Você sabe qual é o motivo de desenvolver uma estratégia de Marketing de Conteúdo para o seu negócio? Primeiro, é importante compreender o que é essa técnica.
Um dos grandes desafios para quem abriu um negócio ou que deseja consolidar sua marca é conquistar e atrair os clientes.
O marketing de conteúdo é uma estratégia direcionada para a produção de um material com qualidade para o cliente e a partir de uma pesquisa do público-alvo.
Com isso, a empresa consegue planejar a produção de um conteúdo segmentado, assim como diverso no sentido de vídeos, fotos, infográficos e e-books.
Na Internet, seja em um site ou redes sociais, estamos expostos diariamente a vários conteúdos e, por isso, entender quais técnicas de marketing podem ser empregadas é essencial. Confira como essa estratégia pode ser planejada e aplicada em seu negócio.
As etapas do marketing de conteúdo
Para aprender como aplicar o marketing de conteúdo, é essencial saber as etapas de produção. Inicialmente, vamos destacar 5 etapas utilizadas no processo. São elas:
- Criação da persona;
- Planejamento;
- Elaboração do conteúdo;
- Distribuição nos canais;
- Mensuração dos resultados.
Persona e planejamento
O processo que consiste na elaboração de uma persona não é uma tarefa fácil, exatamente porque é necessário saber quem é o público-alvo da empresa para criar um personagem fictício que represente esse usuário para a marca, tornando o planejamento e as campanhas mais claras e assertivas.
Essa etapa faz parte das análises e planejamento, sendo a fase inicial de qualquer estratégia. Esse é um momento essencial para definir as metas, objetivos, assim como um cronograma de ações, consideradas especificidades do negócio.
Conteúdo e canal
Após as avaliações, é chegado o momento de produzir os conteúdos e campanhas com base nas informações coletadas e objetivos definidos. Os materiais são criados a partir dos objetivos da empresa, assim como do canal que serão distribuídos.
Dessa forma, podemos ressaltar a elaboração de conteúdo de blogs posts, email marketing, conteúdo para redes sociais, dentre outros, considerando o impacto de cada canal na estratégia.
Outro ponto que assume importância nesse sentido é a mensuração dos resultados, visto que se relaciona com o canal – conforme veremos a seguir.
Isso porque é por meio da escolha dos canais que um conteúdo pode ser distribuído e mensurado.
Assim, nos canais é possível elaborar algumas campanhas patrocinadas, com o objetivo de alcançar as pessoas, promovendo a venda de um determinado produto ou serviço em uma rede social ou mesmo no blog da empresa, por exemplo.
Mensuração de resultados
No que se refere à mensuração de resultados, é importante ressaltar que as diversas plataformas, como as redes sociais, possuem ferramentas de insights dedicados a avaliar o comportamento do consumidor nas campanhas, permitindo que as estratégias sejam melhoradas.
Além disso, é preciso criar indicadores e mensurações próprias para avaliar o desempenho das publicações e e-mails.
Com isso, a mensuração ajuda no processo de entendimento do sucesso de uma campanha, assim como pontos de ajustes que podem ser realizados.
Mas quais são as vantagens de seguir essas etapas e aplicar as técnicas de marketing de conteúdo? Listamos a seguir!
- Produção de conteúdos com qualidade;
- Captação de novos clientes;
- Reconhecimento da marca;
- Diferencial diante da concorrência;
- Maior atração e fidelização dos clientes.
O marketing de conteúdo faz parte do inbound marketing
Para falarmos sobre o marketing de conteúdo, não podemos nos esquecer do inbound marketing, que também é conhecido como marketing de atração.
Os objetivos dessa prática variam entre o processo de atração do cliente, por meio de um conteúdo relevante, até mesmo uma ação de encantamento a longo prazo – pensando na fidelização.
Tudo começa pelo entendimento de quem é o público-alvo e de uma delimitação das estratégias que serão feitas para atrair o público, a partir de um determinado estágio no funil de vendas.
Nessa etapa, o cliente pode já estar decidido em relação aos produtos que irá utilizar, ou apresentar algumas dúvidas, que necessitam de um trabalho mais intenso de orientação e conhecimento por parte da empresa.
Dessa forma, um dos grandes objetivos do negócio é transformar uma pessoa que visita sua página na rede social em um lead, ou seja, um cliente em potencial.
Além disso, as técnicas do inbound marketing não trabalham somente com o processo da venda de um produto ou serviço. Pelo contrário! A ideia é seguir encantando o cliente, mesmo após a finalização da venda.
Isso significa dizer que faz parte do interesse manter seu relacionamento com pessoas que já finalizaram o processo de compra e podem voltar a consumir ou indicar o local.
Essa ação é importante para a empresa de diversas formas, inclusive economicamente, não somente por agregar mais valor às vendas, mas também para reduzir o valor gasto com a geração de leads.
A partir dessas dicas, comece a se organizar junto à equipe de marketing para realizar ações de comunicação digital e marketing, por meio de um conteúdo bem elaborado, direcionado para o público correto e com a possibilidade de administrar os resultados.
Consequentemente, a base de clientes se tornará mais engajada e com maior potencial de compra.
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