Qual a importância da higiene bucal na saúde?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em maio 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, uma boa saúde bucal é fundamental para uma boa qualidade de vida. Entretanto, a saúde bucal está totalmente ligada com a higiene bucal.

Vale lembrar que falar sobre higiene da boca é a prática de limpeza dos dentes, prática essa que deve ser diária e necessita de vários fatores além de uma boa escovação.

Ademais, também é importante ressaltar que essa boa prática previne cerca de 90% das possíveis doenças bucais, assim como:

  • Gengivite;
  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Escurecimento dos dentes.

Portanto, confira a seguir as principais informações sobre higiene bucal, bem como, confira algumas dicas de como ter uma boa prática nesse sentido, se certificando de fazer todos os passos necessários para uma boca bem limpa, e entenda de uma vez por todas por que a higiene bucal é tão importante para uma boa qualidade de vida e saúde em geral.  

Como deve ser feita a higiene bucal?

Quando se trata de higiene bucal é necessário saber o que fazer e como fazer para ter o efeito desejado. Dessa forma, o princípio da higiene bucal é a escovação dos dentes.

Portanto, os dentes necessitam ser escovados no mínimo três vezes ao dia, após refeições como o café da manhã, almoço e jantar.

Em casos em que a pessoa tenha mais refeições por dia, o ideal é escovar os dentes depois de cada uma delas. 

É importante informar que a falta de escovação pode causar canal, um problema dentário que pode chegar a necessidade de extração dos dentes. Portanto, caso seja diagnosticado com canal, procure um dentista de canal.

Além da escovação, outra questão central que acaba ignorada pelas pessoas é o uso do fio dental.

Entretanto, o fio dental é essencial, pois o mesmo auxilia na limpeza de espaços onde a escova não consegue chegar.

Dessa forma, o ideal seria usar fio dental em todas as escovações. Porém, caso isso não seja praticado, no mínimo, o fio dental precisa ser usado em uma das escovações diárias. 

Além de escovar os dentes, também é indicado o uso de antisséptico ou enxágue bucal com flúor após a escovação dos dentes. Dessa forma, a combinação de todos esse ítem vão prevenir dores e possíveis incômodos.

Caso sinta necessidade ou qualquer incômodo, procure uma clínica odontológica 24 horas.

Porque cuidar da saúde bucal é tão importante?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde bucal é importantíssima. Isso porque a mesma tem o poder de exterminar fungos e bactérias habitantes na boca, que se desenvolvem a partir do restos de alimentos no dente. 

Dessa forma, esses fungos e bactérias são os principais responsáveis por quase todas as doenças que podem vir a existir na boca.

Algumas delas acabam sendo muito severas, levando a queda dos dentes, fazendo com que seja necessário a procura por um especialista em implantodontia.

Além disso, é importante ressaltar que doenças como gengivite, tártaro, e até mesmo a sensibilidade dentária podem causar muito mais do que as doenças, diminuindo a qualidade de vida, uma vez que, muitos pacientes reclamam de problemas para comer, falar e deglutir. 

Portanto, é de extrema importância levar a sério esta questão de higiene bucal, pois, esta pode fazer uma enorme diferença na saúde dos dentes, fazendo-os permanecer fortes até o final da vida.

Em caso de perda dentária, o uso da prótese fixa dentária se torna imprescindível.

Doces

Vale ressaltar neste artigo que uma boa higiene bucal também deve estar atrelada com outras boas práticas, como por exemplo, a ingestão de alimentos que são melhores para a manutenção dessa saúde bucal. 

Nesse sentido, o doce, ou comidas ricas em glicose, se apresentam como vilões e verdadeiros perigos para uma boa condição da boca. Isso porque, esse tipo de alimento aumenta as chances de doenças como cáries e placas bacterianas. 

Dessa forma, o açúcar ajuda na proliferação de bactérias que por sua vez são responsáveis pelos ácidos que podem corroer os dentes fixos e causar a queda dos mesmo, fazendo com que o paciente necessite partir em busca de uma clínica de implante dentário.

Portanto, quando for escolher sua refeição, opte por alimentos mais saudáveis e opções sem açúcar como suco natural, e comidas orgânicas. Além disso, invista na ingestão de água, pois outra questão essencial é a hidratação da boca.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.