Se você é brasileiro ou até mesmo um estrangeiro que mora no Brasil ou está só de passagem, é bem provável que você possua um CPF, pois, sem o CPF no Brasil você não consegue fazer absolutamente nada. Ao completar uma certa idade, todos os brasileiros necessitam tirar alguns documentos, para provar algumas origens, idade, nome e etc. Dentre esses documentos, encontramos o RG, o Título de Eleitor, o Passaporte, a CNH e principalmente o CPF. Devido a isso, decidimos escrever sobre para que de fato o CPF serve afinal e espero que após essa leitura suas dúvidas tenham sido sanadas.
Basicamente, o CPF é o que chamamos de Cadastro de Pessoa Física. Ele é um documento oficial produzido pela RF (Receita Federal) no qual, seu maior objetivo é identificar os cidadãos brasileiros. Portanto, o objetivo principal do brasileiro é identificar os cidadãos brasileiros. É basicamente através dele que sabemos a média de quantos brasileiros existem e claro, serve para outras funções que iremos citar logo abaixo. O CPF é composto por 11 dígitos.

Quais são as outras funções do CPF?
Como dito acima, a principal função do CPF é controlar a quantidade de brasileiros, mas, é claro que existem outras funções para o mesmo. Se você é um amante de viagem, é bem provável que você irá precisar do seu CPF para tirar seu passaporte.
Agora, se você é maior de idade, provavelmente você irá se deparar com algo chamado “título de eleitor” que é um documento no qual você precisará ter para votar, e, para tirar o título também é necessário ter um CPF.
Como dito acima, o CPF serve basicamente para tudo, ele é, sem sombra de dúvidas, o principal documento para o cidadão brasileiro.

Existem outras funções para o CPF?
Sem sombra de dúvidas, basicamente, o CPF serve para tudo, até mesmo para realizar um PIX (pagamento instantâneo) você pode utilizar o seu CPF como chave, portanto, o CPF tem várias funções além das mencionadas acima.
Outra coisa muito importante sobre o CPF que devemos mencionar aqui são os mitos que circulam pela internet. É bem provável que você já ouviu na internet, com algum familiar ou até mesmo na roda de amigos que colocar cpf na nota aumenta score, pois, esse é sem sombra de dúvidas um dos maiores mitos da internet e, que, sem sombra de dúvidas é uma grande mentira. O CPF não tem relação alguma com score, muito menos com os birôs de crédito como Serasa, Spc, Boa Vista e Quod, portanto, se você ouviu alguém falar ou mencionar que o CPF na nota aumenta score, ajude-o passando a informação correta.
Espero que através desse artigo, você tenha entendido de fato para que serve o CPF afinal e quais são as outras funções que o CPF pode te ajudar, além, é claro, dos mitos que circulam por aí sobre o CPF. Ficou com alguma dúvida? basta entrar em contato conosco ou deixar algum comentário aqui, será um prazer te auxiliar e tirar todas as suas dúvidas restantes, até o próximo artigo.
Deixe um comentário