O câncer de boca é um sério problema de saúde que pode afetar os lábios na parte interna da cavidade bucal. É uma doença que tem diversas causas e tratamentos. Por isso, conhecer mais sobre o assunto pode ajudar na prevenção.
O que é o câncer de boca?
O câncer de boca trata-se de um tumor maligno que pode ser diagnosticado pelo odontologista. Essa doença pode surgir em qualquer estrutura da boca, desde a gengiva até os lábios.
É um problema que pode surgir em qualquer idade, sendo mais frequente em pessoas com má higienização da boca ou fumantes. Essa é uma doença que pode ser prevenida de formas simples, desde que seja descoberta logo.
Sendo assim, se houver qualquer suspeita de câncer na boca, é importante procurar um dentista para confirmar o diagnóstico e iniciar rapidamente o tratamento, algo que aumenta as chances de cura.
Causas do câncer de boca
Antes de mais nada, existem alguns fatores que contribuem para o surgimento do câncer bucal, que são:
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
- Exposição contínua ao sol com falta de proteção;
- Má higiene bucal;
- Próteses dentárias mal ajustadas.
Então, uma pessoa que possui, por exemplo, uma prótese fixa dentária mal encaixada na boca pode com o decorrer do tempo ter problemas, como um câncer de boca, entre outros.
Sintomas do câncer de boca
Os sintomas do câncer de boca, a princípio, são silenciosos e por não haver dor, muitas pessoas demoram a buscar um tratamento. Os sinais podem variar conforme o grau e desenvolvimento da doença. Em estágio inicial, eles são:
- Manchas brancas ou vermelhas na gengiva;
- Aftas e feridas que não cicatrizam;
- Dor e irritação na garganta;
- Feridas superficiais que não sangram e não doem.
Nos casos mais avançados da doença, além dos sintomas citados acima, outros que podem aparecer consistem em:
- Dor em torno dos dentes;
- Perda de peso subitamente;
- Mau hálito persistente;
- Nódulos (caroços) no pescoço;
- Rouquidão persistente;
- Sensação de que há algo preso na garganta;
- Dificuldade de engolir, mastigar e até falar;
- Manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na região bucal.
O surgimento de feridas ou qualquer incômodo, seja na boca ou na prótese protocolo é importante procurar o dentista para realizar um exame, uma avaliação da boca e assim, ter o diagnóstico correto.
A falta de tratamento para o câncer de boca pode comprometer a parte óssea, levando a perda que pode provocar questões como alterar a mobilidade dos dentes e afetar a mandíbula e a língua.
Dependendo do caso, a pessoa precisa tratar o câncer bucal e ao se curar, pode necessitar recuperar as funções da boca, tendo até mesmo que fazer um implante dentário para conseguir ter todos os dentes.
Como prevenir o câncer de boca?
Existem formas de prevenir e evitar o surgimento do câncer de boca, algo que envolve mudança de hábitos e a redução de alguns fatores de risco, como:
Limite o consumo de álcool e fumo
Fumar e beber são fatores de risco que podem provocar não só o câncer de boca, mas também desencadear outros problemas de saúde. Com isso, se possível evite e busque ajuda para vencer esses vícios.
Ao fazer isso, é possível ter mais qualidade de vida, evitar o surgimento de câncer de boca e consequentemente, um procedimento de prótese sobre implante dentário.
Atenção com a exposição solar
A radiação ultravioleta é um fator de risco importante e deve ser evitada. No mercado, há opções de protetores solares labiais que podem ajudar muito nessa questão.
O ideal é limitar o tempo de exposição solar, ou seja, evitar o sol a partir das 10h da manhã, principalmente ao meio-dia, algo que pode contribuir muito para prevenção do câncer de boca.
Priorize uma dieta saudável
Dietas consideradas pobres e cheio de alimentos prejudiciais à saúde podem contribuir para o surgimento do câncer de boca. Uma alimentação saudável pode contribuir para a prevenção dessa doença.
Tenha uma boa higiene bucal
Escovar os dentes após as refeições e antes de dormir, usar um creme dental com flúor, fio dental e um bom enxaguante bucal é um jeito de manter a boca sempre bem higienizada e saudável.
Uma boa higiene permite a manutenção correta dos dentes, evitando o surgimento de cáries e doenças periodontais que podem comprometer a saúde bucal, levando a perda dentária, problema que pode ser resolvido com um procedimento de implante dentário.
Nos casos em que o dentista sinaliza a necessidade de uma prótese, a pessoa pode se informar sobre o preço de implante dentário e assim, se preparar financeiramente para o procedimento.
Portanto, essas e outras dicas podem ajudar nos cuidados e prevenção do câncer de boca, por isso se dedicar a cuidar da saúde geral é um modo de ter uma vida saudável e evitar que esse problema aconteça.
Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.
Deixe um comentário