Diante das dinâmicas cada vez mais acirradas do mercado de forma geral, é importante que as empresas compreendam o quão importante é o investimento em comunicação para a disputa nesses espaços.
É certo que o mercado sempre exigiu que as marcas agissem de forma rápida a fim de suprir as suas demandas.
No entanto, essa dinâmica tem se fortalecido cada vez mais com o advento das novas tecnologias do ambiente digital.
Ou seja, o que antes correspondia a uma disputa por quem conseguia comprar o melhor espaço de mídia, agora, se dá sob a perspectiva de uma comunicação integrada.
Por isso, não basta apenas estar presente para o público, mas, acima de tudo, é necessário que a comunicação seja feita da forma mais assertiva possível.
Se, porventura, um consultório de fonoaudiologia e psicopedagogia tiver os melhores profissionais do ramo, mas não se integrar ao ambiente digital, por exemplo, isso pode ser fatal.
Então, é importante que todos os detalhes da comunicação sejam considerados para a efetivação do impacto.
Nesse caso, o consultório poderia investir em canais de comunicação que trouxessem os clientes para a sua plataforma.
A implementação de um marketing de conteúdo voltado para essas questões pode ser o grande diferencial de uma empresa nesse mercado. Afinal de contas, o público-alvo que está se relacionando com essa empresa tem como característica uma preocupação.
Por essa razão, se houver textos explicando algumas questões que podem levar a criança a desenvolver algum problema na fala, isso deve ser aplicado.
Outro exemplo que essa perspectiva se aplica é no caso de um oftalmologista para cachorro que quer se inserir para seu público. Ele pode partir dos mesmos pressupostos para a criação de um marketing de conteúdo de qualidade para o seu público.
No entanto, todos esses aspectos só podem ser considerados a partir da constituição de uma equipe de comunicação. Não há, nesse sentido, espaço para que algumas atitudes sejam tomadas sem a análise exata dos dados daquele mercado.
Por conta disso, torna-se fundamental que o investimento em comunicação seja feito, mas, acima de tudo, que ele seja qualificado. Isso significa dizer que não há mais espaço para as empresas que investem mais, mas, sim, para as que investem melhor.
Investir de forma qualificada, contudo, não é uma tarefa fácil e, por isso, exige alguns cuidados. Porém, é importante deixar claro alguns pontos essenciais que um bom investimento em comunicação pode proporcionar:
- Relacionamento com o cliente;
- Visibilidade;
- Leads qualificados;
- Aumento nas vendas.
Logicamente, essas são algumas das vantagens que se pode obter a partir do uso correto da comunicação.
A primeira é essencial para quem procura se estabelecer no mercado de forma contínua e integrada. Relacionar-se com o cliente significa, entre outras coisas, estar ciente de suas demandas e entregar resultados.
Esse ponto só é realizável a partir do segundo elemento que é a visibilidade, sendo esse um dos objetivos principais.
Muito cobiçada no ambiente empresarial, a visibilidade é o que determina a qualificação dos leads atraídos. E, por sua vez, leads qualificados podem significar uma maior conversão em prospects, ou seja, em vendas.
Um panorama geral da comunicação
Antes de qualquer coisa, é preciso entender o que caracteriza uma boa estratégia de comunicação.
Nesse sentido, qualquer perspectiva comunicacional é de grande valia para que as empresas consigam se estabelecer diante de seu público.
Entende-se por comunicação, portanto, todos os processos de mediação entre um emissor e um receptor de uma determinada mensagem. No âmbito empresarial, isso se dá através dos anúncios que dão visibilidade a alguma marca diante de seu público-alvo.
Se uma clínica está buscando pacientes para o seu exame ECG convencional é a comunicação que irá mediar esse reconhecimento.
No entanto, é importante entender que há diversos mecanismos disponíveis no mercado para que isso seja feito de forma cada vez mais precisa.
Em tempos longínquos, um artesão precisava ser propagado através do boca a boca para conseguir novos clientes. Já com o desenvolvimento das mídias eletrônicas, passou a ser mais fácil conversar com um grande número de pessoas.
Entretanto, as mídias digitais propiciaram um avanço ainda maior para as empresas que estão procurando se comunicar com um público: a segmentação.
Isso se dá, sobretudo, pela capacidade de qualificar ainda mais a comunicação a ser feita, levando o emissor a conseguir especificar seu público.
Uma clínica especializada em fazer endoscopia para cachorro, por exemplo, não precisa mais correr o risco de se comunicar com um público que não tem a ver com a sua oferta.
Então, o que antes tinha um caráter mais generalista, agora, consegue especificar ainda mais o público. Por causa disso, é cada vez mais importante a compreensão de que o investimento tem que ser qualificado e não quantificado.
Comunicação para o mercado
Diante dos pontos colocados, é possível compreender alguns pormenores de um bom investimento em comunicação.
Entender, por exemplo, que o mercado demanda, cada vez mais, algumas especificações de público é fundamental.
Por essa razão, é crucial afirmar de forma categórica os benefícios de uma comunicação qualificada direcionada ao mercado. Eles são:
Reconhecimento da marca
O reconhecimento da marca é o ponto mais desejado desde sempre por qualquer empresa de diversos segmentos.
No entanto, isso só é possível através de uma comunicação qualificada. Ou seja, é necessário identificar alguns fatores.
Por exemplo, se a busca de um cliente for por um veterinário mais próximo, é importante que a clínica apareça entre os primeiros colocados daquela pesquisa. Esse tipo de perfil de pesquisa só poderá ser efetuado se aquele mercado for identificado pela empresa.
Por isso, é fundamental para qualquer marca que deseja ser reconhecida que, antes disso, ela reconheça o seu mercado.
Geração de leads
Gerar leads é, para a perspectiva digital, um dos pontos mais desejáveis para uma marca que está buscando se consolidar.
Essa categoria diz respeito aos possíveis clientes que estão circulando no ambiente da empresa e que, nesse momento, precisam ser atraídos.
Se uma escola técnica está oferecendo o curso para auxiliar de enfermagem para cuidar de idoso, é importante que ela se faça presente de algumas maneiras.
Investir, por exemplo, em um site que consiga, de forma interativa, trazer novos leads, pode ser essencial. Entretanto, depois de atraí-los, é necessário que eles sejam qualificados ao máximo para que o próximo ponto se realize.
Aumento das vendas
Depois que os leads são qualificados, um ponto essencial para a finalização desse processo é a venda.
Por isso, investir em comunicação de forma qualificada pode desaguar nessa infinidade de benefícios para uma empresa.
Além disso, a enfermeira para idoso que se formou no curso oferecido pela escola técnica precisa garantir que o seu contato não se perca.
Por isso, alguns mecanismos de pós-venda são essenciais para que haja uma sustentação do cliente em seus arredores.
Nesse sentido, oferecer novos descontos e condições especiais por conta de sua recorrência como cliente pode ser fundamental.
Comunicação interna
Com relação à comunicação voltada para o mercado, os pontos a serem levados em consideração foram levantados.
Em contrapartida, é preciso entender que a comunicação não é apenas um aspecto externo da empresa, mas, sim, um imperativo integrado. Por isso, é importante mencionar algumas vantagens a respeito do seu caráter administrativo.
Produtividade
A comunicação interna tem o seu primeiro impacto sentido do ponto de vista da produtividade. Isso se dá, sobretudo, pela capacidade de uma cultura de feedback, por exemplo, mitigar alguns erros.
Além disso, por exemplo, é necessário que se possua uma postura coerente para com os colaboradores.
Se, porventura, uma empresa que emite laudo pericial insalubridade estiver incidindo nesse mesmo tipo de irregularidade, isso pode representar uma contradição aos olhos dos funcionários.
Sendo assim, é fundamental que todos os mecanismos de comunicação interna sejam voltados para os resultados.
Redução de desligamento
Esse é um dos pontos mais caros para qualquer companhia, uma vez que desligamentos, seja por parte do empregado ou do empregador, implicam em custos.
No entanto, em um ambiente com uma comunicação ampla e bem difundida, onde todos consigam falar e ser ouvidos, é possível que haja uma redução desses custos.
Isso se dá porque, por exemplo, um funcionário que está com uma postura insatisfatória pode ser comunicado de forma assertiva. Então, se, porventura, ele corrigir essas questões, prontamente, isso deixará de ser um problema.
Há, também, do ponto de vista do colaborar a chance de haver algum tipo de insatisfação. Nesse sentido, uma comunicação transparente pode deixá-lo mais satisfeito.
Considerações finais
Com base nas informações obtidas, é possível entender quais são os benefícios de se obter uma cultura de comunicação qualificada.
Entendendo que não é quem investe mais, mas, sim, quem investe melhor em comunicação que obtém bons resultados, é possível levar em consideração alguns pontos de vantagem.
O primeiro deles é o reconhecimento que a marca pode ter diante de seu segmento, uma vez que o público pode ser impactado de forma mais direta. Nesse sentido, esse alvo passa a ser um lead, ou seja, um cliente em potencial da marca anunciada.
É preciso, portanto, que essa atração se torne uma venda. Em outras palavras, que o lead se torne cliente.
Além disso, a comunicação tem de ser considerada no âmbito mercadológico e interno da empresa. Afinal, uma marca bem posicionada passa, sobretudo, por um quadro de funcionários integrados aos valores da empresa. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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