Mídia programática: o que é e como implementar na prática

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em outubro 18, 2022

O marketing, em especial o marketing digital, está sempre desenvolvendo e aprimorando novos recursos que chegam no mercado com a pretensão e o objetivo de mudar o seu funcionamento padrão e otimizar os investimentos, um desses é a mídia programática.

Diferente dos processos mais tradicionais, a mídia programática se apresenta como uma solução atualizada com as demandas apresentadas pelo trabalho no dia a dia dos setores de marketing das empresas de todos os portes e nichos dos mais diversos.

Por muito tempo, as empresas tomam decisões com base em sensações de mercado, análise pessoais dos gestores e até pela zona de conforto de todo o setor responsável por apresentar a marca para mais pessoas.

Com a mídia programática, essa tomada de decisão passa a respeitar um rigor técnico e prático, assim aumentando o seu índice de sucesso e gerando um retorno efetivo maior nas campanhas que incluem a compra de mídia.

Para entender como uma empresa que produz docinhos finos para 15 anos, ou qualquer outro empreendimento pode colher muitos benefícios e resultados com a implementação dessa ferramenta, é preciso entender o que é um espaço de mídia.

A compra de mídia é uma das bases de uma campanha publicitária. Esse elemento se refere a compra de um determinado espaço de anúncio em televisões, sites, jornais, revistas, redes sociais e rádios.

A decisão de qual será o espaço ocupado por uma empresa pode ser bastante complexa e envolve uma série infinita de possibilidades diferentes, por isso, é preciso saber atuar de forma eficiente e contar com a tecnologia como uma aliada de primeira hora.

Conceito de mídia programática

A mídia programática é um daqueles elementos do mercado digital que vieram para ficar e mudar completamente o funcionamento dos mecanismos e a tomada de decisão dos gestores, desde as grandes empresas até pequenos empreendimentos de nichos variados.

O que acontece com tecnologias e métodos inovadores, como é o caso do uso da mídia programática, é que em um primeiro momento ela é utilizada por empresas que investem em um marketing de vanguarda, ou seja, inovações à frente do atual estágio do mercado.

De forma geral, nesse momento, trata-se de grandes empresas de tecnologia. Depois dessa primeira validação em uma grande marca de private label bones, essa ferramenta ganha o status de tendência sendo usada cada vez por mais empreendimentos dos mais diversos.

Por fim, com seu impacto efetivo e prático no dia a dia dessas empresas comprovado, a mídia programática passa a ser vista praticamente como um recurso essencial para garantir que determinadas estratégias de marketing cheguem ao seu objetivo final.

Entre os pontos inseridos dentro do contexto do uso mais eficaz da mídia programática estão as questões de conhecimento dos processos por parte dos profissionais e o abandono de ferramentas que foram utilizadas previamente.

Por ser um método de compra de espaço publicitário de forma automática, é crucial que se um gestor de marketing queira aplicar na estratégia de uma empresa de entrega de frutas para empresas, ele saiba muito bem como funciona essa ferramenta.

O processo de funcionamento da ferramenta de mídia programática passa em um primeiro momento pela compra e venda de espaços publicitários segmentados para um tipo de público e direcionado para um conceito específico além de particular.

Esse modo de atuação pode depender de acordo com o programa utilizado para gerir essas compras, a localização da empresa e um inventário de mídias otimizado para que se obtenham os melhores lances a cada tentativa.

Saiba os benefícios da mídia programática

Para compreender exatamente o que é a mídia programática e como essa nova ferramenta mudou o cenário de marketing, é preciso entender o funcionamento e as vantagens desse recurso para uma companhia de banho e tosa leva e traz ou de qualquer outro nicho.

Dentre os pontos que podem ser levantados como os principais benefícios desse recurso, estão:

  • Redução do preço por espaço em mídia;
  • Aumento da velocidade de tomada de decisão;
  • Melhor acompanhamento de cada campanha de mídia;
  • Aumento na assertividade do investimento;
  • Maior eficiência no trabalho do dia a dia.

O modo mais tradicional que as empresas utilizavam para negociar mídias, antes do surgimento das mídias programáticas, é considerado, hoje, bastante lento e ineficiente, além de elevar muito os custos de cada campanha.

Isso acontece porque o publicador, como um jornal e um anunciante como uma academia especializada em treino funcional completo tinham que negociar esse espaço, entrar em acordo e alinhar uma série de questões para, assim, fechar negócio.

Com as ferramentas digitais, as corporações conseguem saber com exatidão algumas métricas que podem nortear a decisão, mas que muitas vezes extrapolam a capacidade de compreensão dos gestores, sendo assim necessário o uso da tecnologia.

Com a mídia programática, as empresas garantem um uso mais racional e eficiente, com um software que fornece sempre as melhores opções para o investimento em mídia focada no seu público-alvo e com a linguagem chamada para ações mais adequadas.

Como as mídias programáticas funcionam na prática 

Depois de entender o que é a mídia programática, como ela se insere no atual contexto do marketing, e, em especial, no marketing digital de uma empresa de produtos para lulu da pomerania anão barato, é fundamental entender o funcionamento desse método.

A lógica do funcionamento da mídia programática é simples de ser entendida. Quem navega na internet com certa frequência, sabe que os algoritmos das plataformas, como os motores de buscas e redes sociais interferem diretamente no que aparece no feed.

Quando o assunto é mídia programática, os algoritmos também assumem um papel fundamental. Isso porque esse recurso é uma forma de computar uma grande base de dados e gerar respostas rápidas com essas informações armazenadas.

A mídia programática proporciona que uma marca que vende tornozeleira feminina dourada consiga analisar o comportamento de cada visitante dos seus canais de contato para, assim, oferecer anúncios mais personalizados e efetivos, aumentando as vendas.

As organizações que realizam serviços voltados para a mídia programática reúnem uma base cada vez maior de dados e assim fornecem uma segurança maior para a implementação dessa ferramenta na campanha das organizações.

As páginas disponíveis online podem disponibilizar espaços para anúncios programáticos e, assim, esse espaço aparece em forma de leilão para as empresas disputarem esse ponto. A disputa acontece tanto por demanda de espaço quanto valor que pode ser investido.

Assim como em qualquer leilão, a tomada de decisão rápida e assertiva é essencial e as ferramentas de mídia programática proporcionam essa atuação mais pontual sem a necessidade de presença de trabalho manual.

Junto ao processo de automação, existem recursos que definem um preço máximo a ser investido por lance, esse leilão acontece em uma fração de segundos e, dessa forma, a disputa de recursos pode se tornar frenética a olhos humanos.

Considerações finais

Desde que o marketing digital se consolidou de forma efetiva para mercados que vão desde a tecnologia até a venda de vacina para gato v5, as plataformas se multiplicaram amplamente e assim novamente os profissionais de marketing tiveram que se adaptar. 

No cenário atual existem dezenas de plataformas e aplicativos, além de centenas de sites que agregam diferentes tipos de público e posicionamentos que abrem um universo completamente novo de possibilidades para efetivamente gerar resultados.

Por mais que novas oportunidades de vendas e de expansão da marca com a sua presença digital pareça sempre ser uma prática bem vinda, essa nova configuração da atuação de um profissional de marketing impõe novos desafios em especial no gerenciamento.

Ao ter que lidar com diferentes espaços em uma velocidade cada vez maior, com diferentes formatos e linguagens, administrar uma imagem e o crescimento da marca de uma empresa pode ser uma verdadeira montanha-russa de demandas no dia a dia.

Por isso, antes de mais nada, a principal regra para estabelecer um trabalho efetivo nos dias de hoje é foco, desde a escolha de quais plataformas serão trabalhadas até efetivamente qual será o modo de atuação desenvolvido a curto e a longo prazo.

A chamada mídia programática é um recurso que foi desenvolvido com a intenção de dar uma resposta prática para essa questão. Por meio de uma plataforma digital, essa ferramenta levanta informações sobre o seu público e sua empresa.

Ao fazer esse balanceamento, a resposta se apresenta com um caminho já mais desenvolvido de como gerar resultados no meio digital com uma presença que não só gere resultados, como use os recursos da forma mais inteligente possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade