Dentro de um plano de negócios empresarial, a definição entre público-alvo e persona de comprador ajuda a identificar quem são os clientes ideais, sendo fundamental para o sucesso comercial.
Trata-se do catalisador de uma estratégia direcionada, fortalecendo os relacionamentos e refletindo no aumento das vendas.
As técnicas empregadas para definir o que é público alvo e persona de comprador, ou buyer persona, permite acertar quanto aos esforços de marketing, tornando todo o planejamento mais eficaz e direcionado de forma correta.
As alterações de tecnologia, a presença constante da internet, somado às mudanças de hábitos dos consumidores deixam estes últimos mais sofisticados, elevando as expectativas quanto ao que esperam de uma empresa de cuidador de idosos Itajaí ou um restaurante moderno..
Ao mesmo tempo, a concorrência aumenta de forma significativa, o que exige das empresas diferentes público-alvo e persona de comprador para empregar uma abordagem correta ao definir o cliente ideal.
Definição sobre o que é público-alvo
Toda empresa precisa empregar uma abordagem para identificar o cliente ideal, ou seja, o público-alvo, ou seja, aqueles que podem demonstrar interesse pelos produtos ou serviços oferecidos para o mercado consumidor.
O público-alvo leva em consideração características demográficas, entre as quais:
- Faixa etária;
- Gênero.
- Interesses;
- Localização;
- Problemas e soluções;
- Renda anual.
No fundo, o público-alvo oferece um cenário da base de clientes de uma empresa que oferece caixa de presente personalizada para o setor da construção civil..
Entenda o que é persona de comprador
A persona do comprador é uma representação do cliente ideal, ainda que fictícia, mas com características de uma pessoa real e, de acordo com a natureza do público-alvo, podem ser divididos em diferentes pessoas.
Assim, uma persona de comprador ideal tem, entre tantas, características fielmente definidas, como:
- Endereço;
- Hobbies;
- Idade;
- Nome;
- Profissão.
Essa descrição do cliente de forma ampliada, com todos os detalhes e nuances, chegando até mesmo a criar uma imagem com características físicas, ajuda a atrair o público-consumidor com mais facilidade.
As informações coletadas ajudam a personalizar diferentes campanhas de marketing, com o objetivo de que uma marca de projeto de sprinkler possa ser relacionada com diferentes compradores.
As diferenças entre público-alvo e persona ideal
Apesar de muitos empreendedores, de uma maneira abrangente, mas não definitiva, empregarem os termos de público-alvo e persona de forma intercambiável, muitos enxergam a importância em diferenciar as características para atingir o mercado consumidor adequadamente.
Enquanto empresas pensam que não é preciso diferenciar público-alvo e persona de comprador, muitos concorrentes aplicam as diferenças para definir estratégias de inbound marketing, propondo uma estratégia competitiva sem igual.
Sendo assim, vale conhecer em detalhes as diferenças entre público-alvo e persona de comprador ideal.
- Dados apurados para quem oferecer os produtos
Uma equipe de marketing de uma fábrica de câmara frigorífica para congelados que possui dados de uma persona de comprador ideal recorre a um processo completo de criação, implicando em detalhes que assumem, por que não, a rotina diária, desde que acorda até a hora de ir dormir.
Dentro desse processo está a nomeação de personas, aplicando atributos que possam ajudar na distinção, tornando-as mais fáceis de lembrar, seja pelas características profissionais, pelo nome genérico, ou até pela idade e interesse de consumo.
Muitos profissionais que encaram esse conceito pela primeira vez, a princípio, podem sofrer um impacto ao ler uma rotina comum que envolve uma persona de comprador bastante específica.
Por exemplo, o “executivo Jonas gosta de começar o dia com uma xícara de café, acompanhada de um pão de sal com manteiga, lendo jornais até sair de carro para o escritório. Ao chegar em casa, encontra a esposa Débora, com o filho Miguel, que acabaram de chegar da creche.”.
Todos esses dados são colhidos com base em pesquisa e, mesmo nesse cenário imaginário, os profissionais de marketing podem aprender fatos valiosos, como onde obtém informações, online ou offline, o melhor momento para publicar conteúdo, e o que pode ser oferecido no mercado.
- Marketing orientado à psicografia
O inbound marketing afeta os consumidores, pois ainda há muitas campanhas que provocam respostas emocionais, mesmo que através de uma abordagem mais estruturada do que a publicidade tradicional.
Quanto mais se conhece fatos importantes de uma persona, e não do público-alvo em geral, esses se mostram pontos de atenção quanto aos desafios, objetivos e pontos problemáticos que podem ser alcançados e solucionados.
Ao conhecer a persona do comprador, o profissional de marketing de uma empresa de laudo de segurança do trabalho entende em que ponto desencadear uma resposta que acenda o alerta do consumidor, fazendo-o perceber como determinado produto ou serviço pode ser a solução mais adequada para os problemas.
Aqui, é possível identificar quais redes sociais são utilizadas pela persona, assim como a carga de trabalho diária, e quanto tempo tem para ler um livro entre a casa e o trabalho, ou e-mail marketing no próprio dispositivo móvel.
Nesse sentido, é possível determinar se as personas de comprador precisam de uma solução que seja aplicada em uma situação corporativa, desde com risco de investimento mínimo.
Tudo isso serve para a criação de uma persona de comprador, e que pode ser colocada em prática para ter maior alcance sobre o público-alvo.
- Segmentação e personalização de mensagem
Uma empresa que divide o público alvo e persona de comprador tem a chance de ajustar o tom e a voz a cada uma delas.
Dessa forma, é possível oferecer, por exemplo, a câmara fria em promoção para proprietários de veículos automotivos que passam por uma determinada região, onde uma rede de postos possui uma unidade.
O sucesso de uma campanha depende do quanto um conteúdo está relacionado com a persona, e como uma história pode ser contada a partir de diferentes pontos de vista.
Um ciclista pode estar mais preocupado com a segurança da via, enquanto a mesma rede oferece uma central de apoio para encher pneus de bicicleta e contar com conveniência 24 horas, todos os dias da semana.
Para o profissional de marketing, é preciso implementar um conceito de persona de comprador que a empresa engloba, que vai de ciclista a proprietário de veículo que precisa de um abastecimento específico.
Qual priorizar entre público-alvo e persona?
Para responder a essa pergunta, é preciso entender que não é possível utilizar público-alvo e persona de comprador de modo intercambiável, pois eles não possuem o mesmo significado.
Na verdade, ao entender a diferença facilita-se conhecer o público-alvo de uma maneira geral, e personalizar determinadas mensagens quando for aplicada em uma campanha de marketing digital, por exemplo, como a distribuição de um e-book ou um envio de e-mail.
Isso porque, ao contrário do público-alvo, a persona do comprador se aprofunda para apresentar informações e dados importantes sobre o cliente de forma bastante específica.
Todas as informações ajudam uma empresa de aluguel de impressora em guarulhos, e a equipe de marketing, a desenvolver uma compreensão para atender, de forma facilitada, às necessidades e, assim, reter ainda mais os clientes.
Nesse ponto, aliás, volta-se à psicografia, já que determinados fatores indicam o caminho para que um lead, ou seja, um cliente em potencial, à aquisição do produto ou contratação do serviço.
essencialmente, uma persona de comprador ajuda uma empresa a saber mais sobre os fatores que ajudam o cliente a tomar uma decisão definitiva quanto ao consumo, assim como se o que oferece é mesmo a melhor resolução para o problema apresentado enquanto lead.
Dessa forma, é possível dizer que público-alvo e persona de comprador são essenciais para melhorar uma campanha de marketing, mas cada um possui características que refletem nos métodos de divulgação e publicidade de uma marca.
Mensagens direcionadas a público-alvo e persona
A criatividade faz parte constante da publicidade, assim como o bom senso e, com várias personas de comprador com interesses diferentes, é preciso ter mensagens direcionadas de maneira correta.
Sendo assim, o tom e a voz empregadas podem ser diferentes para um casal que procura por um chaveiro em Sorocaba para a reforma residencial, em comparação com uma empresa que está em franca expansão e precisa construir novos escritórios comerciais.
O público-alvo é o mesmo, ou seja, pessoas que procuram pela chapa de gesso, mas com finalidades distintas, sendo uma B2C (Business To Consumer), ou seja, da empresa para o cliente final, enquanto a outra é B2B (Business To Business), isto é, um negócio entre empresas.
Dessa forma, a mensagem pode ser ajustada para o público-alvo e persona de forma separada, ajustando os canais de distribuição e, até mesmo, quanto ao conteúdo inserido em um e-mail marketing.
Conclusão
Para finalizar, vale dizer que não se pode ignorar o público-alvo, apesar da criação de uma persona de comprador ser fundamental para quem deseja atrair clientes para um negócio comercial.
Em determinados casos, é preciso começar pelo público-alvo e a persona do comprador vem na sequência, desde que a abordagem seja direcionada de maneira adequada, considerando o cenário em que o marketing está inserido.
A publicidade é dinâmica e, por isso, compreender a diferença entre público-alvo e persona de comprador é fundamental para quem deseja alcançar os clientes em potencial da maneira correta.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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