Quais são os prós e contras de comprar uma moto seminova?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Entenda o que pesa a favor e contra a aquisição de um modelo usado.

Muitos motociclistas têm o desejo de comprar uma moto 0 km, com pagamento à vista ou financiado em uma concessionária. Entretanto, nem sempre é possível fazer essa compra. Contudo, isso não significa que o condutor deve desanimar do sonho de ter uma motocicleta em sua garagem.

Uma alternativa é consultar os modelos de moto seminovos disponíveis no mercado. Em muitas situações, esse é o caminho que oferece o melhor custo-benefício ao condutor, que tem a oportunidade de conseguir comprar uma moto que atenda suas necessidades e que não fica muito atrás dos modelos 0 km.

Mas quais são os prós e contras envolvendo a compra de motos seminovas? Se você tem dúvidas do que precisa considerar antes de fazer esse investimento, o texto abaixo pode te ajudar.

Prós

Uma das grandes vantagens na aquisição do modelo seminovo é o menor valor de compra. Em muitos casos, o condutor pode não ter condições de comprar uma moto 0 km, encontrando no mercado de modelos seminovos alternativas com preços mais acessíveis, evitando, assim, comprometer a sua saúde financeira.

Isso é possível porque as motocicletas sofrem uma desvalorização anual de cerca de 15%. Assim, já se encontra modelos que tenham 1 ano de rodagem e que, em muitos casos, ainda estão bem conservados, tornando essa opção de compra muito vantajosa.

Inclusive, a depreciação tem um impacto menor nas motos seminovas. Com isso, caso o condutor queira vendê-la após alguns anos de uso, ainda é possível recuperar a maior parte do dinheiro gasto em sua compra, facilitando a aquisição de um novo modelo.

Outra vantagem é a possibilidade de ter uma apólice de seguro parcial. Nos carros, normalmente os seguros de veículos mais antigos costumam ter preços maiores, uma vez que se interpreta estatisticamente que eles estão mais suscetíveis a quebrarem e apresentar defeitos.

Contudo, no caso das motocicletas, as regras são diferentes. Os modelos novos têm a oportunidade de contratar um seguro total. Já os modelos seminovos podem aproveitar a apólice parcial, que tem valores mais baixos. Como o nome sugere, não seria um seguro que contemplaria uma cobertura total, mas que, ainda assim, oferece um auxílio ao motociclista. Por isso, é importante ler e interpretar o que o seguro contempla antes de fechar o acordo.

Contras

Entre as desvantagens de comprar um modelo seminovo, pode-se citar desconhecer o histórico do veículo. Ao adquirir um modelo novo, o condutor sabe que a moto só passou pela fábrica e não consta nenhuma infração, débito estatal ou registros em sinistro. Além disso, sabe que não há nenhum dano anterior.

Entretanto, quem tem o interesse em comprar uma moto seminova não precisa se preocupar. É possível conhecer a ficha do veículo e descobrir se há pendências ao visitar o site do DETRAN ou o próprio DETRAN da sua região, solicitando a baixa da motocicleta ao apresentar a sua placa. Também é possível descobrir o histórico criminal do veículo consultando a Polícia Rodoviária Federal.

Para checar a integridade do veículo e saber se ela passou por reparos ou se utiliza peças de qualidade, também é recomendado levá-la a um mecânico de confiança. Assim, ele pode fazer uma checagem no modelo e se certificar de que ela está em boas condições de uso.

Outra desvantagem são os gastos envolvendo a manutenção, que são maiores do que os de uma moto nova. Em um modelo usado, as peças já estão desgastadas e precisam passar por revisões regulares. Uma vez que elas já estão fora do prazo de garantia da fábrica, qualquer problema que o veículo tenha acaba gerando uma despesa a mais para o novo proprietário.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade