Gato com diarreia: o que fazer?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Situação indica incômodo no trato gastrointestinal do pet

Os gatos são animais muito higiênicos, sendo exigentes na limpeza deles próprios e do local onde habitam. Hábitos como a preferência pela caixa de areia sempre limpa e os “banhos” diários com lambidas são bem característicos desses felinos.

No entanto, há situações em que esse comportamento higiênico é deixado de lado e o animal ganha uma feição de sujo, emanando até mau cheiro — algo nada comum nesses animais. Esse é um quadro típico, por exemplo, em um gato com diarreia.

Há uma série de fatores que podem desencadear este incômodo gastrointestinal, que vão desde infecção alimentar até envenenamento. Seja qual for a situação, o mais indicado é procurar uma avaliação do veterinário imediatamente.

É normal o gato apresentar quadro de diarreia?

Primeiramente, é preciso entender que esse tipo de quadro representa uma resposta natural do próprio organismo para eliminar algo que não está lhe fazendo bem. É o mesmo mecanismo que acontece com nós humanos, por exemplo.

A principal característica da diarreia em gatos é a eliminação de fezes pastosas ou líquidas com coloração fora do habitual, por vezes feitas fora da caixa de areia. O comportamento do animal tende a mudar quando ele sente esse tipo de desconforto, com prostração e apatia.

Um dos aspectos mais visíveis é a falta de higiene. O gato deixa de fazer os seus banhos diários e, com consequência, os pelos vão ficando mais sujos. Além disso, o desenvolvimento do mau cheiro, algo completamente incomum nesses animais, é outro indicativo de que o pet não está nada bem.

Nos casos de maior gravidade, o animal pode apresentar quadros de febre, perda de apetite e de peso, bem como vômitos. A urgência do atendimento médico veterinário é ainda maior no último caso, especialmente se essa situação está acontecendo por mais de 10 dias consecutivos.

O que fazer quando o gato está com diarreia?

Como já foi dito, o mais indicado é buscar orientação de um veterinário. Só ele conseguirá avaliar a situação completa do animal, verificando quais as possíveis causas da diarreia e orientando quais procedimentos e medicações deverão ser tomadas posteriormente.

Depois de uma avaliação completa e com o animal já em casa, os cuidados devem ser redobrados, além dos possíveis remédios prescritos, é necessário ter atenção ao oferecer água ao seu bichano. Eles precisam de uma maior hidratação para se recuperarem bem, então deixe água fresca e limpa à sua disposição.

Confira também a necessidade de trocar a ração usada por uma específica, previamente indicada pelo veterinário. Apesar do mal-estar, o animal precisa continuar se alimentando corretamente. Então, prefira sempre alimentos de qualidade.

Quais razões para diarreia em gatos?

Existem diversas causas para que um animal apresente um quadro de diarreia. O contato com bactérias, como Salmonella, Campylobacter e Escherischia coli, ou vírus, a exemplo do Astrovírus, Coronavirose, Panleucopenia, Leucemia Felina (FeLV) e Rotavírus, são algumas delas.

A presença de parasitas no organismo do gato, como Coccidia, Giardia e Toxoplasma, também pode causar esse problema. Há casos em que a diarreia é sinal de algum tipo de doença crônica, como a doença inflamatória intestinal, geralmente seguida por episódios de vômito.

Assim como nós, humanos, os gatos também estão sujeitos a desenvolverem uma infecção alimentar ao ingerirem alimentos estragados e um sinal disso é a diarreia. Além disso, uma mudança alimentar, em que a ração é trocada por opções mais naturais pode alterar a consistência das fezes do animal, mas de modo passageiro.

Há ainda a possibilidade do quadro de diarreia ser desencadeado por envenenamento acidental (quando o gato ingere veneno de rato ou substâncias tóxicas) ou proposital. Apesar de abominável, o envenenamento proposital é algo bastante comum e pode ocasionar na morte do animal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade