Importância do seguro residencial

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Já pensou em fazer um seguro residencial? Neste artigo você entenderá por que ele é tão importante

Comprar uma casa é sonho de muitas pessoas, porém, precisamos garantir a segurança desse bem — e como fazer isso? Por meio de um seguro residencial. Infelizmente, ninguém está isento de episódios de roubo, desastres naturais ou até mesmo um incêndio. Esse tipo de situação traz inúmeros prejuízos à família, causando até mesmo problemas emocionais, como depressão e ansiedade.

Imprevistos acontecem, e você precisa se preparar para enfrentá-los. Isso não é pessimismo, é precaução e cuidado com aquilo que tanto lutou para conquistar no decorrer de todos esses anos.

Neste artigo, vamos explicar como funciona um seguro residencial e os benefícios que terá ao assinar o contrato. Confira!

Como funciona o seguro residencial?

Com um seguro residencial, sua casa ou apartamento estarão protegidos — protegidos no sentido financeiro, pois ao enfrentar qualquer imprevisto, você terá todo o suporte necessário para solucionar a situação sem precisar mexer no seu orçamento. Os principais serviços de emergência que você terá acesso são:

  • encanador;
  • profissional de desentupimento;
  • chaveiro;
  • roubo ou furto;
  • incêndio;
  • desastres naturais, como vendaval;
  • eletricista etc.

Qual é a sua importância?

Além do imóvel, o seguro residencial protege seus bens e consumo e, principalmente, a sua família. Isso porque, além dos danos materiais que qualquer incidente pode trazer, também pode acarretar problemas emocionais devido às perdas, como uma depressão ou desenvolver ansiedade.

E, claro, o seguro residencial contribui para evitar o endividamento. Imagina que o seu imóvel é incendiado sem você ter terminado de quitar o financiamento? Ou ter seus bens roubados sendo que nem chegou a terminar as parcelas que estão em aberto no seu cartão de crédito? Começar do zero em razão de um imprevisto chega a ser desanimador, concorda?

Quais são seus principais benefícios?

Mesmo depois de entender a importância de um seguro residencial, é necessário que você conheça os benefícios que ele oferece aos segurados. Vamos lá?

Rapidez na indenização

A partir do momento que você entrega à seguradora todos os documentos exigidos para aprovação, a liberação da indenização é feita em até 30 dias — acredite, sem um seguro residencial você levaria muito mais tempo que isso para se recompor emocionalmente e financeiramente.

Quando o sinistro ocorre, uma comunicação imediata deve ser feita à seguradora para que, então, você receba toda a orientação necessária para formalizar o “aviso de sinistro” e o seu pedido de indenização. No caso de roubo/furto ou acidente, um boletim de ocorrência precisa ser feito e encaminhado à seguradora também.

Assistência e serviços emergenciais

Manutenções básicas da residência, que também nem sempre estamos preparados financeiramente para arcar, fazem parte do seguro residencial. Isso significa que o seguro não cobre apenas catástrofes, mas problemas pequenos que tiram a paz de qualquer um. Estamos falando de:

  • serviços elétricos;
  • vidraceiro;
  • serviços hidráulicos;
  • chaveiro;
  • conserto de eletrodomésticos,
  • problemas no encanamento;
  • segurança e vigilância, etc.

Ótimo custo-benefício

A quantidade de coberturas oferecidas pelo seguro residencial tornam esse tipo de investimento um ótimo custo-benefício. Pense bem, uma manutenção básica em seu imóvel pode resultar em um alto custo para o seu orçamento, a depender do tamanho do problema. Quando falamos em tragédias maiores, como incêndios e roubos, o seguro se torna algo indispensável.

Por um valor muito acessível, você está seguro de eventuais problemas que poderiam trazer grandes prejuízos.

O seguro residencial precisa fazer parte do seu orçamento pessoal. Dessa forma, fica muito mais fácil até mesmo garantir uma boa reserva de emergência, na qual poderá ser usada para cobrir eventuais gastos que não fazem parte da cobertura do seguro. Todo o cuidado é pouco quando o assunto é nosso patrimônio. Logo, não deixe de investir em um seguro residencial.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade