O que é um investidor institucional?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em julho 25, 2022

Tudo o que você precisa saber sobre a figura do investidor institucional

Independentemente do seu grau de experiência com o mercado de investimentos, o acesso às melhores oportunidades depende da busca pelo conhecimento e pelas informações sobre o setor. Para investir em empresas globais, é fundamental conhecer os principais termos, conceitos e boas práticas relacionadas à diversificação da carteira.

Nesse contexto, surge um termo comum, porém pouco conhecido entre muitos investidores: o investidor institucional. Afinal, o que é um investidor institucional e qual a diferença entre ele e os outros tipos de investidores? 

O que é um investidor institucional? 

Investidor institucional é um termo utilizado no mercado de investimentos para se referir a uma empresa ou entidade responsável pela administração do capital de terceiros. Esses terceiros podem ser pessoas físicas ou jurídicas.

De forma geral, o investidor institucional costuma ter uma função específica, que pode ser, por exemplo, investimentos em grandes projetos ou compra de um percentual de participação em empresas.

As estratégias de investimento de um investidor institucional estão focadas na alta rentabilidade dos investimentos e na geração de um lucro expressivo para os seus clientes.

Tipos de investidores institucionais

Entre os tipos de investidores institucionais mais comuns, destacamos os bancos, as corretoras, as seguradoras, os fundos de pensão, as family offices e as sociedades gestoras de investimentos.

Para que a organização seja considerada um investidor institucional, ela precisa atender a alguns requisitos:

  • ter uma política de investimentos estruturada;
  • estar registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM); e,
  • manter um sistema de compliance que atenda às exigências dos órgãos de fiscalização. 

Como funciona o investimento institucional na prática?

Talvez você esteja se perguntando, afinal, como é a participação dos investidores institucionais na rotina do mercado de investimentos? 

Esses investidores são responsáveis por movimentar capitais em nome dos seus clientes. Grande parte das operações realizadas por eles ocorre no mercado de ações. 

O investidor institucional é uma pessoa jurídica que conta com uma estrutura financeira e com conhecimento técnico necessário para operar com grandes investimentos. É por isso que ele está habituado a lidar com um volume expressivo de capital. 

Inclusive, as suas ações têm um impacto considerável no mercado, afetando preços de títulos financeiros. 

Qual a diferença entre investidor institucional e individual?

A principal diferença entre um investidor institucional e um investidor individual é que o primeiro investe em nome de terceiros, enquanto o segundo investe para si próprio.

O capital investido pelo investidor individual costuma ser bem menor do que aquele investido pelo investidor institucional. Isso porque se trata de uma pessoa física investindo, que não tem o mesmo volume de capital que um banco ou uma corretora. 

Outra diferença diz respeito ao conhecimento sobre o mercado. De forma geral, os investidores institucionais têm um conhecimento vasto sobre o mercado e sobre as oportunidades, já que contam com uma equipe de profissionais especializados e que acompanham a economia e o mercado de perto. 

Isso não significa que, necessariamente, os investidores institucionais têm resultados superiores. Um investidor individual pode ter ótimos resultados se focar suas ações em oportunidades concretas e rentáveis de investimento. 

Quais são os benefícios do investimento institucional?

Agora que você já sabe o que é um investidor institucional e as diferenças entre ele e o investidor individual, vamos mostrar os benefícios de aplicar seu dinheiro por meio de um investidor institucional.

Quem opta por investir por intermédio de uma instituição tem a oportunidade de acessar ativos que não estão disponíveis para investidores individuais. Esse pode ser um diferencial positivo na diversificação da carteira.

Outro benefício é a gestão de investimentos. Com o suporte de um investidor institucional, os recursos estão nas mãos de profissionais especializados, que acompanham o mercado de investimentos de perto e estão sempre a par das melhores oportunidades.

Quando se fala em vantagens, não podemos deixar de mencionar o controle de riscos. O investidor institucional tem uma política de investimento rigorosa, trazendo uma camada extra de proteção para o investidor. As instituições acompanham de perto os investimentos dos seus clientes, visando evitar ao máximo a ocorrência de perdas. 

Optar por um investidor institucional pode ser uma ótima alternativa, no entanto, você precisa ficar atento às taxas cobradas e ao serviço prestado. Busque referências de quem aplica por meio dessa modalidade e foque sempre na diversificação da sua carteira. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade