A automação é, para os setores de marketing e vendas, um dos critérios mais importantes a serem adotados por todas as instituições que desejam assumir, o quanto antes, uma postura segura e firme diante da crescente concorrência no cenário do mercado atual.
Em virtude disso, também é correto dizer que, seja para o nicho que for, desde as vendas de catraca eletrônica biométrica na indústria até a comercialização de alimentos no varejo, a otimização dos processos é muito mais do que um simples ornamento.
Automatizar as etapas da publicidade, da propaganda e das vendas já deixou de ser uma questão de estratégia para vender mais ou se destacar da concorrência, passando a ser um critério obrigatório para quem quer que deseje conseguir fazer algo em tempo hábil.
Seja na resolução de um problema com a cnh suspensa por excesso de velocidade ou na busca por qualquer outra solução na internet, é possível encontrar um consumidor cada dia mais ansioso e apressado, e uma demanda de conteúdos cada vez maior e densa.
Por esta razão, todos aqueles que desejam trabalhar com a comunicação precisam saber fazer a coisa da forma certa, de modo que a agilidade e a qualidade da entrega sejam duas coisas indissociáveis, de modo que uma não comprometa a presença da outra no projeto.
Assim, e para que até mesmo a venda de um painel acm adesivado possa ser aumentada em uma campanha, este artigo terá como objetivo a contextualização da importância do processo de automatização de cada uma das etapas de um projeto de vendas.
Além disso, serão listados alguns recursos importantes para a automatização, juntamente com cinco benefícios de inserir tudo isso no marketing e nas vendas.
Afinal, qual a real importância da automação?
A automação de marketing é o nome dado à automatização de processos dentro da sua operação tática do viés publicitário, para que seja possível a simplificação de muitos dos fenômenos que ali ocorrem.
Mas, quando se pensa nesse tipo de otimização das etapas, em geral o conceito é associado à criação de fluxos de automação para aquilo que se chama de nutrição de leads.
Uma vez que o lead é o visitante qualificado da página ou site, que se inscreve e deixa os seus dados para receber um retorno da empresa, a nutrição deles com conteúdo de qualidade é de fato muito importante. Mas a verdade é que ela vai muito além disso.
Além de simplificar a vida da equipe de publicidade, a automação do marketing é um grande recurso para ajudar as empresas a venderem mais.
O maior valor de todo esse processo está na capacidade de realização de coleta e da disponibilização das informações importantes para ambos os tipos de departamentos, de forma que até as letras em alto relevo para fachadas possam ser melhor divulgadas.
Esses dados acerca do perfil dos clientes e do seu comportamento são o termômetro ideal para que se possa haver a compreensão de se as estratégias estão posicionadas no lugar certo, para que seja possível conduzir os possíveis ajustes.
Nesse sentido, a ideia de automatizar pode ser o pontapé inicial para o uso de uma poderosa ferramenta, que será responsável por manter relacionamentos personalizados através do email de modo inteligente e escalável.
Mas o que poucas companhias sabem é que essa ferramenta ainda pode trazer muitas outras possibilidades.
O e-mail é de fato o principal proporcionador de resultados, mas fazer uso de tudo isso também para fazer uma automatização dos processos de gestão e entrega de leads fornece grandes ganhos de produtividade e, consequentemente, de resultados.
Desse modo, é possível começar a falar das melhores formas de extrair todo o potencial dessa tática de automação com a alteração do estágio do lead.
Dentre a base de cada um dos leads, encontram-se misturados consumidores novos e velhos, bem como leads com e sem potencial, espalhados entre os estágios do funil de vendas.
Por esse motivo, e para que seja possível garantir um relacionamento de qualidade, é necessário separar cada um dessa mistura, e dialogar com todos, de modo a entregar o máximo de valor possível.
O preço a ser pago por não fazer uma personalização do relacionamento são clientes recebendo contatos de venda, o que proporciona oportunidades de negócio perdidas e certamente um crescimento nas reclamações, em comparação com os agradecimentos.
Por meio da automação de marketing, torna-se possível alterar o estágio do funil em que o lead se encontra, fazendo a separação de quem são clientes, leads qualificados e oportunidades de negócio do resto da base, coisa que vai orientar todo o relacionamento.
Além disso, a tática de automatização também pode ser aproveitada com a adição e remoção das tags, uma vez que elas podem servir até mesmo para organizar uma página que vende alimentação para porquinho da índia.
Em diversas vezes existem, dentro da base de leads, grupos que não dividem nenhum critério que possibilite reuni-los.
Um exemplo bem direto disso é quando o gestor importa os leads para dentro da base, ainda que eles não tenham sido gerados por uma Landing Page integrada à sua plataforma de gestão de tráfego.
As tags irão fornecer uma grandiosa ajuda nessa tarefa, possibilitando uma maior facilidade na identificação e segmentação daquele grupo em específico. Além disso, a automação também permite marcar o dono do lead.
Abordar os visitantes que se consolidaram como oportunidades de negócio de forma rápida pode ser um grande divisor de águas para que se possa fazer fechamentos mais efetivos para a equipe de vendas.
Dessa forma, dar a atribuição de um dono a essas visitas gera uma notificação que aparece para o vendedor em tempo real.
Assim, é possível usar diversos gatilhos, desde que sejam segmentáveis, para compreender quando um vendedor deve agir sobre um potencial lead.
4 recursos importantes para a automação
Se o objetivo é automatizar os processos, não há nada mais necessário no momento inicial do que escolher as melhores ferramentas disponíveis no momento, para que o processo possa ser implementado da maneira correta.
De forma que, uma vez feita a otimização deste processo, até mesmo as vendas mais nichadas e específicas possam obter um aumento expressivo em seu percentual, como é no caso de um barramento de cobre blindado.
Desse modo, os gestores que desejam automatizar as etapas que compõem o marketing e as vendas podem e devem fazer uso das seguintes alternativas:
- Lead tracking;
- Lead scoring;
- Disparo automático de e-mails;
- Segmentação de perfis.
Compreender o comportamento de novos consumidores em potencial e como eles interagem com a presença digital da empresa pode dar informações preciosas sobre as necessidades, interesses e até mesmo os problemas da empresa.
Ainda mais do que simplesmente entender por quais canais o público está acessando o site, ou obter um simples relatório de quais são as páginas mais acessadas, a ferramenta Lead Tracking permitirá que seja verificado exatamente por quais páginas o visitante passou.
Já o Lead Scoring possibilita que seja definida uma série de regras para a qualificação dos navegantes antes de fazer a passagem para a equipe de vendas.
Desse modo, e apesar de ser possível realizar essa qualificação manualmente, essa é uma ferramenta bastante simples para um software de automação de marketing de vendas.
Uma vez que seja conquistado o primeiro lead, é fundamental manter uma certa frequência de contato para que ele não se esqueça completamente da existência da empresa e resolva sumir.
Por esse motivo, o envio de e-mails automatizados com base nas práticas de um consumidor são extremamente importantes, de modo a impactar nas ações de qualquer comprador que seja, mesmo quem está atrás de um biombo de chumbo.
5 poderosos benefícios da automação do marketing
Finalmente, não se pode falar em automatização dos processos na publicidade e nas vendas sem listar, de forma compacta, objetiva e sintética, quais são as vantagens das abordagens que são feitas nessa nova forma de administrar as atribuições.
Desse modo, seria possível citar uma gama de benefícios que esse atendimento otimizado pode fornecer. Entretanto, para listar apenas cinco, é possível citar:
- Geração instantânea de leads;
- Desenvolvimento pleno da jornada do cliente;
- Potencialização da integração das informações;
- Maior nutrição dos consumidores;
- Maior frequência nos e-mails.
Com uma atração automática de leads, um bom desenvolvimento da jornada do cliente, juntamente com as informações dos processos devidamente integradas e melhor organizadas, já se pode dar saltos qualitativos e quantitativos em qualquer negócio.
Até mesmo uma chapa acm amarela começará a ser mais vendida nas lojas de varejo, ou os produtos de limpeza comercializados no atacado poderão sair mais. E é justamente esse o objetivo final dessa estratégia.
Considerações finais
A otimização dos processos corporativos em direção à construção de uma nova gama de etapas automáticas no setor de marketing e vendas é um objetivo promissor.
Mas, apesar de se falar muito em dinheiro, a maior vantagem de toda e qualquer automação é, de longe, a potencialização da economia do tempo.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Deixe um comentário