O que é uma jornada de trabalho flexível?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 25, 2022

Uma jornada de trabalho flexível é aquela em que o profissional pode escolher o melhor horário para realizar suas funções. Afinal, depois que a geração millenium chegou ao mercado, muitas coisas começaram a mudar.

São pessoas que priorizam a qualidade de vida e não querem viver para o trabalho, como muitas pessoas fizeram nas gerações anteriores. Isso fez com que as empresas repensassem a rotina de trabalho que ofereciam aos colaboradores.

Modelos tradicionais e com horários rígidos deram lugar para uma jornada mais flexível e favorável ao bem-estar e à produtividade dos profissionais.

Uma pesquisa realizada pelo International Workplace Group, em 2019, em mais de cem países, incluindo o Brasil, mostrou que 85% dos 15 mil entrevistados relacionam produtividade e flexibilidade no trabalho.

Essas pessoas, assim como muitas outras, acreditam que o colaborador é mais produtivo quando tem autonomia sobre sua rotina. Com a chegada do home office, essa questão se tornou ainda mais importante.

Para compreender um pouco mais sobre o tema, neste artigo, será explicado qual é o conceito de jornada de trabalho flexível, quais são as vantagens que ela apresenta e quais os motivos para implementar.

Definição de jornada de trabalho flexível

A jornada de trabalho flexível é diferente do modelo rígido e tradicional que imperou dentro das empresas durante séculos a fio, no qual dificilmente havia uma brecha para negociar responsabilidades e rotinas.

O trabalho flexível traz mais liberdade para os profissionais escolherem seus horários e controlar o funcionamento da rotina produtiva. A flexibilidade também está relacionada com o ambiente de trabalho e cultura da empresa.

Se um fabricante de mesas tosa oferece uma rotina mais flexível, permite que seus funcionários escolham quando, como e onde vão realizar suas tarefas, podendo assim conciliar suas necessidades individuais com o trabalho.

A rotina se torna mais maleável e a equipe se sente mais satisfeita, algo que gera impactos positivos na produtividade e nos resultados do negócio.

Vantagens do trabalho flexível

A jornada flexível traz muitas vantagens para os profissionais e para as empresas, e dentre as principais estão:

  • Funcionário mais satisfeito;
  • Equilíbrio entre vida pessoal e profissional;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de faltas e atrasos.

Uma jornada flexível traz mais satisfação para os funcionários, tendo em vista que a empresa oferece autonomia a eleva a autoconfiança.

O profissional, por sua vez, enxerga essa valorização e se sente livre para produzir e criar, além de poder expor sua opinião e tomar decisões relacionadas ao seu trabalho.

A possibilidade de conciliar vida pessoal e profissional é vantajoso e confere mais flexibilidade. O indivíduo consegue auto gerir e administrar o próprio tempo, podendo se dedicar por completo a todas as atividades, incluindo estudos e especializações.

Dentro de um fabricante de linguiças defumadas, a flexibilidade na carga horária, assim como na localização das tarefas, flexibilização hierárquica e delegação de tarefas de acordo com o perfil profissional elimina o estresse.

A equipe trabalha sem pressão e por isso os profissionais conseguem focar em suas tarefas. Como resultado, o nível de engajamento e motivação são muito maiores, o que beneficia a produtividade.

As faltas e atrasos também são menos frequentes, tendo em vista que as pessoas têm menos problemas com deslocamento e conseguem cumprir melhor seus horários.

A companhia consegue diminuir os gastos com transporte e alimentação, o que gera impactos positivos para os custos finais.

Razões para implementar a jornada flexível

Oferecer um ambiente de trabalho flexível traz muitos benefícios para a produtividade e a inovação dos colaboradores. Inclusive, é comprovado que pessoas que vivem essa rotina trabalham mais e melhor porque se sentem livres para escolher.

Existem muitos outros motivos para implementar essa modalidade de jornada dentro das empresas, e dentre eles estão:

Melhora a experiência dos colaboradores

Quando as pessoas trabalham de forma flexível, conquistam uma rotina de trabalho otimizada que faz com que se sintam mais satisfeitas com a empresa.

A experiência positiva fica ainda mais visível porque o funcionário passa menos tempo no trânsito, podendo se dedicar à família, às atividades de lazer e a outros assuntos pessoais e de seu interesse.

A empresa consegue oferecer treinamentos Nr e ao mesmo tempo distribuir as tarefas de acordo com o perfil de seus funcionários.

Quando o indivíduo tem controle sobre sua rotina, tem mais tempo para se comprometer com a carreira e com a organização.

Possibilidade de viajar

O trabalho flexível colabora com a produtividade e a inovação dos funcionários porque eles têm mais facilidade para viajar e conhecer outros lugares.

Viajar nas férias é muito bom, mas ninguém mais precisa esperar um período específico para fazer isso. Os funcionários podem trabalhar de qualquer lugar e isso aumenta a sensação de bem-estar e realização.

Os colaboradores de uma empresa prestadora de serviços de cambagem podem passar alguns dias trabalhando na praia, visitando familiares que moram longe ou até mesmo escolhendo um local mais tranquilo para suas atividades.

É a possibilidade de respirar novos ares, conhecer novas culturas e não precisar se preocupar com o trabalho, afinal, eles podem trabalhar onde quer que estejam.

Redução de custos

Desde 2020, quando a rotina flexível chegou para ficar, muitas empresas notaram uma redução significativa nos custos com os trabalhadores. Da mesma forma, os profissionais conseguem reduzir despesas trabalhando dessa forma.

Não é necessário providenciar roupas para trabalhar na companhia, visto que as pessoas podem usar roupas mais simples para ficar em casa e que também são muito confortáveis.

Tanto a organização quanto os funcionários reduzem custos com transporte, visto que não é necessário sair de casa todos os dias para trabalhar.

Os gastos com alimentação também são muito menores, pois quando alguém trabalha fora de casa todos os dias, precisa almoçar em restaurantes, algo que pesa no fim do mês.

Os colaboradores de um fabricante de piso vinílico conseguem fazer refeições mais saudáveis e baratas, algo que economiza no bolso e ainda traz mais saúde.

Facilita as rotinas domésticas

Muitos profissionais, principalmente as mulheres, assumem dupla jornada no dia a dia para dar conta dos afazeres domésticos e das tarefas profissionais.

O Brasil ainda é um país de cultura extremamente machista, ao contrário de outros países desenvolvidos, como a Finlândia e o Canadá.

Diante dessa situação, as pessoas sentem muita dificuldade em conciliar o que precisam fazer em casa e seu desempenho no trabalho.

No entanto, com a jornada flexível, fica muito mais fácil resolver essa questão, visto que as pessoas podem escolher o local e horário de trabalho, fazendo, assim, uma divisão justa entre tarefas domésticas e vida profissional.

Maiores oportunidades de crescimento

Antigamente, era muito comum ver pessoas desistindo de determinada profissão porque não tinham oportunidades de trabalho na cidade em que moravam, mas isso mudou muito com a rotina flexível.

Uma pessoa que deseja se especializar em licenças ambientais serviços pode trabalhar em empresas de outras cidades e até mesmo países, uma vez que trabalha de qualquer lugar e no horário mais adequado para sua rotina.

Ninguém mais precisa escolher outra carreira e isso traz mais satisfação pessoal. Também era muito comum ver pessoas que precisavam deixar suas cidades para exercer a profissão escolhida, o que mexia com a estrutura familiar.

Com a ascensão do trabalho remoto e o surgimento da computação em nuvem, as pessoas podem trabalhar de qualquer lugar. Nada impede que uma empresa sediada em grandes cidades contrate funcionários de outras partes do país.

Um profissional pode trabalhar para uma autoescola especializada em reabilitação categoria A e B, o que traz oportunidades de crescimento e uma vida profissional promissora em qualquer lugar.

Qualquer um se sente mais satisfeito e produz mais e melhor, mas somente com o trabalho flexível é possível alcançar esse propósito.

Mais qualidade de vida

Por fim, o trabalho flexível traz mais qualidade de vida e isso acontece por diversas razões. A pessoa pode trabalhar de qualquer lugar, no horário que preferir, desde que cumpra o tempo de trabalho determinado pela corporação.

Não precisar acordar muito mais cedo, pegar trânsito, gastar dinheiro com alimentação e ficar muitas horas longe da família já são grandes vantagens. Junte tudo isso à possibilidade de poder viajar enquanto trabalha e a qualidade de vida será muito maior.

Quem quiser pode trabalhar em escritórios compartilhados, em um café, hotel, ou qualquer outro lugar de sua preferência.

Considerações finais

O trabalho flexível permite que pais passem mais tempo com os filhos, famílias permaneçam mais unidas e as empresas terão funcionários mais produtivos e satisfeitos com o trabalho.

Em outras palavras, todo mundo sai ganhando e a corporação consegue acompanhar as tendências e mudanças do mercado, estando sempre pronta para receber profissionais de novas gerações que estarão cada vez mais exigentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade