Você sabe como os cães enxergam?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em março 21, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Se você tem um cachorro em casa, você sabe como eles são leais companheiros. Seja uma caminhada rápida ou uma viagem de um dia, eles sempre comemoram por estar com você. Mas o que os cães pensam de nós? Se você quiser saber mais sobre a visão canina, continue neste artigo.

Visão canina: como funciona?

Primeiramente, é muito importante entender como funciona a visão canina em geral. Os olhos dos animais têm dois tipos de células: os cones e os bastonetes.

A primeira é para visualizar as cores. Os bastonetes, por outro lado, identificam a luminosidade. A visão é uma expressão híbrida dessas duas células.

Por exemplo, esta é uma das razões pelas quais os gatos não enxergam tão claramente quanto os humanos durante o dia, mas à noite eles têm uma visão muito melhor do que nós. Pois, além das estruturas atrás da retina que refletem a luz, os gatos possuem mais bastonetes, da mesma forma que os cães.

O cachorro enxerga colorido?

As lendas de que os cães enxergam em preto e branco são muito comuns. Bem, você pode parar de sentir pena do seu filho de quatro patas, de acordo com Cursos Online da área, sim, os cães podem ver cores.

Porém, a um problema, eles são não sabem diferenciá-las. ​​Isso porque os cães têm apenas dois tipos de cones, receptores de cores, e nós temos três.

Se você se lembra da aula de arte, provavelmente se lembra que existem três cores primárias: azul, verde e vermelho. As combinações entre elas produzem todas as outras cores.

Os receptores humanos podem reconhecer todos esses tons, enquanto os cães percebem apenas vermelho e azul. Assim, as cores ficam mais suaves, porque para compensar a falta de verde, o cérebro do pet faz tudo ficar cinza.

Muitos tons são combinações de cores primárias, incluindo verde, para cães, tudo é cinza. Isso significa que em um dia ensolarado, com essa visão do cachorro, ele não conseguirá perceber os detalhes do belo parque.

Miopia canina?

Comparados aos humanos, os cães têm uma visão um tanto limitada. De acordo com Cursos Online, pesquisas mostram que os cães podem ver claramente objetos a até seis metros de distância. Porém, os humanos, essa distância é em torno de 22 metros.

Dito isto, os cães podem realmente ser considerados um pouco míopes para nossos parâmetros. Mas não pense que seu quadrúpede precisa de óculos. Como explicam os especialistas, os animais de estimação usam outros sentidos com o objetivo de compensar essa aparente limitação.

Não podemos dizer que os cães têm visão ruim porque isso não afeta suas vidas. Com o seu excelente olfato, eles têm a habilidade de se orientar perfeitamente. É apenas outra maneira de os animais de estimação equilibrarem seus sentidos.

Os cães podem ver à noite?

Este é um ponto que os cães são melhores que nós. Devido ao maior número de bastonetes, o olho de um cão pode capturar mais luz do que um olho humano. Então, a visão noturna deles para cães é muito melhor que a nossa!

Os cães podem ver muito bem no escuro. Não podemos esquecer que os ancestrais de nossos pets eram grandes caçadores.

Como os lobos, os seus parentes mais próximos, a visão permite que eles possam ver no escuro. No entanto, na escuridão total, o cão é invisível.

Visão canina: sentidos importantes, mas não primários de como os cães enxergam.

Como nós, os cães têm cinco sentidos, porém a importância de cada um é muito diferente. 

Para os cães, a aparência da comida não é tão importante. É principalmente o cheiro que vai determinar o interesse se o animal de estimação vai querer ou não a comida.

Na verdade, enquanto a maioria de nós depende da visão para a grande maioria das atividades, os cães tendem a confiar mais no olfato e na audição.

Mas isso não significa que eles não possam ver claramente, muito menos que eles não usem esse sentido vital todos os dias.

O que os cães enxergam?

Ao longo dos anos, a ciência conseguiu desmascarar alguns mitos comuns sobre a visão e as cores que os cães veem.

Afinal, quem nunca ouviu falar que os olhos de um cachorro são preto e branco, correto? No entanto, pesquisas recentes sugerem que este não é o caso.

Segundo a ciência, acredita-se que os cães possam ver certas cores. Isso se deve a uma estrutura também presente na visão humana, as chamadas células cone.

No entanto, seus pontos de vista são muito diferentes dos nossos.

Por causa do pequeno número desses cones, os cães poderão ver o mundo de uma forma menos colorida.

Apesar das divergências sobre o assunto, os cientistas atualmente acreditam que os cães possam ver o mundo principalmente nas cores vermelho e azul. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.