus pessoais, o que se traduz em uma característica de liderança.

O universo jurídico, seja qual for a área de atuação específica, consiste em lidar com interesses muito caros aos clientes, como patrimônio, demandas físicas, morais e emocionais e, por muitas vezes, a própria liberdade.

Além disso, cada passo no processo jurídico costuma ser regido por prazos fatais e, por vezes, muito apertados para o nível de aprofundamento que uma peça pode exigir do profissional.

Por isso, cada vez mais as demandas tendem a ser encaradas por equipes, que realizam acompanhamentos e traçam estratégias tanto na fase processual quanto para evitar as chances de que uma situação seja resolvida pela via judicial.

Uma situação que pareça simples, como elaborar contratos para uma empresa de reformas de sofás, deve ainda ser ser analisada com cuidado e diligência para garantir que não haja nenhum problema.

Assim, é importante que o líder possa acompanhar todos os processos, não de forma pessoal e direta, uma vez que o volume pode ser um impeditivo para que apenas um profissional realize a gestão.

Por isso, a construção de uma equipe coesa e confiável é um dos papéis do líder, o que permitirá que ele possa garantir que cada um dos clientes esteja devidamente acompanhado e que os prazos estão cumpridos de acordo com o necessário.

Outra característica, no âmbito jurídico, que permite uma boa liderança é justamente garantir que todos sejam ouvidos e tenham oportunidade de oferecer sua visão, o que é essencial na advocacia.

É comum a piada de que, ao ser questionado sobre qualquer assunto, o advogado responderá: “depende”. Isso, contudo, faz com que o profissional seja bom, pois entende que cada situação pode ser lida por diversos ângulos.

Assim, um bom líder sabe que qualquer membro da equipe pode oferecer insights valiosos para a demanda enfrentada e estimula que todos se posicionem, conferindo a oportunidade de construção de raciocínio conjunto.

Uma boa forma de realizar isso na equipe é justamente utilizar, por exemplo, um painel fotográfico para parede de quarto que possa ser alimentado por toda a equipe.

Tipo de liderança

É importante considerar que nem todos os líderes têm uma mesma forma de agir, tanto em relação à sua equipe quanto ao estilo de liderança que apresentam.

Assim, um líder autocrático, por exemplo, chegará às diretrizes sozinho e buscará realizar a delegação de atividades conforme entender melhor, o que pode levar a uma sobrecarga.

Se o líder optar sozinho, por exemplo, por solicitar uma revitalização de piso do andar que a equipe está e não informar a todos, poderá ficar sobrecarregado ao buscar empresas, orçamentos, agendar data para realização do serviço, coisas que poderiam ser delegadas.

Já o líder democrático buscará ouvir a todos e encontrar lugares comuns nas posições da equipe, se comportando como um membro dela, não como alguém superior. Contudo, isso não pode impactar na autoridade que tenha junto ao grupo.

O líder liberal, por sua vez, permite que os integrantes tenham liberdade para organizar sua rotina, dividir e decidir suas tarefas. A importância é voltada para a entrega de resultados e metas atingidas, dando liberdade para a equipe.

A liderança visionária, por sua vez, foca em enxergar oportunidades e os pontos fortes de cada um na equipe, com uma visão otimista do que podem oferecer. Dentro da advocacia, é essencial oferecer uma postura colaborativa e moderna.

Contudo, pode ser difícil desenvolver uma liderança própria e entender qual é o estilo que combina mais com cada um.

5 dicas para desenvolver liderança 

A primeira dica é que a liderança pode e deve ser desenvolvida apesar do cargo, mesmo que o advogado ainda não detenha especialmente um cargo de supervisão. Proatividade e espírito de equipe podem alçar profissionais.

Outro ponto importante, em especial para aqueles que já realizam a gestão de uma equipe, é garantir que a comunicação esteja afiada entre todos os integrantes. Todos devem saber quais são as expectativas, as tarefas e os resultados buscados.

Além disso, deve haver um canal confiável para que todos comuniquem dificuldades, dúvidas e eventuais renegociações de prazos, quando possível dentro da tarefa proposta.

A terceira dica é que é fundamental que o líder trate todos bem e de igual para igual, desde o sócio mais alto do escritório até o mais recente membro do serviços de limpeza. Isso, além de ser a postura adequada como pessoa, dá bom exemplo para a equipe.

A quarta dica é a importância do líder estar sempre a par de tudo que acontece dentro da equipe e da sua área de atuação. Por mais que seja desafiador, é fundamental que a liderança seja desenvolvida com base em informações.

Outro ponto a ser destacado é a importância de sempre comemorar as vitórias da equipe, garantindo reconhecimento para todos os membros que se engajaram para que o resultado chegasse.

Ter, por exemplo, um expositor de madeira para parede com os melhores resultados e, até mesmo, os nomes daqueles que se destacaram pode dar um gás para a equipe e garantir o bem estar de seus integrantes.

Considerações finais

Na advocacia, é fundamental que o trabalho em equipe seja valorizado e corra da forma mais fluida possível. Para tanto, o líder é peça fundamental para garantir que o trabalho seja realizado com excelência, colocando o cliente em primeiro lugar.

Desenvolver as características de liderança é possível para todos os membros de uma equipe e pode ser um diferencial para o crescimento dentro da carreira, em especial em um ramo concorrido como o jurídico. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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