O que é o amor segundo o Espiritismo? Conheça a visão da doutrina

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em julho 5, 2023

Diversos autores espirituais ao longo da história abordaram o tema do amor em seus ensinamentos. No entanto, foi com Allan Kardec e o surgimento do espiritismo enquanto doutrina que o amor foi verdadeiramente compreendido como a essência divina que habita cada ser humano. 

Vejamos agora como é a visão do espiritismo acerca do amor, como ele é explicado, absorvido, como os ensinamentos de Kardec estão em sintonia com a visão bíblica, e como se deve realmente praticar o amor à luz da doutrina espírita.

O que é o amor segundo o espiritismo?

Segundo a doutrina espírita, o amor é a própria estrutura, a própria base da existência da vida material e também da vida espiritual. O amor é a própria essência de Deus, manifestada dentro do cosmos, e deve ser transmitido através de ações para os demais. 

Por essa razão, na questão de número 983 do Livro dos Espíritos, Allan Kardec afirmou que a natureza dá ao homem a necessidade amar e ser amado, e que é essa necessidade que impulsiona os homens àquilo que é belo e bom.

A lei do amor

A lei do amor, dentro do espiritismo, é a mesma lei apresentada pelo Cristo na Bíblia: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. É a lei máxima da fé, que deve guiar todos aqueles que denominam-se cristãos ao redor do mundo. 

Contudo, dentro do espiritismo, essa lei tem uma interpretação um pouco diferente. Esse amor não deve ser manifesto apenas das formas de afeto clássicas, mas deve ser exercitado de inúmeras maneiras, por exemplo, lutando pelos direitos de grupos oprimidos socialmente (como o Cristo fez), e até mesmo entendendo os limites que se deve impor em determinadas situações para evitar que outros se façam algum mal.

Tipos de amor segundo a doutrina espírita

A doutrina espírita classifica o amor de diferentes maneiras, de acordo com seu grau de maturidade, suas características manifestadas, e também conforme os próprios sentimentos de quem o possui. O sentimento, portanto, pode ser dividido em: 

●     Amor fraternal, que é o verdadeiro amor divino entre indivíduos;

●     Amor conjugal, referente ao enlace entre pessoas em uma relacionamento afetivo-sexual;

●     Amor filial, que une pais e filhos;

●     Amor universal ou espiritual, que transcende questões físicas, é puro e altruísta;

●     Amor divino, que tanto tem a ver com o que se sente por Deus, quanto com a semente por ele plantada nos seres, ou seja, sua essência dentro de cada um. 

Esses amores representam degraus de evolução na busca pelo amor divino. São etapas pelas quais praticamente todos os seres humanos irão passar, em um momento ou outro, e que devem ser superadas em prol da evolução espiritual.

Um Amor Além do Tempo: Lindo romance espiritual

Um Amor Além do Tempo” é um belíssimo romance espírita escrito pela autora Flora Cristina Capaldo, e publicado pela Editora Dufaux. Desde os primórdios do espiritismo, romances publicados por autores espirituais têm sido uma forma de ensinar a doutrina de uma forma mais simples e mais fácil de absorver. 

Neste romance, vemos a história de Jezebel, que ao longo de diferentes reencarnações, desilusões e paixões, aprende o verdadeiro significado de amor. Trata-se de um livro curto, de apenas cento e quarenta e quatro páginas, no entanto, ele mudará a sua vida e a sua maneira de enxergar o mundo.

Onde comprar livros de autores espirituais?

Além de “Um Amor Além do Tempo”, você pode encontrar diversos outros livros espíritas na Editora Dufaux. Ela é especializada em espiritismo, e possui diversos livros, tanto doutrinários quanto romances espíritas, e está pronta para atender todas as suas necessidades enquanto leitor. 

Muitos autores espirituais de renome, como Divaldo Franco, têm livros publicados pela Editora Dufaux, e a editora conta tanto com livros digitais quanto com livros físicos. Então, não perca tempo e confira o acervo da editora.

Muito além de apenas beijos e abraços, o amor é um sentimento poderoso, expansivo. Todo aquele que ama, quer espalhar seu amor, quer amar mais e mais. A doutrina espírita codifica perfeitamente esse sentimento, e dá a ele um sentido, uma aplicação, um aperfeiçoamento. Por isso, é tão importante não apenas aprender a doutrina, mas também aprender a aplicá-la, buscando a evolução e a transformação pessoal e do mundo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade