O ambiente digital tem propiciado que um grande contingente de ferramentas para comunicação surja. Diante dessa diversidade, é cada vez mais importante que se tenha em mente um bom planejamento de mídia.
É possível, portanto, delinear cada vez mais quais os rumos que a marca deve tomar dentro dessas mídias.
O mercado vem garantindo que essa ferramenta comunicacional seja cada vez mais prática e crucial do ponto de vista do público que se deseja comunicar.
Além disso, é possível encontrar, dentro dessas mesmas plataformas, uma grande proporção de informações que podem nortear campanhas.
Uma empresa que está buscando prestar o serviço da confecção de letreiro em alto relevo consegue encontrar algumas informações que vão poder ser utilizadas na hora da aplicação de um plano de marketing.
A partir, por exemplo, da utilização do Google Trends, ela poderá perceber quais são as palavras mais utilizadas dentro de seu segmento.
Essa ferramenta disponibilizada pelo Google é um método de análise muito preciso sobre os termos pesquisados por um determinado público-alvo.
Assim, com essas informações em mente, já é possível entender quais serão as palavras-chave que podem ser compradas na parte de ADS.
Um outro exemplo que pode ser levado em consideração, é o de uma empresa que faz polimento piso granito.
Dentro de uma lógica de mídias sociais, é possível que ela se estabeleça a partir da criação de conteúdos para o seu público.
No entanto, para atraí-los é possível que algumas medidas de impulsionamento sejam levadas em consideração.
Compreendendo quem é seu público em potencial, ou seja, a sua idade, gênero, localização e hábitos de consumo, a ferramente consegue programar os seus links patrocinados para atingi-los.
Essa é mais uma maneira de garantir que um público seja impactado por uma marca que tem tudo a ver com ele.
Aqui, portanto, fica latente a necessidade de se afirmar alguns benefícios que um bom planejamento de mídia pode trazer à marca:
- Visibilidade;
- Qualificação de lead;
- Menor custo;
- Mais engajamento.
Ou seja, entender quais são os mecanismos de mídia mais importantes para a consolidação de uma comunicação é essencial.
O primeiro ponto citado acima diz respeito a uma estratégia bem efetuada, uma vez que ela consegue trazer visibilidade para a marca.
Por exemplo, uma empresa de limpeza de vidros em altura pode não encontrar nas mídias sociais o seu principal público, mas, é possível entender que a utilização dos ADS do Google pode garantir bons resultados.
Essa boa análise traz à marca uma maior visibilidade, uma vez que, ao pesquisar os assuntos relacionados no Google, o usuário vai tomar contato com ela.
Por isso, a qualificação de lead vem logo em seguida, uma vez que se há procura, há demanda e, portanto, precisa ser suprida.
Isso implica também em um menor custo para a atração de leads, uma vez que a tendência é que eles já surjam qualificados.
Nesse sentido, o engajamento começa a ser percebido como um ponto fundamental dessa equação.
Uma clínica de estética, por exemplo, pode elaborar uma série de posts sobre os benefícios de se fazer drenagem linfática e, diante daquele público, gerar um tipo de engajamento.
A depender do conteúdo elaborado, é possível que haja compartilhamentos e comentários relevantes para o impulsionamento.
O que é planejamento de mídia?
Para uma boa fundamentação da estratégia de marketing, é preciso entender quais são as suas determinações.
Portanto, torna-se fundamental entender o que é e como fazer um bom planejamento de mídia.
Com o grande número de recursos que vem sendo disponibilizado pelo mercado de comunicação, planejar se torna imperativo.
Entretanto, esse aspecto do planejamento de marketing sempre foi utilizado para um impacto adequado em um público-alvo.
Era comum que as agências de publicidade tivessem o departamento de mídia que era responsável por entrar em contato com os veículos de comunicação a fim de obter a compra de espaços.
Hoje em dia, no entanto, essa abordagem foi simplificada e, com poucos cliques, é possível estabelecer um espaço diante de um público.
Uma empresa que vende pomo giratório removível, pode, em grande medida, direcionar as mídias digitais para atingir o seu público.
Isso se dá, sobretudo, por meio da segmentação que essas plataformas podem oferecer aos contratantes.
Contudo, é fundamental entender como fazer um bom planejamento para que não se invista em mecanismos que não geram resultados.
Como planejar?
Diante de tudo que foi dito até aqui, torna-se fundamental entender como efetuar um bom planejamento de mídia.
Para isso, alguns passos precisam ser levados em consideração para que, assim, o público-alvo seja atingido da melhor forma possível.
Definir o objetivo
Antes de qualquer coisa, para um bom planejamento é preciso que se possua objetivos muito claros em mente.
Se, por exemplo, uma empresa que fornece oxigênio líquido hospitalar estiver procurando alguma forma de se estabelecer dentro de algum nicho, é preciso que alguns passos sejam dados.
O primeiro e mais importante é o reconhecimento de quais objetivos serão atingidos por aquela estratégia.
A busca pelo aumento da receita através de novos clientes pode se tornar o fator preponderante dessa relação e, a partir disso, é possível compreender quais serão os próximos passos.
Reconhecer o público-alvo
Qualquer campanha de marketing que deseja obter sucesso precisa, inevitavelmente, passar pela etapa de entender qual é o público-alvo daquela empresa.
Não há como estabelecer elementos de comunicação sem que se entenda quais são os mecanismos de compreensão dos clientes.
No ambiente digital, essa regra ganha ainda mais contornos, uma vez que, nessas circunstâncias, não há mais espaços para generalismos.
Isso significa dizer que quanto mais detalhadas forem as informações sobre um público, melhor será feito o disparo de uma comunicação.
Uma empresa de ambulatório, por exemplo, precisa entender quais serão os clientes que irão efetuar a contratação de seu serviço de remoção de paciente acamado.
Embora essa seja uma demanda específica, é possível compreender, a partir dos hábitos de consumo do ambiente digital, as principais demandas daquele público.
Sendo assim, é imprescindível que se tenha uma política clara sobre o reconhecimento de um público-alvo para que, assim, ele possa ser atingido.
Definição das mídias
Com as principais características do mercado em mente, já é possível começar a compreender qual é a natureza de cada mídia.
Mídias offline
Esses modelos midiáticos tem uma abordagem mais tradicional no que tange a comunicação com o público.
Nesse sentido, há, por exemplo, a possibilidade de se comunicar de forma mais abrangente com o público.
As mídias correspondentes a esse conjunto são diversas, mas, logo de cara, é possível lembrar de algumas:
- Jornais;
- Revistas;
- Televisão;
- Mobiliário urbano.
Essas são algumas das mídias offlines possíveis de serem contratadas para um determinado projeto de mídia.
Se, porventura, uma empresa de exame toxicológico encontrar o seu público em uma revista automotiva, é possível comprar o anúncio.
No entanto, é importante frisar que esses modelos são mais caros por terem uma cobertura mais generalizada.
Mídia online
As mídias correspondentes a esse conjunto são todas aquelas que estão presentes no ambiente digital.
Por exemplo, uma empresa que anuncia em uma rede social para obter as especificidades daquele público está fazendo uso de mídias onlines.
Além disso, a compra de palavras-chave no Google, a fim de que ele estabeleça alguns elementos de ADS também se enquadra.
Ou seja, esse conjunto de mídias tem a grande capacidade de segmentar o público por conta do seu caráter mais ativo.
O que em uma mídia convencional pode atingir um consumidor de forma passiva, agora, dentro da perspectiva digital, pode atingi-lo de forma ativa.
Isso significa dizer que o usuário vai atrás do que ele está procurando e, com isso, as empresas o encontram.
Por essa razão, essa modalidade tende a ser mais barata, uma vez que a busca pela comunicação é mais precisa.
Considerações finais
Com base nos fatos mencionados até aqui, é possível perceber o quanto é importante que um planejamento de mídia seja feito.
É importante, portanto, que alguns passos sejam dados rumo a uma elaboração precisa desse plano.
O primeiro de tudo é entender que as mídias são as responsáveis pela mediação da mensagem da empresa com o usuário.
Diante disso, é importante ter em mente quais são os objetivos daquela comunicação para que, com isso, seja possível seguir.
Sob essa perspectiva, é importante, também, entender quem é e como se comporta o público-alvo daquela empresa.
Para que, por fim, seja possível efetuar a construção de um bom planejamento de mídia e, consequentemente, aumentar o impacto nos clientes.
Só com essa perspectiva muito bem delineada é que se torna possível obter o sucesso de uma boa campanha de marketing.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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