Tem interesse em entrar para o mundo da publicidade digital? Então, o Google Ads não pode ficar de fora do seu plano de marketing.
O maior buscador virtual do mundo não é referência à toa. Ele vai muito além da barra de pesquisa e dos milhares de resultados mostrados em segundos.
Para se ter uma ideia, há plataformas específicas para diferentes funcionalidades, como para elaborar e segmentar anúncios com base nos dados armazenados pelo Google.
Existem recursos, funcionalidades, estratégias e métricas para aproveitar e obter melhores resultados com os negócios. Saiba tudo sobre a ferramenta e seus impactos no texto que começa abaixo!
Google Ads: o que é isso?
Antigamente conhecido como Google Adwords, trata-se da principal fonte de receita do Google. Para se ter uma ideia, só no 4º trimestre de 2021 a empresa arrecadou 6,1 bilhões de dólares por meio da ferramenta.
O que faz do Google Ads tão lucrativo? É simples: dar a oportunidade para que os fornecedores de materiais cirúrgicos sejam vistos por mais pessoas na internet de forma segmentada.
Além disso, ambos podem se beneficiar. Isso porque, independentemente do formato de anúncio, a marca só desembolsa um valor quando as pessoas clicam no link.
Dessa forma, investir no Google Ads é investir em uma estratégia segura e que realmente vai gerar frutos para seu negócio.
É claro que a popularidade do site também contribui para isso – afinal, quem não gostaria de ser relevante no buscador mais utilizado no Brasil e no mundo?
E as estratégias de lance?
Na hora de começar a desenvolver uma campanha para serviço de cuidadora de idosos, o Google Ads pergunta quanto elas estão dispostas a pagar por cada clique.
Na plataforma isso é chamado de lance. Existem dois tipos possíveis: o lance manual e o lance automático.
No primeiro tipo, como o próprio nome indica, o usuário define quanto vai desembolsar manualmente. Assim, é possível essa quantia conforme a necessidade e até quando a campanha estiver no ar.
Já os lances automáticos são definidos pelo Google tendo como base a probabilidade que a campanha sobre médico especialista em disfunção erétil tem de receber cliques e gerar conversões.
Nessa modalidade, não é necessário fazer alterações: tudo fica a cargo do Google Ads.
Tipos de estratégias de lance automático
Existem várias modalidades de lance automático. Vamos trazer os detalhes e benefícios de cada uma delas a seguir, acompanhe.
Maximização de conversões
O objetivo é alcançar a maior taxa de conversão possível. Requer pouco conhecimento prévio, por isso é adequado para testes de automação.
Com isso, um serviço de prevenção e combate a incêndio que deseja começar a usar o Google Ads pode apostar nessa estratégia de lances.
O tempo necessário para a plataforma aprender a trabalhar com suas configurações pode variar de duas a três semanas.
Enquanto isso, gerencie seu orçamento e analise os resultados para as próximas etapas. Apesar disso, pode ser interessante iniciar com o modelo manual, de modo a definir melhor o limite orçamentário.
CPC otimizado ou ECPC
O CPC otimizado é ideal para aumentar os resultados de cliques manuais.
Essa estratégia ajusta os lances manuais com base na probabilidade desses cliques gerarem vendas.
Já o ECPC baseia-se em manter o CPC médio abaixo do CPC mais alto permitido. Ele usa informações como o navegador usado, hora e local para personalizar as ofertas e como/para quem serão apresentados..
Assim, os profissionais em locação de impressoras preço podem avaliar com segurança o impacto da campanha antes de investir grandes somas nela.
Inserção dinâmica de palavras-chave
Essa ferramenta pode ser usada para combinar palavras-chave de grupos de anúncios com palavras usadas nos mecanismos de pesquisa.
O funcionamento é simples: o Google Ads coloca um código predefinido no anúncio. Quando um usuário pesquisa, esse código é substituído por palavras-chave populares.
Adicionar palavras-chave dinâmicas é uma maneira avançada de obter mais cliques e mais resultados a longo prazo, de forma estratégica e personalizada.
Retorno dos gastos com publicidade ou ROAS
Essa estratégia de lances é baseada na divisão da receita da empresa de tinta epóxi para piso de cimento pelo gasto total com publicidade.
Ao multiplicar por 100, o resultado obtido é o ROAS, um percentual que mostra o quanto cada anúncio representa financeiramente para a sua empresa.
Recomenda-se uma média de pelo menos 50 conversões em 30 dias para usar esta estratégia.
Entrega Rápida
A entrega rápida permite que seus anúncios sejam exibidos gradualmente ao longo de um tempo predefinido.
Basta verificar as estatísticas da sua campanha e identificar os horários de pico de tráfego no site de equipamentos de proteção individual radiologia.
A partir dessa coleta de dados, agende a entrega rápida para os horários de maior movimento. Não se esqueça de definir um limite de orçamento para obter bons resultados alinhados ao budget definido.
Preço sazonal
Assim como às vezes os anúncios são os mais populares, há momentos em que o tráfego é baixo, ou mesmo períodos em que as ofertas precisam ser reduzidas devido a baixa procura.
Se você quiser economizar dinheiro sem parar de exibir anúncios em épocas de mais contenção, considere utilizar os preços sazonais.
Considere o exemplo de um vendedor de equipamentos para empresa de terceirização de serviços de limpeza que percebeu que seu site era muito mais visitado em datas especiais.
Com esse conhecimento, ele pode passar a investir nas ofertas sazonais como o Dia dos Pais ou dos Avós, por exemplo.
Do mesmo modo, para otimizar seu investimento em publicidade, é muito importante identificar o momento em que seu produto é mais desejado.
Boas práticas de Google Ads
A escolha da estratégia de lances certa para sua empresa depende de vários fatores. Continue lendo os tópicos abaixo para obter mais informações, visando qualificar os resultados obtidos.
Pense nos objetivos
Você precisa saber exatamente quais objetivos estão por trás de suas campanhas publicitárias.
Se a meta é direcionar tráfego para postagens de blog, foque na melhor forma de conseguir mais cliques. Em alguns casos, pode ser recomendável investir em lances de custo por clique (CPC).
Por outro lado, se o objetivo principal é aumentar exponencialmente os resultados, é mais adequado investir na maximização do resultado.
Aqui o custo por aquisição é mais interessante quando a empresa tem muitos leads no funil de vendas e precisa gerenciá-los de forma otimizada.
Considere o tamanho da empresa
É importante observar que cada estratégia leva em consideração o limite de orçamento programado no Google Ads.
Definir orçamentos limites envolve estimar os recursos disponíveis e as receitas esperadas.
O ideal é começar a investir minimamente e aumentar o investimento pouco a pouco à medida que as campanhas vão sendo implementadas.
Isso evita que sua empresa fique endividada antes que todo o trabalho realizado seja pago.
Monitore os concorrentes
Agora que você definiu com clareza seus objetivos, é hora de entender o que seus concorrentes estão fazendo e como/porque eles estão fazendo isso.
Você pode fazer essa avaliação inserindo palavras-chave relacionadas ao seu setor ou produto e analisando as principais empresas (tráfego orgânico e pago) no Google.
Para anúncios, analise, por exemplo:
- Palavras-chaves;
- Meta Descrições
- Layout das landing pages;
- Tempo de carregamento e plugins.
Com base nessa análise criteriosa, você já terá mais ideias para seus anúncios e entenderá como funciona para aqueles que trazem mais resultados e cliques para você – e como seus concorrentes conseguiram captar a atenção dos seu público-alvo, fazendo escolhas mais assertivas.
Cuidado com as palavras-chaves
A escolha das palavras-chave deve ser feita com muito cuidado, pois ela tem uma importância enorme na sua campanha de Google Ads – impactando em todo o resultado da ação.
Portanto, use o próprio planejador do Google com sabedoria para planejar, considerando aquelas que trarão maior impacto nos resultados que espera e se relacionam com o público.
Lembre-se que muitas vezes a palavra-chave que você está interessado pode não ter um bom tráfego de busca.
A falta desse tráfego pode resultar em uma campanha ineficaz, que não gera cliques ou vendas.
Por isso, analise cuidadosamente todas as palavras-chave que o Google oferece, descobrindo qual se alinha melhor à sua estratégia.
Atualmente, vale a pena analisar volumes de buscas, custos médios e concorrência para cada palavra-chave.
Pense nas características do produto
Existem produtos que não costumam ser comprados mais de uma vez dentro de um determinado período de tempo.
É o caso de alimentos para animais de estimação, bebidas, móveis e eletrodomésticos. Todos os produtos deste tipo são semelhantes na medida em que duram muito.
Ou seja, nem sempre vale a pena anunciar por muito tempo, de forma contínua.
O ideal é acompanhar o ciclo de pós-venda de cada cliente e determinar quanto tempo leva para os mesmos perfis comprarem novamente os produtos, estabelecendo os ciclos para remarketing nas campanhas.
Considere aqui que a fidelidade também depende de ofertas e conteúdos individuais.
Um jovem motorista que acabou de comprar uma geladeira nova não vai ver sentido em pesquisar por novos produtos similares.
Por outro lado, é mais adequado investir em outras formas de fidelização, como o marketing de conteúdo e até mesmo itens que podem qualificar a experiência com o objeto adquirido.
Teste seu público
O Google é uma fonte inesgotável de informação e conhecimento, principalmente sobre nós, os usuários.
Ele lançou recentemente uma ferramenta muito interessante que pode ajudar suas campanhas publicitárias, identificando os públicos com intenção de compra.
Isso permite que os anunciantes analisem a demografia do usuário e definam estratégias e metas mais precisas com base no comportamento online.
Dessa forma, o Google fica sabendo quando um visitante pesquisa e compra produtos ou simplesmente clica em anúncios semelhantes.
Fornecer essas informações aos anunciantes ajudará a melhorar as taxas de conversão. Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário