Todos temos um perfil próprio para investimentos. Descubra no artigo abaixo em qual desses perfis você se encaixa
Ao começar o estudo sobre a área de investimentos e finanças, é comum ver que existem perfis de investidor, ou seja, uma classificação que determina o estilo de cada investidor mediante as suas preferências.
Se você já se deparou com esse termo, estuda sobre finanças e pretende acompanhar seus investimentos, leia o artigo abaixo que preparamos para você.
Nele, você vai entender, de forma mais profunda, o que é o perfil de investidor, a sua importância e os perfis existentes.
O que é perfil de investidor?
Para quem deseja entender mais profundamente sobre investimentos, deve saber que o perfil de investidor é uma classificação que vai variar de pessoa para pessoa.
Sendo assim, você pode compreender onde seu perfil se enquadra ao saber se é um investidor de curto, médio ou longo prazo, tendo em mente qual a sua tolerância para negócios de risco e também conhecendo a sua inteligência emocional.
Para exemplificar, podemos comparar o perfil de investidor com um time de futebol. Alguns times se expõem mais ao ataque, visando marcar gols, e, dessa forma, correm mais riscos de sofrerem gols.
Por outro lado, outras equipes mais prudentes podem ser mais equilibradas e marcar menos gols, mas ao mesmo tempo também sofrem menos.
Esse exemplo foi para ilustrar os três perfis de investidor: conservador, moderado e agressivo.
Qual a importância do perfil de investidor?
Antes de conhecer mais sobre esses três perfis de investidor, devemos primeiro saber que não existe um perfil melhor ou pior. O relevante é apenas a classificação, pois ela irá direcionar, de forma mais certeira, os investimentos.
A identificação de um perfil pode servir como um guia e auxiliar quais investimentos você deve fazer. Com um encaixe do seu perfil, ele pode te direcionar nas aplicações que mais se identificam com as suas preferências.
Dessa forma, ao conhecer o seu perfil, um investidor que é considerado conservador não vai fazer aplicações arrojadas.
No entanto, como seres humanos, nós estamos em constante mudança, por isso é comum que o perfil de investidor mude com o passar dos anos e com a experiência na área de investimentos.
Quais os perfis de investidor?
De maneira geral, são definidos três grandes tipos para perfil de investidor. Dentre eles, nós temos o conservador, o moderado e o agressivo.
Entenda mais detalhes sobre esses perfis.
1. Conservador
O investidor considerado conservador foca em proteger seu capital, ou seja, ele prefere estar presente em investimentos que representam o mínimo de risco possível.
Os investidores iniciantes normalmente se enquadram no perfil conservador, a fim de evitar grandes perdas em um momento de aprendizado.
Por fim, o investidor conservador tende a ter menor rentabilidade por conta da sua baixa exposição.
2. Moderado
Como o próprio nome já diz, o investidor moderado costuma ter investimentos arriscados e outros mais seguros.
Por estar entre o perfil conservador e o agressivo, o investidor moderado normalmente zela pelo seu patrimônio, mas está disposto a se arriscar um pouco em busca de rentabilidade.
Por fim, também é comum que o investidor moderado já tenha certa experiência, e, por isso, conheça um pouco mais do mercado financeiro.
3. Agressivo
O investidor agressivo, por mais que tenha essa alcunha, tende a ser bastante tranquilo em relação ao seu patrimônio, pois esse perfil não se desespera ao ver a variação no seu capital investido.
Normalmente, os investidores agressivos estão dispostos a correr riscos bem maiores que os perfis anteriores, mas, para isso, é necessário grande inteligência emocional e tranquilidade.
Como os investimentos que possibilitam maior retorno financeiro são os mais arriscados, o investidor agressivo se torna o perfil ideal para esses casos.
Deixe um comentário